sábado, 30 de junho de 2012

Cacimbas, PB: acontecem às convenções municipais para definir os candidatos a os cargos de Prefeito, Vice e Vereadores para a próxima legislatura



Aconteceram neste sábado dia (30/06/2012), as convenções municipais em Cacimbas interior do estado da Paraíba. No interior do Ginásio Poliesportivo ficaram os partidos da base aliada a o atual prefeito Nilton de Almeida (PMDB), sendo DEM, PRB, PMN, PSL, PR, PP, PDT. Ao lado na Escola Estadual se concentraram os partidos que fazem oposição e apoiam a candidatura de Léo Terto: PSB, PSD, PT, PSDB. 


Os pretensos candidatos das respectivas coligações presenciaram uma verdadeira festa popular com a participação maciça de diversas autoridades e lideranças numa demonstração de respeito e gratidão a o grande contingente de pessoas que compareceram para prestigiar e conhecer os futuros representantes do município pelos próximos quatro anos.

A chapa do atual prefeito conta com o apoio do Vereador ALYSON DE Luna que concorre a o pleito deste ano na condição de Vice Prefeito, também foi anunciado o nome dos candidatos às vagas de Vereadores, sendo: Olavo Silva, Cícero Bernardo, Paulo Araújo, Maria de Izidro, Zé de Barros, Antônio de Pádua, Raimundo Branco, José Soares Lôlo, Aurivan Pereira, Jerry Adriani, Pedro Martins, José Heleno da Silva, José Diniz e Orlando Xavier.


A surpresa deste ano foi o Vereador Inácio Cassimiro de Lima, não ter registrado a candidatura em nenhuma das coligações. Naldo de Nem, Edílson Nascimento e Roni de Antônio de Biba  que tinham os nomes cogitados também não registraram suas candidaturas.


Pela coligação que apoiam o candidato Léo Terto e o Vice Joãozinho de Pequena pelo PSB, lançaram os nomes os seguintes candidatos: José Pereira (lela), José Cariolando, José Diraldo, Marcio de Odete, Keuss Batista, Júnior Barros, Tião de França, Geraldinho de Dona Ilda, Mercês de Beija, Ivanildo, Seu George, Lurdinha de Zé novo e Joílton.

A Polícia Militar e a tropa de Choque estiveram presentes a os eventos para garantir a paz e a tranquilidade da população, o que contribuiu para que as pessoas exercesse sua cidadania de forma segura e tranquila. As festas foram bastante movimentadas a o ponto superar as expectativas de todos.     


Confiram mais fotos durante as convenções municipais em Cacimbas Paraíba:

























                                                     Fonte: ASCOM. 



Cacimbas; PB: População recebe Máquina retro escavadeira zero Km e diversos convênios




Moradores da cidade de cacimbas cidade do interior da Paraíba têm motivos de sobra para comemorar mais uma conquista. A Prefeitura adquiriu um trator do tipo retro escavadeira por meio de convênios assinados entre o Gestor municipal e o Governo Federal através do Programa Plano de Ação do Crescimento (PAC II).

A máquina foi apresentada e entregue a população na manhã deste sábado (30/06/2012), que receberam a comenda com entusiasmo e satisfação. Além dessa conquista, o município foi contemplado com outros recursos que já foram creditados na conta da Prefeitura para execução das ações já anunciadas semana passada sendo:

Dois ônibus para realizar o transporte dos estudantes;
Dois ginásios poliesportivos;
Uma quadra de esportes;
Uma adutora para abastecimento de água nas comunidades rurais da região de Serra Feia;
Duas unidades básicas de saúde, sendo uma para Serra Feia e outra para o Sitio Monteiro e região já em faze de conclusão;
Outro trator do tipo “patró” o que irá beneficiar as comunidades no que se refere abertura de estradas e recuperação de outras já exististes;
Abertura de poços, construções de açudes, escoamento da produção, construções e reparos em campos de futebol, praças e outras obras semelhantes.






Prefeitura Municipal de Cacimbas: Governo Feito Pra Você!


Fonte: ASCOM.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação Pão e Circo: Prefeitos de Solânea, Sapé e Alhandra foram presos pela PF por fraude


O procurador geral da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, confirmou a reportagem do Portal Correio que os prefeitos de Solânea, Dr. Chiquinho, de Sapé João da Utilar e Alhandra Renato Mendes foram presos pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (28).
O secretário de comunicação da Prefeitura de Santa Rita, Jacy Mendonça, foi preso.

Eles foram presos na ‘Operação Pão e Circo’ em cumprimento de mandados de prisão por fraudes na contratação de bandas de forró durante os festejos juninos, além de problemas em licitação para a realização de festas de emancipação política, inauguração de obras públicas e desvio de recurso federal.

A operação conjunta com o Ministério Público do Estado, Controladoria Geral da União e Polícia Federal está ocorrendo em várias cidades da Paraíba.

As primeiras informações são de que agentes da PF estão na casa da secretária de Finanças e tesoureiros da Prefeitura de Solânea.
Foram registradas a presença de policiais federais nos municípios de Conde, Capim, Mamanguape e Boa Ventura. Ao todo, são 40 municípios paraibanos que estão na mira do PF. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h, na sede do Ministério Público do Estado em João Pessoa.

Hyldo Pereira

Governo prorrogará IPI menor para linha branca e móveis


O governo anunciará até o fim dessa semana que estenderá o prazo de validade da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os setores de linha branca, móveis, entre outros, informou à agência de notícias Reuters uma fonte próxima da equipe econômica.

Segundo ela, por outro lado, a facilidade, que terminaria no próximo dia 30, não será estendida a outros setores. Um empresário ligado a um dos segmentos beneficiados também afirmou à Reuters que já recebeu o sinal do governo de que a medida será prorrogada.

No dia 26 de março, o governo já havia estendido a redução do IPI para produtos de linha branca, adotada em dezembro de 2011, e reduziu pela primeira vez o IPI de móveis, papel de parede e luminárias.

Na linha branca, a alíquota para fogões permanecerá em zero; em 5% para refrigeradores e congeladores; em 10% para lavadoras; em zero para tanquinhos; em zero para móveis; em zero para laminador; e em 10% para papel de parede.

A decisão de prorrogar a redução do IPI faz parte do arsenal do governo para tentar estimular a economia brasileira, que ainda patina por conta da crise internacional. Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou mais um pacote, sustentado pelo aumento das compras governamentais e pela redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 6 para 5,5 por cento.

Mantega indicou ainda que os estímulos à economia não terminaram. "O governo vai continuar tomando medidas. Essa não é a única medida a ser tomada... Podemos garantir que o PIB (Produto Interno Bruto) está crescendo e vai crescer mais no segundo semestre que no primeiro", afirmou.

Da Redação com UOL

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Governo do Estado nomeia novo gerente de Saúde da Regional Patos


Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira 27 a nomeação do novo gerente regional de Saúde de Patos. Trata-se José Leudo de Farias Alves, 43 anos, natural de Teixeira-PB, que vinha atuando como apoiador na 6ª GRS.

José Leudo tem em seu currículo as funções de secretário de Educação, Saúde e Administração do município de Teixeira-PB, além de secretário de Educação de Matureia-PB, o que lhe rendeu boa bagagem na área da administração pública.

Formado em Pedagogia, atualmente está fazendo o curso de Especialização e Política de Gestão do Cuidado, com ênfase no apoio matricial, pela UFPB, numa promoção do Governo do Estado.

Esta semana José Leudo deve realizar várias reuniões com funcionários da 6ª GRS e secretários municipais dos 24 municípios da jurisdição Patos para apresentar sua forma de gerir o órgão e as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde.

A 6ª GRS passou praticamente com a vacância do cargo de gerente por aproximadamente dois meses sem titular. Na mesma edição desta saiu também a nomeação de Sílvia Ximenes, como diretora do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy carneiro, cargo que ela já vinha ocupando interinamente.

Patosonline com Ascom

terça-feira, 26 de junho de 2012

Governo alerta municípios sobre prazos do Garantia- Safra na Paraíba


Cento e setenta e um municípios aderiram ao Programa Garantia-Safra, na Paraíba. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) chama atenção dos gestores municipais para o pagamento dos aportes financeiros de responsabilidade das prefeituras, cujo vencimento da última parcela é 16 de julho. O objetivo é antecipar os valores a serem pagos aos agricultores familiares paraibanos que aderiram ao Programa.



Dos 171 municípios, 64 ainda não acessaram o Sistema de Informações do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) para realizarem o procedimento de solicitação de vistoria e indicação do técnico para liberação dos laudos para inspeção.

Para os municípios que compreendem a Região I - Água Branca, Amparo, Boa Ventura, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Caraúbas, Catingueira, Coremas, Desterro, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Junco do Seridó, Jurú, Lagoa, Lastro, Livramento, Mãe d'água, Malta, Manaíra, Monte Horebe, Ouro Velho, Passagem, Quixaba, Santa Cruz, Santa Inês, Santo André, São João do Tigre, São José de Caiana, São José de Piranhas, São Mamede, Sumé, Tavares, Vista Serrana e Zabelê, o prazo se encerra no dia 29/06.

Compõem a Região II os municípios de Araçagi, Araruna, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Barra de São Miguel, Belém, Cabaceiras, Casserengue, Caturité, Cuité, Itabaiana, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Matinhas, Nova Palmeira, Olivedos, Picuí, Pilar, Puxinanã, Queimadas, Riachão, Riachão do Bacamarte, São José dos Ramos, Seridó, Sossego e Tenório. Para eles, o prazo final termina em 29/07.

O não cumprimento das datas estabelecidas vai implicar na impossibilidade do agricultor, que aderiu ao Programa Garantia-Safra, receber a indenização no valor de R$ 680, em caso de perdas de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, por motivo de seca ou excesso de chuvas.

"Para a safra 2012, a previsão é que sejam pagos R$ 58,8 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aguarda somente que as prefeituras municipais enviem os laudos de perda de safra”, destaca o secretário Marenilson Batista.

O seguro de renda mínima, pago pelo Garantia-Safra, vem dos recursos das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governo estadual e governo federal, depositadas em um fundo financeiro solidário chamado Garantia-Safra.

Fonte: vitrinedocariri.com.br

Bolsa Família: registro da frequência escolar no Nordeste vai até dia 29



No Nordeste, 8,3 milhões de alunos precisam comprovar presença em sala de aula. O prazo também vale para a identificação de escolas de 296 mil crianças e adolescentes, que correm o risco de ter o benefício bloqueado a partir de julho.

Brasília, 25 – O registro do acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família precisa ser feito até o próximo dia 29. Na Região Nordeste, 8.301.744 alunos entre 6 e 17 anos precisam comprovar a presença mínima em sala de aula em abril e maio. A contrapartida de educação – ou seja, manter os filhos na escola – é um dos compromissos assumidos pelas famílias que recebem o benefício mensal do governo federal.


O registro é feito pelas equipes municipais no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC), com apoio dos estados. O MEC é parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no acompanhamento da frequência escolar.

Dia 29 também é o prazo para identificação, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no Sistema Presença do MEC, das escolas nordestinas de 296.425 alunos. Caso essa informação não seja dada, as famílias terão o benefício bloqueado.

Quem se encontra nessa situação está recebendo mensagens no extrato mensal de pagamento do Bolsa Família. A expectativa é de que a mensagem, seguida do bloqueio nos casos em que até julho falte a informação da escola, mobilize as famílias a procurar a o setor do Bolsa Família e do Cadastro Único no município e atualizar a informação da escola dos beneficiários.

Com a atualização, a situação da família é regularizada e o benefício, desbloqueado.

Fonte: Sandra Fontella

Energisa está proibida de cortar 'gatos' no Sertão da Paraíba


A Energisa Paraíba está proibida de suspender o fornecimento de energia elétrica das unidades consumidoras, em decorrência de procedimento administrativo de recuperação de consumo (situação em que a concessionária constata suposta fraude na medição de energia, popularmente chamada de “gato”).

A proibição vale para os municípios de Pombal, Cajazeirinhas, Lagoa, São Bento de Pombal e São Domingos de Pombal (que compõem a Comarca de Pombal), no Alto Sertão da Paraíba. A Energisa também deverá restabelecer o fornecimento de energia elétrica aos moradores dessas cidades que tiveram o fornecimento de luz elétrica cortado por conta dessa situação.

As medidas foram determinadas, no dia 6 de junho, pela juíza Daniela Falcão Azevedo, que atendeu ao pedido de antecipação de tutela feito pela Promotoria de Justiça de Pombal, através de uma ação civil pública ajuizada em maio deste ano contra a distribuidora de energia elétrica. O descumprimento da decisão judicial implicará em multa correspondente a R$ 500,00 por unidade de consumo afetada.

Ação civil pública

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em resposta às várias reclamações de consumidores recebidas na Promotoria de Justiça de Pombal e do insucesso na solução extrajudicial do problema.

Segundo o promotor de Justiça, Leonardo Fernandes Furtado, a conduta da Energisa desrespeitou o devido processo legal, o princípio da ordem econômica de defesa do consumidor e os artigos 6º e 42º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Pela legislação, fica evidente que na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Este é um direito básico do consumidor: contar com a proteção contra métodos comerciais coercitivos e contra práticas abusivas, de acordo com o CDC”, argumentou.

Na sentença, a juíza Daniela Azevedo considerou “inadmissível” o corte do fornecimento de energia pela concessionária de serviço público, em virtude de débito anterior, uma vez que a Energisa pode ajuizar ação de cobrança contra os consumidores inadimplentes. “A suspensão do fornecimento de energia só é admitida quando há o inadimplemento atual do consumidor, após aviso prévio de corte”, disse.


Da Redação, com Assessoria de Comunicação


domingo, 24 de junho de 2012

Cacimbas, PB: Campo de futebol do Sítio São Gonçalo será reformado, população faz festa para comemorar


A população do Sítio São Gonçalo município de Cacimbas interior da Paraíba recebeu neste fim de semana com entusiasmo e satisfação a notícia de que o campo de futebol daquela comunidade será ampliado e reformado, a informação agradou principalmente os desportistas que não dispunham de um espaço adequado para a prática de suas atividades esportivas.

O projeto foi elaborado e encaminhado para ser analisado e votado pelo Vereador José Alyson de Luna do PR-22, ele também solicitou a construção de uma quadra de esportes nas imediações da Escola Agostinho Justo de Souza na mesma comunidade, como forma de oferecer espaços suficientes e adequados para a realização de eventos esportivos e de outras naturezas.

Como forma de agradecimento, a população realizou uma festa neste domingo (24/06/2012) para comemorar as obras já realizadas na localidade pelo poder público tais como: pavimentação em paralelepípedo da ladeira do São Gonçalo, construção de uma adutora e abastecimento de água nas residências de oitenta e quatro famílias, reforma na escola recuperação das estradas dentre outras.


O prefeito Nilton de Almeida, o vice Matheus Dias, os Vereadores Antônio de Pádua e José Alyson de Luna, secretários e simpatizantes foram recepcionados por moradores e lideranças comunitárias neste fim de semana. 

Os jogadores organizaram um jogo festivo e contaram com as participações das equipes da Vila Nova dos China, Serra Feia Cipó e São Gonçalo que venceu o torneio.

A prefeitura por meio do departamento esportivo realizou a entrega de bolas e dos troféus para os times participantes. O prefeito juntamente com sua comitiva almoçou com amigos e aproveitou a ocasião para visitar outras famílias e firmar novas parcerias e compromissos com lideranças daquela localidade. 


Confiram mais fotos da visita do Prefeito e sua Comitiva a o São Gonçalo:




















 
                                                         Fonte: ASCOM.