quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cacimbas, PB: comunidade de Serra Feia comemora Semana da Consciência Negra e prioriza produções locais e regionais

Aconteceu neste domingo (27/11/11) na escola da comunidade do sítio Serra Feia de Cacimbas, interior da Paraíba, a Festa para comemorar III ano do reconhecimento da Comunidade como remanescente de quilombos.
Objetivo do evento foi mostrar os avanços e conquistas alcançados pelos moradores, além de fortalecer o movimento e as parcerias a fim de efetivar o conceito de consciência negra nas pessoas da localidade para que eles percebam a importância que tem e as contribuições que podem oferecer na construção de uma sociedade mais justa.
Com uma programação recheada de incrementos, a população se sentiu prestigiada e com a autoestima mais fortalecida, diante dos incentivos e votos de apoio que receberam do poder público, das associações e órgãos parceiros do movimento.
Durante as apresentações, ficou evidente a satisfação dos moradores que destacaram os avanços e conquistas obtidos por meio de muitas lutas. O presidente da associação conhecido popularmente por Geraldinho pontuou os avanços alcançados pela associação a o longo dos anos.
“Atualmente já é possível contabilizarmos os frutos alcançados ao longo dos tempos, conquistamos casas populares, como forma de acabar com as casas de taipa, um açude para suprir a necessidade de água, as cisternas de placas, um chafariz construído pela Prefeitura e agora o Ginásio de Esportes em construção”, disse Geraldinho.
Gilberto Nunes, presidente da Central das Associações no município de Cacimbas, falou das dificuldades que enfrentou juntamente com alguns moradores para que a própria comunidade viesse aceitar a condição de remanescente de quilombos e vencer a discriminação dentro do próprio lugar.
“As festividades é uma forma de mostrar que o trabalho que foi e continua sendo feito tem dado resultados positivos, o que mostra que o negro tem capacidade assim como qualquer outro, basta ter oportunidade, ser negro é sinônimo ético!”, exclamou Gilberto.
Para Irenaldo Pereira, líder da Pastoral Diocesana de Patos, a escola tem papel primordial na implantação de políticas públicas que esclareça e sirva como forma de preparação para os seus alunos exercerem a cidadania plena, já que estes foram marginalizados e massacrados ao longo da história. Segundo ele, outros setores da sociedade também podem contribuir com a garantia de novas possibilidades para os negros e os nãos negros viverem de forma digna.
Rildo Alves, da cidade de Desterro ficou maravilhado com o que viu na comunidade de Serra Feia no dia das comemorações.
“Pela primeira vez que visito esse lugar, estou encantado com a criatividade e hospitalidade dessa gente. Sugiro que as pessoas possam continuar lutando por melhorias e mude o nome de Serra Feia para Serra Bonita, pois aqui tem muitas belezas naturais”, observou Rildo.
Professores organizaram várias atividades para serem realizadas por alunos e pessoas da comunidade como forma de aproximar e envolver as famílias nas decisões da escola. Fez parte da programação: torneio de futebol, artesanato, comidas típicas, danças, depoimentos, forró pé de serra, coco de embolada, produção literária e outros.
“Após visitarmos a cidade de Alagoa Grande, sábado (19/11), ficamos mais motivados, pois nos sentíamos isolados e sozinhos, esse passeio serviu muito para nos animar e pretendemos visitar outras comunidades em Santa Luzia, Princesa Isabel e outros lugares”, disse a Professora Socorro Costa.
Vale lembrar que os negros não tem que se sentirem culpados ou rejeitados e sim motivados e unidos cada vez mais para combater injustiças e corrigir desigualdades sociais e raciais, praticadas durante a história, tornando-os vítimas do sistema.
“Nossos professores querem mudar, os alunos querem mudar e a comunidade também que mudanças, então não têm porque ficar conservando modelos ultrapassados que reforça o pré-conceito. Projetos para combater e acabar com o racismo e a discriminação está sendo implantados em nossa escola, apesar da complexidade é possível mudar e nós acreditamos,” revela Vamberto da Silva diretor escolar.

Confira outras fotos do evento:





















Uma reportagem de: Olavo Silva

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cacimbas PB: Prefeitura Municipal antecipa pagamento do 13° salário dos funcionários

O prefeito constitucional de Cacimbas interior do estado da Paraíba, Nilton de Almeida resolveu antecipar o pagamento do 13° salário dos seus funcionários para este mês de novembro. Os vencimentos referentes ao referido mês trabalhado juntamente com o 13°, estarão disponível nas contas de cada servidor municipal nesta sexta 25/11 no Banco do Brasil.
Para os funcionários que não possui conta bancária em aberto, estes irão receber os valores via cheque, nos dias 26 e 27 deste mês no Distrito de São Sebastião e na sede em Cacimbas sábado e domingo, respectivamente.
Manter os salários dos funcionários atualizados é meta do gestor municipal, quanto a medida de antecipar o pagamento extra do salário dos servidores, Nilton disse ser uma forma de motivar e valorizar os trabalhadores por estes prestarem um relevante trabalho junto a o município. 
“Se temos o dinheiro em caixa o suficiente para pagar a os nossos funcionários não temos por que adiar. Isso não é favor é nossa obrigação de contribuir com satisfação do servidor para que possam planejar o seu natal de modo antecipado”, justificou o Prefeito.
Essa decisão do prefeito Nilton, servirá para aquecer a economia local e regional, já que a folha de pagamento incluindo os vencimentos e o 13° salário se aproxima de R$ 1.000 000 (um  milhão de reais)garantiu o tesoureiro José Arruda Cruz (Juza).
“Com o dinheiro as pessoas poderão quitar seus débitos, comprar mais, viajar. O prefeito valoriza o trabalhador local ele está contratado funcionários temporários para realização de serviços de reformas e reparos para que estes tenham uma renda extra”, disse Juza.  
Por: Olavo Silva


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fui pro brejo: moradores de serra feia vão à Alagoa Grande firmar parcerias e fortalecer os movimentos dos remanescentes de quilombos

Foi organizada neste sábado (19/11/11) uma excussão com 30 pessoas do Sítio Serra Feia de Cacimbas, cidade do interior do sertão da Paraíba com destino à cidade de Alagoa Grande, localizada na região do brejo paraibano. A cidade onde o ídolo Jackson do Pandeiro nasceu e se criou fica a 140 km de distância da capital João Pessoa, de acordo com o censo do (IBGE-2011), a população é de aproximadamente 29 mil habitantes.

As festividades é uma alusão a o dia da consciência negra, em que se comemora a maior festa da história dos afros descendentes, em 20 de novembro de todos os anos a população negra celebram esse dia em homenagem a um dos maiores e mais importante líder da resistência negra contra a escravidão no Brasil o (ZUMBI DOS PALMARES),assassinado em uma emboscada em 20 de novembro do ano de 1695.

O objetivo da viagem foi visitar outros grupos de pessoas remanescentes de quilombos e ao mesmo tempo conhecer, compartilhar conhecimentos e fortalecer a parcerias, assumindo de vez o compromisso de se tornarem multiplicadores de novas experiências em sua comunidade.

A caravana com 30 pessoas incluindo professores, coordenadores, alunos e moradores, fez sua primeira parada na prefeitura da cidade, onde foram recepcionados pelo secretário de cultura, o senhor, Severino de Biu, a coordenadora da educação Quilombola, Lúcia de Fátima e a professora Luciene Tavares.

O grupo aproveitou para visitar o Museu do ilustre cantor paraibano, Jackson do Pandeiro, na ocasião conheceram suas principais obras, sua biografia, genialidade e trajetória do músico por todo o Brasil. Em seguida assistiram a uma palestra no Teatro Municipal proferida pela coordenadora Lúcia de Fátima.

Ela destacou as conquistas que a população negra de Alagoa Grande conseguiu ao longo dos anos. Lúcia atribuiu os avanços as lutas travadas por meio da educação e movimentos organizados por pessoas que abominam todo e qualquer tipo de atitude discriminatória contra as classes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Consciência negra perpassa pelos nossos discursos, é algo que está no DNA de cada um que deve assumir sua identidade e passar por cima do preconceito, é pratica da cidadania no cotidiano e não só de ano em ano”, defende Lúcia de Fátima.     

Para Elza Ursulino, que é agente de saúde e moradora da comunidade Caiana dos Crioulos - Município de Alagoa Grande. As lutas sempre vão existir, mas ela procura passar para as pessoas mensagem de otimismo para que estas não se dobre diante das dificuldades existentes.

“É só olharmos pra trás e vamos perceber o quanto já melhorou, temos que continuar a luta, desistir jamais, por isso defendo o fortalecimento das comunidades por meio das parcerias”, destaca.

A professora Luciene Tavares, defende que é necessária a reconstrução das histórias, para poder se eliminar práticas discriminatórias em relação à população negra, ela acredita haver uma escravidão camuflada nos dias atuais, mesmo com a abolição assinada pela Princesa Isabel a mais de um século.

A escola Firmo Santino, a qual ela trabalha, foi a única instituição de ensino no estado da Paraíba a ser reconhecida e premiada este ano pelo MEC com o selo de qualidade “Educação para igualdade Racial”.

“A educação e a justiça social serão determinantes para as pessoas viverem de igual para igual sem necessariamente ter que sair do lugar onde vive para outras regiões do país em busca de sobrevivência”, defende a professora.

Dona Edite, de 68 anos é líder comunitária e cirandeira da região, ela conta como os moradores de Caiana dos Crioulos eram discriminados, mas por meio de um trabalho sério de conscientização conseguiram ultrapassar as barreiras dos estereótipos e atualmente são pessoas assumidas e realizadas como remanescentes.

“Sou negra e não nego! Assumo minha identidade, e o bom é o respeito e a dignidade que está dentro de cada um de nós e não na cor da pele”, disse Dona Edite.

As pessoas foram até a comunidade de Caiana dos Crioulos, onde tiveram a oportunidade de assistir e participar da festa com apresentação de artesanatos, comidas típicas, danças tocadas com instrumentos rústicos por artistas da localidade.

Zé Birim morador da comunidade Serra Feia que tocou músicas de Luiz Gonzaga com sua gaita, o que lhe rendeu aplausos por parte do público presente de diferentes regiões do estado.

Diante da festa que trata da igualdade racial e diversidade cultural, os moradores do sítio Serra Feia de Cacimbas, se sentiram realizados e com as expectativas superadas. A diretora da Escola Municipal Tertulino Cunha, Gilva Alves classificou o evento como um passo importante para a educação no meio rural. Ela está à frente de algumas ações do MEC, que visa à construção do plano de Ações Articuladas o (PAA).

Vamberto da Silva, diretor da Escola Joaquim Cassiano Alves, localizada na comunidade Serra Feia, acredita que a mudança de comportamento dos moradores, se faz necessário e para isso, precisa de projetos e de muitas reflexões que trate de políticas afirmativas para corrigir injustiças e promover a inclusão social de todos.

Moradores da referida comunidade, estarão comemorando neste sábado (26/11) o terceiro aniversário do seu reconhecimento enquanto remanescentes de quilombos. A coordenadora Socorro Holanda, juntamente com as professoras, alunos e outras lideranças estão trabalhando durante toda semana sobre a temática da importância do negro na construção da história do Brasil no que se refere a: agricultura, culinária, artes, músicas, instrumentos musicais, Vestimentas, economia e etc.

A viagem contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cacimbas na pessoa do Ex.° prefeito Nilton de Almeida e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através do secretário Antônio Marcos Oliveira, que estão oferecendo todo apoio logístico para a realização deste outro evento a ser realizado na Escola Joaquim Cassiano no Sítio Serra Feia.

COMISSÃO DE FRENTE:

Socorro Holanda – Coordenadora
Socorro Costa – Professora
Vamberto Silva – Diretor Escolar
Ângela – Professora
Juliana Gonçalves – Supervisora Escolar
Catarina – Professora
Socorro Teodósio – Professora
Gilva Alves – Diretora Escolar
Clandevânea – Professora
Renato Mariano – Motorista



PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO 26/11 APARTIR DAS 8:HS DA MANHÃ:

Apresentação de danças africanas;
Ciranda;
Cocô de roda;
Cocô de embalada;
Forró Pé - de- Serra;
Exposição de produtos artesanais;
Dança de capoeira;
Banda de Pífanos;
Berimbal;
Depoimentos;
Apresentação de parte da história da comunidade por meio de slides, fotos, vídeos e artigos escritos por Socorro Holanda, coordenadora.


Por: Olavo Silva



 








CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RICARDO reúne cúpula de segurança para evitar invasão da PB por traficantes do Rio

Por Cristiano Teixeira

Ricardo estaria preocupado com possibilidade da Paraíba se tornar rota de fuga de traficantes do Rio de Janeiro

O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou, no final da tarde desta quarta-feira (16), às reunião no Palácio da Redenção reunião com a cúpula da segurança pública estadual (Polícia Militar e Polícia Civil), Ministério Público, Polícia Federal (PF), Policia Rodoviária Federal (PRF) para decidir medidas de proteção às divisas paraibanas diante da possibilidade de traficantes virem de outros Estados para se estabelecer na Paraíba.

Ricardo estaria preocupado com possibilidade da Paraíba se tornar rota de fuga de traficantes do Rio de Janeiro, devido à invasão de favelas pela polícia carioca, a exemplo do que aconteceu na Rocinha, no último domingo. Antes da invasão, o chefão do tráfico na favela, Nem, foi preso e a polícia revelou que o bandido pretendia fugir para a Paraíba.

O secretário estadual da segurança pública, Cláudio Lima, disse que o principal objetivo da reunião foi discutir a integração das ações das polícias estadual (Civil e Militar, MPE, PF e PRF e serviços de inteligência.

"Não estamos só pensando na vinda de criminosos de outros estados, mas também na prevenção e combate de outros delitos, a exemplo do crime organizado", comentou.

Além de Ricardo e Cláudio Lima, também participaram da reunião Marcelo Diniz Cordeiro (Superintendente da PF na Paraíba), Jefferson Costa (Chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF) e Oswaldo Trigueiro (Procurador Geral de Justiça da Paraíba).

Fonte wscom

Reajuste de 14% do mínimo em janeiro deve prolongar o Natal

O aumento em torno de 14% no salário no começo do ano que vem deve fazer com que a temporada de consumo de Natal se prolongue até janeiro e fevereiro.

Segundo Renato Meirelles, da Data Popular, consultoria especializada nas classes C e D, as pessoas terão acabado de receber o décimo terceiro e, logo em seguida, terão um reajuste real de 6,5% dos salário mínimo, o que deve provocar um aquecimento do consumo atípico.
No começo do ano, as varejistas se preparam para a temporada de liquidações, que já fazem parte do calendário de marketing do setor. Muitos dos produtos vendidos são encomendados especialmente para a ocasião pelas lojas, que não vendem apenas as sobras de Natal. Com o reajuste do salário mínimo, é provável que o varejo invista ainda mais nas liquidações. 
Um outro aspecto deve favorecer o consumo em janeiro: os consumidores utilizam parte do décimo terceiro para quitar dívidas, portanto, devem ter mais capacidade de endividamento no começo do ano que vem.
Meirelles prevê que uma parcela desses recursos adicionais seja destinada à aquisição não apenas de bens, mas também de serviços, como viagens. “O setor de turismo deve ser bastante beneficiado”, afirma consultor.
Segundo ele, esse pode ser um problema para a inflação. “É mais fácil combater o aumento dos preços de produtos, mas, no setor de serviços, isso é mais difícil. Não dá para importar cabeleireira da China, por exemplo”.
Seminário na favela
Meirelles participou nesta quinta-feira de um evento realizado no CEU (Centro Educacional Unificado) nas proximidades da favela de Paraisópolis, em São Paulo.
O evento foi promovido pela Data Popular, que realizará em 2012 o 1º Forum Novo Brasil, no qual serão abordados temas sobre a nova classe média brasileira.
Claudia Facchini, iG São Paulo

(Tempo perdido) De 4 horas diárias, alunos do ensino médio aprendem só em 1h44

Ibope usa pela primeira vez método para medir a audiência nas escolas e chega a este resultado em um grupo experimental médio
Da carga horária anual de 800 horas previstas pela legislação brasileira para as escolas de ensino médio, apenas 43%, ou 344, são efetivamente de atividades de aprendizado.
No restante, ou não há aula ou o aluno não está lá para aprender. O dado é de um estudo inédito realizado pelo Ibope em 18 escolas públicas para medir a “audiência” desta etapa de ensino.
A audiência neste caso é dada pela soma de dois fatores. O primeiro, chamado de “oportunidade de ensinar”, foi calculado sobre as aulas efetivamente dadas e o segundo de “oportunidade de aprender” extrai do anterior o tempo em que o estudante estava em classe.
O resultado foi alarmante. Entre as 4 horas de aula que são obrigatórias por dia, apenas em 1 hora e 44 minutos o professor está oferecendo uma atividade aos estudantes e eles estão presentes para participar. “Mais da metade do tempo é qualquer outra coisa, que não aprendizado”, diz Ana Lima, diretora-executiva do Ibope.
A superintendente-executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, destaca a importância do dado em um momento em que o governo estuda a possibilidade de aumentar a carga horária. “Não adianta aumentar o prato, se não tem comida dentro. Neste momento, deveríamos pensar em garantir estas quatro horas diárias.”
Metodologia
Como mesmo entre 18 escolas havia muita disparidade, a pesquisa dividiu o resultado em três grupo. O primeiro de “alta audiência”, o segundo de “média audiência” e o terceiro de “baixa audiência”. "Não adianta uma pessoa colocar a cabeça no forno o pé na geladeira depois pegar um termômetro e dizer que a temperatura está média", explica Ana Lima.
A audiência de 43% é relativa ao grupo médio. No primeiro, há cerca de 2 horas e 13 minutos de atividades diárias com a presença de alunos ou audiência final, ainda pequena, de 55%. No pior cenário, o total cai para 32% ou 1 hora e 17 minutos.
Para chegar aos dados finais foram usados dois critérios. O primeiro, "oportunidade de ensinar", foi medido por observadores que frequentaram todas as aulas de duas turmas em cada escola por uma semana em cada mês durante os 10 meses letivos do ano.
Eles anotavam dois componentes: se havia aula e em que momento ela começava e acabava – medindo a partir do primeiro instante em que o professor iniciava qualquer proposta e terminando com a saída dele. Para cada aula existente, o tempo médio foi de 43 minutos.
No primeiro grupo, de alta audiência, esse primeiro critério atingiu 83% das aulas previstas. No segundo grupo 71%, e no terceiro, 58%. A partir deste primeiro filtro, entrava o segundo critério, chamado de “oportunidade de aprender”, que levou em conta quantos alunos estavam em sala no tempo em que houve aula e os resultados foram respectivamente 66%, 61% e 55%. Para a conta final o porcentual do primeiro critério é multiplicado pelo segundo, ou seja:
Exemplo do 1º Grupo

Total de horas por dia: 4 horas
Porcentual em que houve aula: 83% (3 horas e 12 minutos)
Porcentual de alunos que estavam nas aulas: 66%
Média de horas aproveitadas pela turma toda (83 x 66 = 55%): 2 horas e 13 minutos
Do desperdício de oportunidade de ensinar, o principal fator, são as faltas do professores. No primeiro grupo, professores faltaram em 5% das aulas. No segundo, as faltas sobem para 12% e no terceiro atingem 19%.
A metodologia do estudo será disponibilizada para as escolas, para que as instituições possam medir sua própria audiência.
Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Prefeitura de Patos, PB, publica edital de concurso com 554 vagas

A Prefeitura de Patos, município do Sertão paraibano a cerca de 300 km de distância da capital, abre inscrições na segunda-feira (17) para seu novo concurso público, com o objetivo de preencher 554 vagas em seu quadro efetivo de pessoal. Os salários variam de R$ 545 a R$ 3,2 mil.

As oportunidades são disponibilizadas pelas Secretarias de Administração, Educação e Saúde. A maior parte das vagas é direcionada para a função de professor de pré-escola, 57 no total. Também são oferecidas 31 vagas para técnico em Enfermagem, 28 para auxiliar de serviço e 19 para servente de pedreiro.

As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 20 de novembro pelo site da empresa organizadora, a Acaplam (www.acaplam.com.br).

Também é possível se cadastrar presencialmente no posto de atendimento instalado na Casa dos Conselhos, situada a Rua Felizardo Leite, no Centro de Patos. A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 18 de dezembro.

Para a Secretaria Municipal de Administração, são oferecidas vagas nos seguintes cargos: médico perito da junta médica, topógrafo, técnico em Geoprocessamento, técnico em Contabilidade, técnico de arquivo, fiscal de urbanismo e obras, técnico administrativo, telefonista, agente de trânsito, motorista, guarda municipal, vigilante, pedreiro, eletricista, auxiliar de serviço, servente de pedreiro, pintor.

Na Secretaria de Educação, há vagas para assistente social, nutricionista, psicólogo educacional, orientador educacional, professor (Matemática, Artes, Educação Física, Ciências, História, Pré-Escola), técnico em Informática, técnico administrativo, vigilante e auxiliar de serviço.

Já na Secretaria de Saúde, há vagas para médico (USF, anapatologista, cardiologista, do trabalho, endoscopista, fisiatra, gastroenterologista, ginecologista, hematologista, infectologista, neurologista, obstetra, ortopedista, patologista clínico, pneumologista, proctologista, radiologista, reumatologista, ultrassonografista), dentista (pacientes especiais), enfermeiro, técnico de Enfermagem, técnico de prótese dentária, técnico em laboratório de análise clínica, técnico administrativo, agente comunitário de saúde, vigilante e auxiliar de serviço.
G1/foto ilustrativa

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prefeito de Livramento, Jarbas Correia, repudia declarações de vereador

O prefeito de Livramento Jarbas Correia, repudiou as declarações do vereador Aliomar Soares, dadas na tribuna da Câmara Municipal, Casa Severino Germano, no final do mês, sugerindo que o gestor utilizasse o dinheiro que iria usar com os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para pagar os funcionários públicos.

O prefeito Jarbas teve acesso ao conteúdo das declarações dadas pelo vereador, por meio da Rádio Comunitária Livramento FM, que transmite as sessões da Câmara. Em um dos trechos do pronunciamento, o vereador Aliomar cita que “deixo a sugestão para quem administra o nosso município, que tanto ameaçou de caçar o meu mandato, e do presidente, vereador Dinê, que ele use o dinheiro que iria gastar lá no TRE com os desembargadores, e com advogados em Brasília, e pague os funcionários do município”, diz em sessão realizada no dia 31 de outubro.

De acordo com Jarbas, as palavras do vereador feriram os próprios membros da corte, e sua isenção e imparcialidade. “O vereador foi infeliz, pois em nenhum momento, eu ou alguém da minha equipe, ou mesmo vereadores que fazem parte da nossa bancada governista, procuramos o Tribunal para gastar dinheiro com desembargadores. As declarações dele foram lamentáveis”, disse o prefeito.

O gestor disse que tem enfrentado dificuldades para manter os salários de alguns setores do funcionalismo atualizados, por conta da oscilação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

VITRINE DO CARIRI
Ascom

Aprovados em concurso denunciam descaso da CAGEPA

Os candidatos aprovados no concurso público realizado no ano de 2008 pela CAGEPA ainda aguardam ansiosos pela convocação. O prazo de validade do concurso, que é de dois anos, já foi prorrogado uma vez e se os aprovados não forem convocados até o início de 2012 perderão as chances de ingressarem no serviço público, uma vez que a validade do concurso não poderá mais ser prorrogada.

O que tem revoltado os aprovados é o descaso da Empresa, pois, na cidade de Monteiro, por exemplo, vários candidatos foram aprovados para o cargo de Agente de Manutenção, e, apesar do escritório local precisar de funcionário para o preenchimento destas vagas a CAGEPA não convoca.

Vários candidatos aprovados têm procurado a direção do Portal VITRINE DO CARIRI para denunciar esta falta de compromisso da Empresa, que não convoca e não dá a mínima satisfação.

Segundo um dos candidatos, que pediu para não ter seu nome revelado, o concurso foi realizado ainda no governo Cássio, passou o de Maranhão, está terminando o primeiro ano da gestão de Ricardo Coutinho e nenhum deles manifestou qualquer interesse em nomear os aprovados, apesar de, em outras regiões várias pessoas já foram contratadas e apenas na cidade de Monteiro não foram convocados.

Os candidatos aprovados para o município de Monteiro informaram que já procuraram vários deputados, mas, os mesmo demonstram pouco interesse.
VITRINE DO CARIRI/
foto ilustrativa

sábado, 12 de novembro de 2011

Assassino mata homem e deixa carta com ameaças para policial encravada na boca da vítima

José Geraldo da Silva, de 60 anos, conhecido como 'Zezim da Cela' foi morto e teve um bilhete encravado na boca pelo assassino no município de Nova Cruz, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu nas proximidades da Escola Municipal Márcio Marinho, no Bairro Planalto nesta sexta-feira (11). O bilhete com ameaças seria para um policial. A Polícia ainda não tem pistas da autoria do crime.

 PortalCorreio

Grave acidente de moto é registrado a noite próximo a Tabira-PE, vitimando fatalmente um teixeirense e deixando duas crianças gravemente feridas

Um grave acidente de moto foi registrado há poucas horas próximo a cidade de Tabira-PE. Segundo as primeiras informações repassadas a equipe do teixeira1, um rapaz estava em uma moto com duas crianças (filhos), quando colidiu com uma Hilux, o condutor da moto morreu no local, as crianças foram socorridas por uma ambulância da cidade de São José do Egito-PE para o hospital Sancho Leite em Teixeira.
Uma das crianças de nome Leonardo Ferreira de Melo, 09 anos sofreu fratura exposta no membro inferior esquerdo e fratura no membro superior esquerdo, a outra criança (nome ainda não informado), também deu entrada gravemente ferida.
As crianças foram levadas para o Hospital Regional de Patos. No dia 18 de outubro essa mesma família foi vítima de uma tragédia, quando um dos filhos do casal morreu afogado após cair em um poço.

 Edney Lisboa / teixeira1.com

Detran prorroga prazo para veículos com placa final zero

A Secretaria de Estado da Receita e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prorrogaram até o dia 18 de novembro o prazo para o pagamento do IPVA e o licenciamento dos veículos com placa final zero. O adiamento foi definido em função da greve do Fisco estadual.
De acordo com o calendário 2011, o prazo para o licenciamento dos veículos com placa final zero venceria em 31 do mês passado, data em que também venceria o prazo para pagamento da última parcela para os proprietários que dividiram o IPVA em três vezes.
A prorrogação do prazo para o licenciamento vai impedir que os usuários sejam prejudicados pela greve do Fisco tendo novo prazo para regularizar a situação dos veículos.
Com o licenciamento dos veículos final zero, a partir de 18 de novembro, toda a frota paraibana, hoje com 787.892 veículos, tem que estar licenciada em 2011.
Circular em veículo com o licenciamento em atraso é considerado infração gravíssima, com multa de quase R$ 200 e anotação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da apreensão do veículo.

Do: vitrinedocariri.com.br

Prazo para se inscrever no vestibular da UFPB virtual se encerra neste domingo

Terminam neste domingo (13), as inscrições para o vestibular da UFPB Virtual, que oferece 1.850 vagas na modalidade ensino superior a distância para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Letras/Libras.
Os cursos são regulares, gratuitos, com duração de quatro anos e as aulas virtuais são ministradas por professores da UFPB, com acompanhamento de tutores a distância e presenciais, através de ambiente virtual de aprendizagem.
Os professores e tutores preparam o material disponibilizado na Internet e nos livros didáticos, realizam o acompanhamento das atividades, esclarecem dúvidas e preparam os exercícios, provas e demais atividades.
Essa estrutura permite que estudantes residentes em cidades distantes dos principais centros urbanos realizem um curso superior de qualidade sem serem obrigados a se deslocar para áreas distantes de seus locais de residência e trabalho.
As inscrições para os cursos oferecidos, que integram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), podem ser feitas no site da Coperve (www.coperve.ufpb.br).
As provas serão realizadas no dia 12 de fevereiro nos polos da UFPB Virtual das cidades de Araruna (PB), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Ipojuca (PE), Itapicuru (BA), Itaporanga (PB), Jacaraci (BA), João Pessoa (PB), Limoeiro (PE), Mundo Novo (BA) e Pombal(PB). É cobrada a taxa de inscrição de 30 reais.
Na Paraíba a UFPB Virtual mantém 18 pólos: Alagoa Grande, Araruna, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Coremas, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Livramento, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, São Bento e Taperoá.
Na Bahia são seis (Camaçari, Esplanada, Itapicuru, Jacaraci, Mundo Novo e Paratinga), em Pernambuco dois (Ipojuca e Limoeiro) e um no Ceará (Ubajara).

 Fonte: Ascom

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Teixeira-PB: Chefe do DETRAN foi exonerado e ex-assessor do Prefeito assume como novo chefe

O Diário Oficial do Estado da Paraíba de ontem (quinta-feira 10), traz a publicação da exoneração do cargo Comissionado de Chefia do DETRAN na cidade, de Marcos Carneiro Nunes.
A mesma fonte traz a publicação do nome de Ariston Rodrigues Pereira que irá assumir a chefia da 24ª Ciretran. Ariston Rodrigues era Secretário de Administração do município de Teixeira. Marcos Nunes sai do DETRAN e já assina com responsável da Pasta de Secretário de Planejamento na Prefeitura Municipal de Teixeira.
Essas mudanças podem ter alguma ligação com o rompimento político entre o grupo do atual prefeito Wenceslau Marques (PDT) e a ex-prefeita Rita Nunes (PSD), já que todos que são ligados ao grupo da ex-prefeita estão deixando ou sendo exonerados dos cargos municipias, que estão sendo ocupados por pessoas que apoiam a reeleição do atual prefeito.

 Edney Lisboa / teixeira1.com
Com informações do Jornal da Serra

Policial mata a mãe e depois se mata em um bar


Uma tragédia abalou o município de Alegre, na Região do Caparaó, no Espírito Santo, na noite de ontem (10). Um policial militar matou a própria mãe e em seguida cometeu suicídio em um bar do distrito de Rive.
Informações de testemunhas à Polícia contam que o policial estava passando por um bar quando encontrou a mãe discutindo com a dona do estabelecimento e mais uma terceira mulher.
O homem teria começado a discutir com a mãe e, descontrolado, sacou uma arma e atirou nela. Desesperado, vendo que a mãe estava morta, o policial acabou atirando contra a própria vida.
O jovem morava com a mãe e eles tinham parentes no Rio de Janeiro. Ele era estudante de Direito em Cachoeiro de Itapemirim e trabalhava em Castelo, no Espírito Santo.
informações do Portal Jornal Vox Populi/foto ilustrativa

OPERAÇÃO PUNHOS DE AÇO: APREENDE ARMAS E SETE PESSOAS SÃO PRESAS

Por volta das 04h00min da manhã de hoje, dia 10 de novembro, foi desencadeada a Operação Punhos de Aço, cujo objetivo foi cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pela Juíza de Direito, a Drª Higyna Josita S. de Almeida Bezerra, em locais que haviam sido investigados.

O que motivou a Operação foi várias denúncias de tráfico de drogas e posse de armas por parte dos acusados. Participaram da Operação cerca de 45 Policiais, entre Civis e Militares, dentre eles, o Coronel PM Almeida, Capitão PM Esaú, Capitão PM Deuslânio, Tenente PM Dillery, Tenente PM Manaly, Tenente PM Gomes, Tenente PM Fernando, Delegado de Policia Civil Cristiano Jacques entre outros.

A operação ocorreu em vários Bairros da Cidade de Patos - PB, onde foram presos 07 (sete) pessoas envolvidas com o tráfico na região, São elas: Cleidimar Pascoal Candido, Sebastião dos Santos Gomes, Damião Simões Oliveira, Ítalo Caio dos Santos, Jefferson Conegundes Monteiro, Lauriene Rodrigues Tomaz e Sandra Lúcia Nazaré dos Santos.

Objetos e armas apreendidos: 03 (três) revolveres Cal .38, 01 (uma) espingarda Cal 12, 01 (uma) espingarda de fabricação caseira, 19 (dezenove) munições Cal .38, 06 (seis) munições Cal 12, 02 (duas) munições Cal .32, 12 (doze) munições Cal .22, 05 (cinco) aparelhos celulares e uma quantia de R$ 160,00 (cento e sessenta) reais em espécie. Drogas apreendidas: 75 (setenta e cinco) pedras de crack, uma pequena quantidade de maconha.

Os acusados encontram-se detidos na Delegacia de Policia Civil de Patos, onde estão prestando depoimentos e possivelmente serão encaminhados para o Presídio de Patos e ficarão à disposição da justiça.

Fonte 3º BPM/Fotomontagem Portalpatos