domingo, 29 de julho de 2012

Padre da Paraíba lança cartilha e afirma que “vender voto leva pro inferno”


O padre da Paraíba Djacy Brasileiro lançou nesta semana uma cartilha para orientar a população sobre a votação no dia 7 de outubro. Entre os alertas feitos pelo sacerdote, a afirmação que “vender voto leva para cadeia e o inferno”.

Conhecido por sua luta em defesa do sertanejo e pela transposição do São Francisco, Djacy orienta os sertanejos a não votarem “cegamente” por “paixão, glamour ou beleza” das campanhas. Ele afirma que “políticos corruptos, oportunistas, mentirosos, hipócritas” tentam usar a seca para conquistar o voto ludibriando a população.

“Assim como urubus gostam de carniças, políticos descompromissados, oportunistas, que só pensam no poder e suas mordomias, gostam de tirar proveito do sofrimento do povo”, disse o padre.

Veja Cartilha do padre Djacy Brasileiro.

A HORA E A VEZ DO (A) ELEITOR(A) SERTANEJO(A)

SERTANEJO (A), Consciente de seus direitos básicos (saúde, educação, moradia, água, segurança etc.,) vote somente em candidatos que tenham compromisso com sua cidade, sua comunidade rural, que visem o bem comum, o interesse do povo. Para isso, conheçam a sua história de vida, suas atitudes éticas, cristãs. Reflita: por que fulano A ou B quer ser prefeito, ou vereador? Quais suas intenções? Quais suas propostas de governo? Candidato A ou B é digno do meu voto? POR QUE EU DEVO VOTAR NELE (A)?

SERTANEJO (A), não vote aleatoriamente, cegamente. Use sua inteligência, seu raciocínio. Pense antes de se comprometer com qualquer candidato. Não vote movido pela paixão, pelos brilhos festivos das campanhas, pelas as aparências físicas, pelo tradicionalismo familiar. O futuro de sua cidade, de seu sítio, está em suas mãos. Por isso, vote com muita responsabilidade. VALORIZE SEU VOTO, QUE É SUA ARMA CIDADÃ.

SERTANEJO (A), não vote em políticos corruptos, oportunistas, mentirosos, hipócritas, que usam o poder político como caminho fácil para beneficiar a si próprio (enriquecimento ilícito), a seus familiares (emprego, mordomias, vida boa...) e a seus correligionários (emprego, privilégios, dinheiro). POLÍTICO CORRUPTO É SINÔNIMO DE DESGRAÇA NA VIDA DO POVO.

SERTANEJO (A). Estamos em plena seca. Muitos candidatos poderão querer tirar proveito dessa triste situação. Trata-se do famoso “pão e circo” ou a famosa indústria da seca. Para muitos politiqueiros, fome, sede e miséria rendem votos. Abra seus olhos, fique atento para esse tipo de coisa. Cuidado com os espertos. DIGA UM NÃO À INDÚSTRIA DA SECA!

SERTANEJO (A), não comercialize seu voto, que é sua arma. Vender ou trocar voto por quaisquer coisas (feira, material de construção, passagens, óculos, ataúde, remédio, roupa, presente, areia etc.) é um grave atentado a sua dignidade, a sua cidadania, além de ser crime eleitoral. Sertanejo sério, honesto, responsável não vende ou troca seu voto. Cuidado para não cair nessa tentação diabólica. Vender voto é coisa do diabo, não deve ter perdão. Vender ou trocar voto, além de ser crime, é pecado. VENDER VOTO LEVA PARA A CADEIA E O “INFERNO”.

SERTANEJO (A), candidatos que compram votos na calada da noite, ou em pleno dia, não têm compromisso com a população. Políticos compradores de votos têm como único objetivo o poder pelo o poder, para dele desfrutar das muitas mordomias. Se por acaso, algum candidato quer negociar o seu voto, grave a conversa, tire fotos, depois denuncie à Justiça eleitoral. DENUNCIE A COMPRA OU TROCA DE VOTO.

SERTANEJO (A), não se deixe ser tratada como boiada, massa de manobra. Diga um Não ao voto de cabresto. Você não é animal. Diga um NÃO ao coronelismo. Ninguém manda no seu voto. Você é livre, por isso, vote sem medo no seu candidato ideal. Nem prefeito, vereador nem cabo eleitoral, seja quem for, é dono do seu voto. Quem manda no voto é o próprio eleitor. Seja livre para votar em quem quiser. O VOTO É SECRETO E DADO LIVREMENTE.

SERTANEJO (A), assim como urubus gostam de carniças, políticos descompromissados, oportunistas, que só pensam no poder e suas mordomias, gostam de tirar proveito do sofrimento do povo. CUIDADO COM OS POLÍTICOS RELÂMPAGOS, QUE SÓ APARECEM NA COMUNIDADE EM TEMPO DE ELEIÇÃO.

SERTANEJO (A) faça o seguinte questionamento: por que muitos políticos visitam minha comunidade só em tempo de campanha eleitoral? Quando na minha comunidade faltavam médicos, dentistas, água, escolas, segurança, saneamento básico etc., onde estavam esses ditos políticos? ELES AGORA ESTÃO APARECENDO COM SUAS PROMESSAS DE MIL MARAVILHAS. POR QUÊ?

SERTANEJO (A), se na sua cidade ou comunidade, a Saúde não funciona com convém, Educação de qualidade não existe, a violência assombra, a corrupção é escancarada, o esgoto corre a céu aberto, o povo não tem qualidade de vida, a fome, a sede e a miséria reinam etc. de quem é a culpa, do gestor, ou sua, que não soube escolher? PENSE ANTES DE ESCOLHER SEU CANDIDATO.

SERTANEJO (A) dê um basta à dependência, à humilhação. Troque os verbos PEDIR E HUMILHAR, pelo os verbos EXIGIR, COBRAR, REIVINDICAR, LUTAR. O prefeito nada faz por caridade ou favor, porque é bonzinho, mas por estrita obrigação. Você é cidadão (â), portador (a) de plenos direitos. EXERÇA SUA CIDADANIA, LUTANDO PELOS SEUS DIREITOS.

SERTANEJO (A), após as eleições, você tem um compromisso com sua cidadania, com seu município: exija dos seus eleitos (prefeito, vereadores) compromisso, trabalho, responsabilidade, transparência e seriedade com a coisa pública. Exija aplicação correta e honesta dos recursos públicos. Não aceite desmando político-administrativo (corrupção, abandono...). SEJA UM (A) CIDADÃO (Â) EXIGENTE E FISCALIZADOR.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

SERTANEJO (A), o objetivo da Lei 9.840/99 contra a corrupção eleitoral é punir com a perda de mandato ou da candidatura, os políticos que tentarem comprar votos ou que utilizarem a máquina administrativa em benefício de campanhas eleitorais.

A. O artigo dessa lei condena a compra de votos, tratando-a como crime eleitoral;

B. “É proibido ao candidato prometer, oferecer, doar ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza...”.

C. “Caso tenha conhecimento e provas cabais (fotos, testemunhas, documentos, bens utilizados para a prática do ato etc.) de compra de votos, denuncie ao Ministério Público eleitoral ou à procuradoria regional eleitoral”.

Fonte : Vitrine do Cariri.

Telefones celulares com DDD 11 terão nove dígitos a partir deste domingo



A partir da meia-noite deste domingo (29), todos os telefones celulares que estão na região com DDD 11 (que abrange São Paulo e mais 63 municípios) terão nove dígitos. Os aparelhos móveis ganharão o nove na frente do número atual. Exemplo: um telefone com o número 9876-5432 passa a ser 9-9876-5432.

As mudanças foram necessárias porque o número de linhas telefônicas na região da grande São Paulo estava chegando perto do limite de combinações possíveis com oito dígitos. Sem a implementação do número nove, o limite de linhas é de 44 milhões. Com o nono dígito, passa a ser de 90 milhões.

De acordo com a Anatel, o DDD 11 tem 34 milhões de linhas ativas e oito milhões na posse das operadoras. “Acreditamos que este limite seria estourado em cerca de cinco meses”, afirma Adeilson Nascimento, gerente de interconexões da Anatel. Com o acréscimo do nono dígito, a Anatel acredita ter linhas para, no mínimo, até 2025.

A mudança é obrigatória e vai atingir todos os usuários de telefonia celular das operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi. Usuários de telefonia via rádio (da operadora Nextel) não serão atingidos. Telefones residenciais também continuam com oito dígitos.

Mudanças gradativas

A adição do nono dígito passa a valer neste domingo, mas as mudanças ocorrerão gradativamente para que os usuários se adaptem às mudanças (veja na tabela abaixo o cronograma). A Anatel afirma que os prazos podem ser modificados, dependendo da adaptação dos usuários ao nono dígito.

Fonte: vitrinedocariri.

Misericórdia: Seca pode atingir o Sertão em 2013


De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cezar Limeira, um novo episódio do fenômeno El Niño já está formado e deve se intensificar nos próximos meses tornando-se moderado.

Atualmente a temperatura da porção central do Oceano Pacifico está em torno de 0,7ºC acima da média, caracterizando um El Nino fraco, caso o fenômeno se intensifique nos próximos meses, o cenário para as chuvas do semiárido no próximo ano poderá ser inclusive desfavorável para a pratica da agricultura, pastagens e pode comprometer inclusive o armazenamento dos reservatórios de água.

De acordo com Rodrigo, o monitoramento do fenômeno El Nino nos próximos meses, vai ser decisivo para indicar o tamanho dos prejuízos na estação chuvosa da região semiárida nordestina no ano que se aproxima. “Se este El Nino não dissipar até o mês de Janeiro do próximo ano, as chuvas no interior da Paraíba, no período de estação chuvosa (Fevereiro a Maio) deverão ser abaixo da média histórica” diz Rodrigo.

Rodrigo disse que o fenômeno dura entre 12 e 18 meses aproximadamente e que o mesmo se configurou agora em Julho. Ainda de acordo com Rodrigo, caso este El Nino evolua para a condição de moderado, situação semelhante ao que ocorreu em 2010 e 2007, as chuvas poderão ficar entre 30% e 50% abaixo da média histórica em muitos municípios da região semiárida.

Em se mantendo fraco, as chuvas devem oscilar entre 10% e 30% abaixo da média, caso seja forte, situação mais remota, as chuvas poderão ficar entre 50% e 70% abaixo da média.


Patosonline.com

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Juiz indefere candidatura de Daniella Ribeiro (PP) por aliança com PT na PB


A candidatura da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) à prefeitura de Campina Grande foi indeferida na tarde desta quinta-feira (26) pelo juiz Giovanni Magalhães Porto. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da 71ª Zona Eleitoral. 

O juiz já havia indeferido a aliança do PP com o PT, do candidato a vice Perón Japiassú (PT), e deferido o direito de o PT registrar candidatura própria à prefeitura da cidade com Alexandre Almeida (PT).

Diante da decisão, Daniella Ribeiro ainda pode recorrer ou substituir o nome de seu candidato à vice. Segundo a sentença do juiz, ela é apta a ser candidata, mas o seu vice não tem aptidão partidária para se candidatar. Com isso, ele sugere que ela escolha um outro vice que pertença à mesma coligação, ou seja, do PP, PRTB, PSDC ou PPS.

A assessoria jurídica de Daniella Ribeiro informou ao G1 que vai recorrer, se necessário até o Tribunal Superior Eleitoral, para manter Perón Japiassú como vice, uma vez que eles têm o apoio dos diretórios municipal, estadual e nacional do PT. Ainda de acordo com eles, o grupo vai tentar barrar a candidatura de Alexandre Almeida, que, para eles, é ilegal.

Em nota, o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, reafirmou o apoio da legenda à candidatura de Daniella e a indicação de Perón Japiassu como vice na chapa. Rodrigo Soares ainda mencionou que o candidato a prefeito Alexandre Almeida nunca fez convenção em Campina Grande e “vem atuando de maneira fraudulenta e caluniosa perante o Poder Judiciário e suas instâncias”.

Fonte: Do G1 PB

HEPATITE C: SUS oferece novos medicamentos para combater a doença


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira dois novos medicamentos contra a hepatite C: o telaprevir e o boceprevir. Com esses medicamentos, a doença pode ser tratada em até 48 semanas. Vão ser beneficiados pacientes que estão mais vulneráveis ao agravamento da doença, ou seja, os portadores de cirrose e fibrose avançada.

É o que explica o diretor do departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa:

“A importância desses novos medicamentos para o combate da hepatite C é a introdução de novas alternativas especialmente para pacientes que já se encontram em um estágio de fibrose ou cirrose. Então, é uma possibilidade de cura para pessoas que se encontram dentro de um tipo da hepatite em estado avançado."

Os novos medicamentos para combater a hepatite C devem estar disponíveis para a população no início de 2013. Além de beneficiar os pacientes portadores de cirrose e fibrose avançada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que a expectativa é ampliar a oferta desses medicamentos para outros doentes de hepatite.

“Nós vamos trabalhar junto com a indústria farmacêutica para acelerarmos ao máximo a disponibilidade desses medicamentos para a população para que a gente possa cada vez mais ter a tecnologia de desenvolvimento desse medicamento e poder ampliar cada vez mais o acesso a esses medicamentos. "

A hepatite C é transmitida principalmente por meio de compartilhamento de objetos de uso pessoal, como alicate de unha e agulha, por exemplo. No Brasil, mais de um milhão de pessoas estão infectadas pela doença. A maior parte dos casos estão nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para São Paulo e Rio Grande do Sul.


Fonte: Portal Correio

No Sertão: Jovem tenta se jogar de Torre Telefônica com 70 metros de altura


Na tarde desta quinta-feira (26), no Município de Marizópolis, um jovem de apenas 16 anos, ameaçou se jogar do alto da Antena Telefônica de 70 metros de altura, próxima á BR 230.

A mãe do adolescente, Juvaneide Dantas Militão, residente da Rua Ambrosino Maria de Lira, Bairro Vila Nova, nos informou que o seu filho sofre de problemas mentais. Devido não ter tomado seus medicamentos tarja preta, saiu de casa afirmando que iria se jogar do alto da antena.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Sousa foram acionados, e através de muita conversa o jovem desistiu de se jogar. Após trinta minutos de negociação, o jovem  foi resgatado.

No local onde a Torre Telefônica está situada, não há infra estrutura apropriada para isolação da antena. O local é de fácil acesso, já que o muro que a cerca está derrubado. Fato que preocupa a população.

Folha do Sertão

Mototaxista sousense tira própria vida cortando pulsos e pescoço dentro de casa


O mototaxista Francisco Casimiro de Melo, 53 anos foi encontrado morto nesta quinta-feira (26) dentro de sua casa no bairro das Areias em Sousa. Informações dão conta de que Francisco deu fim a sua própria vida usando uma lâmina de barbear.

A vítima apresentava cortes nos pulsos e também em algumas áreas do pescoço. O corpo do mototaxista foi encontrado por seu filho, caído dentro do banheiro.

O motivo que levou Francisco a praticar tal ato ainda é desconhecido. O corpo do mototaxista será conduzido até o IML da cidade de Patos.

Patosonline com Diário do Sertão

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Professores da Paraíba rejeitam novo reajuste


A nova proposta apresentada pelo governo federal na noite da última terça-feira para os professores das universidades e institutos federais de todo o Brasil - com o intuito de encerrar a greve - não agradou à categoria em Campina Grande e em João Pessoa.

Ontem, os comandos locais de greve das Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e da Paraíba (UFPB) se reuniram, nas respectivas cidades, para analisar os pontos de avanços e os que ainda permanecem sem atendimentos. Hoje, em assembleias a serem realizadas nos dois municípios, a categoria discutirá a proposta e a possibilidade de encerramento do movimento grevista que já dura 70 dias.

Posteriormente as avaliações serão enviadas para o comando nacional de greve, que se reunirá com o governo na próxima quarta-feira. Segundo opinou o diretor-secretário da Associação dos Docentes da UFCG (Aduf-CG), Antônio Lisboa, “a categoria deve continuar rejeitando essa proposta porque o governo não se movimenta para apresentar algo que atenda às nossas reivindicações”.

O presidente da Aduf-PB, Ricardo Lucena, afirmou que “a proposta não avança na reestruturação da carreira docente, que é o cerne da luta dos docentes”. Na nova proposta do governo os reajustes variam entre 25% e 40% para todos os professores, um aumento de 7,7% em cima da oferta anteriormente feita. Além disso, a data para entrada em vigor do aumento foi antecipada.

Conforme dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a paralisação da categoria atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.


Fonte: JP Online/imagem ilustrativa retirada da internet.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Diminuição do FPM preocupa Prefeitos


Após ter alertado sobre a drástica diminuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse que há séria preocupação por parte da entidade relacionada a sucessivas quedas nos repasses dos recursos do Fundo, que vêm acontecendo todos os meses de 2012.

Segundo Leonardo, só o mês de julho registrará uma diminuição em torno de 23%. O 1º decêndio de julho de 2012 teve uma queda de 5,8%, em relação ao mesmo período do ano passado e de 23,1%, em relação ao mês de junho.

Na última sexta-feira, 20 de julho, as prefeituras brasileiras receberam o repasse referente ao segundo decêndio do mês, no valor de R$ 444.287.720,78, em valores já descontados a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para o presidente da UBAM, a situação dos Municípios, e principalmente do Vale do Piancó, está cada vez pior, tendo em vista que não há nenhuma disposição do governo da União em tentar minimizar os efeitos das desonerações que vem promovendo.

“Pra se ter uma ideia da situação, só no Rio Grande do Norte, 46 Municípios estão com suas contas zeradas, inviabilizando todas as ações administrativas. Ora, isso não pode continuar.” Disse Leonardo.

O dirigente municipalista defendeu que o governo tem obrigação de liberar uma ajuda financeira aos Municípios, a chamada AFM, tendo em vista que os incentivos fiscais promovidos pelo governo só prejudicam as prefeituras, mesmo que a arrecadação nacional esteja em crescimento, não havendo mecanismos para uma partilha justa dos recursos, tendo em vista que o governo, segundo Leonardo, é extremamente centralizador e injusto.


Fonte: Ascom UBAM

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Multidão comparece a festa de inauguração do Comitê da coligação “Cacimbas Segue em Frente”



Uma multidão de pessoas, das diversas localidades da cidade de Cacimbas interior do estado da Paraíba, tomaram as ruas e coloriram cada metro quadrado das avenidas com as cores: vermelha, preta e branca numa demonstração de respeito e admiração pelos que fazem a coligação “CACIMBAS SEGUE EM FRENTE”.


As ruas ficaram pequenas para o contingente de pessoas que fizeram questão de comparecer a o evento com seus carros e motocicletas, já outros preferiram sair a pé acompanhando os candidatos que inauguraram o Comitê dos partidos políticos que fazem coligação com o (Partido do Movimento Democrático Brasileiro PMDB-15).

O prédio do referido Comitê fica localizado à Rua São José no centro de Cacimbas, onde funcionava a Academia Malhação, que foi desativada e o gestor municipal, Nilton de Almeida adquiriu os equipamentos para a nova a Academia de Saúde inaugurada no mês passado nesta cidade.

Quem compareceu as festividades de inauguração do Comitê, pode contar com a presença dos candidatos e sentir a força, empenho e dedicação, além do envolvimento e criatividade da equipe organizadora que caprichou em cada detalhe do evento cujos resultados foram surpreendentes.

Os participantes se impressionaram com a magnitude como foram organizadas as festividades e agitaram com gritos, apitos, aplausos e bandeiras. Já o Prefeito Nilton de Almeida que concorre à reeleição, o Vice Alyson de Luna e os candidatos a Vereador da coligação, fizerem corpo a corpo com o eleitorado, enquanto outras pessoas distribuíam adesivos para a multidão e condutores de veículos simpatizantes do movimento. 

                                        Confiram mais fotos do evento:




















                                                           FONTE: ASCOM.   


Novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 começam a circular nesta segunda-feira


A cerimônia de lançamento está programada para as 15h, em Brasília, com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini, e transmissão ao vivo no site da instituição. O Banco Central do Brasil lançará na segunda-feira (23), as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real.

A cerimônia de lançamento está programada para as 15h, em Brasília, com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini, e transmissão ao vivo no site da instituição.

Segundo o BC, além de elementos de segurança mais modernos e mais fáceis de verificar, as cédulas têm novas marcas táteis e tamanhos diferenciados, com o objetivo de facilitar a identificação dos valores das cédulas pelos deficientes visuais e aumentar a dificuldade de falsificações.

As novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais, dos caixas automáticos e da rede de comércio. As cédulas atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural.

As cédulas de R$ 100 e R$ 50 da segunda família do real entraram em circulação no dia 13 de dezembro de 2010. O início da circulação das novas cédulas de R$ 5 e R$ 2 está previsto para 2013.

O projeto da segunda família do Real vem sendo desenvolvido desde 2003 pelo Banco Central em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela produção do dinheiro brasileiro.

Fonte: portalcorreio.com.br/bc

Tirar a primeira via da carteira de identidade agora é de graça


A emissão da primeira via da carteira de identidade passou a ser gratuita em todo o território nacional. A determinação está na lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira. Antes da lei, a primeira via do documento custava R$ 10,11. A segunda via continua sendo cobrada no valor de R$ 16,85.

Somente em junho, 10.930 pessoas solicitaram a primeira ou segunda via do documento na Paraíba nas oito casas da cidadania e a expectativa é que o atendimento aumente em 50% com a nova determinação.

De acordo com a assessora operacional da gerência executiva das casas da cidadania, Kaithia Portela, o número de solicitações de carteira de identidade deverá ser maior agora.

“Muita gente carente precisa desse serviço e antes quem não podia pagar a taxa era encaminhada para o Programa Cidadão. Agora, todos poderão tirar o documento de graça. O IPC (Instituto de Polícia Científica) e o Detran são os que mais realizam atendimentos nas casas da cidadania”, afirmou.

O Programa Cidadão, que possui um posto fixo localizado na Rua Gama e Melo, no Varadouro, em João Pessoa, mas também é itinerante, realizou, de 1º de janeiro a 7 de julho deste ano, 11.570 atendimentos em todo o Estado.

Em junho, a casa da cidadania em Campina Grande foi a que registrou maior quantidade de solicitações de carteira de identidade: 2.883. Em seguida, aparece a filial de Patos, com 1.740 atendimentos; a de Jaguaribe, com 1.474; a do shopping Tambiá, com 1.444; a do shopping Manaíra, com 1.277; a de Mangabeira, com 1.081; a de Guarabira, com 664 e a de Cabedelo, com 367 atendimentos no período. A casa da cidadania de Sousa já foi aberta para visitação, mas ainda será inaugurada para a oferta de serviços à população.

Documentação

Para solicitar a primeira via da identidade, são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento original ou a cópia autenticada no mesmo cartório de emissão do documento, 2 fotos 3x4 recentes e o CPF, caso a pessoa já possua.

A casa da cidadania em Jaguaribe funciona das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Já a do shopping Tambiá funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.

 Fonte: JP Online

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CACIMBAS, PB: CAMPO DE FUTEBOL DO SÃO GONÇALO PASSA POR REFORMA


A Prefeitura Municipal de Cacimbas interior do estado da Paraíba é presença garantida em todos os setores das diversas localidades das zonas rurais e no setor urbano. Atendendo as solicitações da população, em especial dos jogadores e desportistas, o Prefeito Nilton de Almeida iniciou os trabalhos de reforma no Campo de Futebol da Comunidade de São Gonçalo.

Os resultados já são visíveis e os moradores da localidade estão otimistas com a transformação e atuação do poder público na comunidade, o que vem gerando oportunidades de emprego para os próprios moradores, além de deixar o campo adequado para a prática de esportes, atividade preferida por homens e mulheres num total que ultrapassa o número de 45 atletas.

O projeto de reforma do campo é de autoria do vereador Alyson de Luna, que também fez a petição a o executivo para que o mesmo construa uma quadra de esportes nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agostinho Justo de Souza desta mesma comunidade.

Nilton acredita que as atividades físicas e esportivas trazem bons resultados como diversão, lazer e prevenção de doenças para os que têm uma vida sedentária, segundo ele muitos problemas de saúde podem ser evitados ou reduzidos. 


Recentemente a Prefeitura de Cacimbas recebeu uma máquina do tipo retro escavadeira, a qual já vem sendo usada na realização de tais serviços em benefício à população de modo em geral. Atualmente o parlamentar autor dos projetos concorre à vaga de Vice-prefeito a o lado do atual gestor municipal.


Confiram mais fotos da execução da obra:








              
FONTE :ASCOM.



Equipe de avaliadores do Ministério da Saúde vem a Cacimbas e elogia os serviços oferecidos a população


Equipe do Ministério da Saúde visitou a cidade de Cacimbas interior da Paraíba nesta terça feira (17/07/2012), onde foram recebidos pela Secretária de Saúde Patrícia Freire e sua equipe. O objetivo da visita é avaliar a qualidade dos serviços básicos ofertados á população.

A avaliação externa acontece nesta primeira fase a cada seis meses e após os resultados acontecem todos os anos e consiste no levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do programa. Buscará reconhecer e valorizar os esforços e resultados das EAB (Equipes de Atenção Básica) e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica as famílias.

A terceira fase da Saúde Mais Perto de Você: Acesso e Qualidade Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) consistem na avaliação externa, momento em que será realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ. Esta fase contará com apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa.

O resultado dessa avaliação poderá suspender os recursos, aumentar em 20, 60 ou atingir o teto máximo de 100% dos recursos para o município. A equipe de avaliadores elogiou a gestão e a equipe local e relatou ser esta a melhor cidade pela qual passaram até o momento. Os avaliadores enfatizaram ainda o fato da farmácia básica do município ser bem assistida superando até os municípios maiores que já visitaram.


A equipe ficou satisfeita com os resultados obtidos. A Secretária Patrícia Freires, aproveita a oportunidade para parabenizar as Equipes de Saúde da Família pelo empenho e destacou os avanços e conquistas elencando os desafios que precisam ser superados.

“Há ainda muito a fazer, porém foram conseguidos avanços significativos e os mesmo não seriam possíveis sem a capacidade e empenho de nossa equipe, destacou Patrícia freire”.

Fonte ASCOM.


Obra de Patativa será exposta em Tapeorá


A partir desta quinta-feira (19), alunos da escola municipal Coronel Pedro de Farias, em Taperoá, participam do projeto Patativa na Feira: Oficina de Leitura e Xilogravura nas Ruas de Taperoá. 

Eles vão aprender a técnica da xilogravura – que se utiliza da madeira como matriz, permitindo a reprodução da imagem gravada sobre papel – e conhecer a história do poeta Patativa do Assaré.

Além das oficinas, que acontecerão nos dias 19 e 20, o projeto, desenvolvido pelo artista plástico e historiador Arnilson Montenegro, inclui a leitura de poesias do escritor cearense, que será coordenada por Suellen Ribeiro, graduanda em Letras pela UFCG. No sábado (21), as xilogravuras impressas pelos alunos serão expostas na feira livre de Taperoá.

“A feira é o local de origem e espaço dos poetas de bancada, emboladores de coco, repentistas e xilógrafos, assim como o centro de convergência das populações rurais e urbanas. Por isso, é o lugar ideal para realizar esse projeto”, disse Arnilson. O projeto foi contemplado com o prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – edição Patativa do Assaré 2010, do Ministério da Cultura.

VITRINE DO CARIRI
Ascom

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cresce o número de pessoas com Aids na Paraíba


Apesar das campanhas de esclarecimento à população, o número de pessoas com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) cresce na Paraíba. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2009, havia 265 pessoas com a doença no Estado, quantitativo que subiu para 312 casos, no ano seguinte, chegou a 118 no ano passado. Já no primeiro semestre deste ano, foram detectadas 152 pessoas com Aids na Paraíba, sendo a maioria homens.

Segundo a Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, da Secretaria Estadual de Saúde, (DST/Aids), ainda não há um estudo específico que constate o principal motivo do aumento no número de Aids na Paraíba.

Contudo, entre as pessoas acometidas da doença cresce a presença das mulheres. “A gente observa que principalmente o número de mulheres com a doença está aumentando. As gestantes fazem parte de um grupo de risco e por isso estamos realizando treinamentos com profissionais que trabalham em Programas de Saúde da Família, com o objetivo de evitar que a criança adquira a doença ao nascer”, declarou a assistente social do DST/Aids, Maílza de Oliveira.

Para receber a assistência médica, a população também pode procurar os Serviços de Atendimento Especializado (SAE) e os hospitais universitários. Já os testes rápidos para identificar o vírus HIV podem ser feitos em centros ou postos de saúde.

Os dados estaduais foram registrados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. De janeiro a 30 de junho deste ano, o Sinan revelou a existência de 152 casos da doença na Paraíba, sendo que 112 em homens e 40, em mulheres. O levantamento do Sinan também mostra que a taxa de incidência de Aids na Paraíba subiu de 7 casos para cada 100 mil habitantes, em 2009, para 8,3, em 2010.

A Organização Não Governamental Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, que possui sua única sede paraibana em Campina Grande, informou que o crescimento no número de casos é evidente. Segundo o presidente da ONG, Silvestre Maia, a unidade recebe pacientes de muitos municípios paraibanos, inclusive de outros estados vizinhos, a maioria formada por pessoas carentes.

“Hoje nós recebemos 400 pessoas que precisam vir fazer o tratamento em Campina Grande. O que observamos é que além do crescimento no número de pessoas portadoras da doença em geral, há um aumento no número de mulheres. Hoje, de cada 100 pessoas portadoras da doença, 40 são do sexo feminino na Paraíba”, explicou. Ele informou que a ONG funciona como um abrigo para pacientes de outros municípios, oferecendo alimentação, além de serviços psicossocial e jurídico. O núcleo funciona na Rua Dom Pedro I, no São José.

De acordo com a assistente social do DST/Aids, a população também pode procurar os SAE localizados em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Patos para receber. Além desses locais, os hospitais universitários (Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, e Alcides Carneiro, da Universidade Federal da Campina Grande) e as secretarias municipais de saúde, realizam também atendimentos e encaminhamentos.

Isabela Alencar - JP Online

Paraíba tem 6 candidatos a vereador analfabetos e 51,8% dos prefeitáveis tem ensino superior


A boa notícia que vem dos registros das candidaturas protocoladas no TSE é que, entre os que concorrem ao cargo de prefeito de um dos 223 municípios da Paraíba, a maior parcela já concluiu a universidade. São 267 (51,84%) candidatos que tem superior completo e 120 (23,3%) tem o ensino médio completo.

A notícia ruim é que, na Paraíba, seis candidatos a vereador são analfabetos e quatro candidatos a prefeito declararam à Justiça Eleitoral que sabem apenas ler e escrever.

Dos candidatos a vice-prefeito este ano, 16 (3,11%) informaram que também só sabem ler e escrever. Os quantitativos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos candidatos a prefeito nos municípios paraibanos, 34 (6,6%) disseram que tem ensino fundamental incompleto, 35 (6,7%) completaram o ensino fundamental, 14 (2,7%)  possuem o ensino médio incompleto e outros 120 (23,3%) concluíram o ensino médio.

São 41 (7,9%) candidatos que tem curso superior incompleto e 267 (51,8%) concluíram uma universidade. Dos candidatos a vice-prefeito, outros 75 (14,5%) disseram ter o ensino fundamental incompleto e 42 (8,17%) possuem ensino fundamental completo. Com ensino médio incompleto foram registrados 19 (3,6%) candidatos a vice-prefeito e outros 142 (27,6%) tem o ensino médio completo. Com o curso superior completo são 194 (37,7%) candidatos a vice-prefeito, contra 26(5,0%) de candidatos que não completaram a universidade.

Dentre os candidatos a vereador, a maior parcela está entre os que tem o ensino médio completo. São 3.623 (36,17%). Outros 547 (5,46%) tem ensino médio incompleto.

Também estão entre os candidatos a vereador 370 (3,69%) que sabem apenas ler e escrever, 1.849 (18,4%) com o fundamental incompleto e 1.383(13,8%) que completaram o fundamental. A lista de candidatos a vereador registrados no TSE se completa com 1.606 (16,93%) que concluíram um curso superior e 541 (5,4%) que tem o superior incompleto.

Fonte: Portal Correio

Cidades da Paraíba têm número de eleitores superior ao de habitantes


De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Paraíba tem 2.864.817 eleitores aptos para irem às urnas e escolher os prefeitos e vereadores dos 223 municípios. 

No entanto, um levantamento feito pelo G1 mostra que algumas cidades paraibanas têm mais eleitores do que habitantes. A anormalidade foi detectada em 14 municípios de diversas regiões da Paraíba.

Para identificar o excesso de eleitores nas cidades o G1 cruzou os dados disponibilizados pelo TSE e o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números da corte eleitoral foram atualizados em junho. O prazo para tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral se encerrou em maio.

Conforme o levantamento, têm número de eleitores superior ao de habitantes as seguintes cidades: Cajazeirinhas (Sertão), Algodão de Jandaíra (Agreste), Lastro (Sertão), Parari (Borborema), Santa Inês (Sertão), Areia de Baraúnas (Sertão), Caturité (Borborema), Quixabá (Sertão), Santa Helena (Sertão), Pilõezinhos (Agreste), Santo André (Borborema), São Domingos de Pombal (Sertão), São José do Bonfim (Sertão) e São José do Brejo do Cruz (Sertão). No início de 2011, eram apenas cinco cidades da Paraíba com eleitorado maior que a quantidade de habitantes.

A situação mais desproporcional ocorre na cidade de Parari. Segundo o IBGE, são 1.256 moradores e conforme o TSE são 1.868 eleitores, havendo assim um acréscimo de 612 pessoas. Já em Areia de Baraúnas o excesso é de apenas dois eleitores, são 1.927 habitantes e 1.929 votantes.

Além das cidades com mais eleitores que habitantes a Paraíba também tem municípios onde a diferença entre os dois índices é muito pequena. Em São Francisco apenas 22 pessoas não votam, já em Riachão de uma população de 3.266 habitantes apenas cinco não votam.

A resolução 20.472/99 do Tribunal Superior Eleitoral prevê que quando o número de eleitores de uma cidade for superior a 80% do número de habitantes, é necessário que a Justiça Eleitoral faça uma revisão do eleitorado.

O corregedor do Tribunal Regional da Paraíba, o juiz Miguel de Britto Lyra Filho, garantiu que o promotor Berlino Estrela já pediu revisão eleitoral em municípios com essas características, como Matinhas, onde 88% dos habitantes são eleitores. Segundo ele, a Justiça Eleitoral está monitorando essa situação para que haja um recadastramento para futuros pleitos.

Miguel de Britto informou ainda que regiões de fronteira são as que mais apresentam maior desproporcionalidade. Porém, ele admitiu que essa incoerência nos números pode ser resultado de cooptação de eleitores. "Pedimos recentemente para o IBGE analisar essa mudança repentina. Mas tem que ser investigado", disse.

Maiores colégios eleitorais

Analisando os dados do TSE é possível também ver quais são os maiores colégios eleitorais da Paraíba . A capital João Pessoa lidera com 479.909 eleitores. Em seguida vem Campina Grande com 280.100 votantes. O terceiro colégio é Santa Rita com 89.446 eleitores.

Entre as dez cidades com maior número de eleitores ainda aparecem Bayeux (70.653), Patos (67.473), Sousa (47.191), Cajazeiras (44.079), Queimadas (41.049), Guarabira (39.119) e Sapé (38.590).

Fonte: G1 PB

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Deputado Hugo Motta sofre acidente e está internado em João Pessoa


O deputado federal Hugo Motta (PMDB) sofreu um acidente automobilístico na noite desta quinta-feira (12), quando viajava de Recife à João Pessoa.

Hugo Motta retornava de Brasília em um voo até a Capital do Pernambuco, onde seguiu em seu veículo particular para João Pessoa. No percurso o veículo saiu da pista de rolamento devido a quantidade de água na rodovia, provocada pela chuva forte daquele momento.

O deputado ficou ferido e seguiu direto para um dos hospitais da capital paraibana, onde ficou constatada uma fratura em uma das vértebras da coluna e rompimento de primeiro grau no ombro direito.

O deputado foi atendido, medicado com anti-inflamatórios e deve ficar em repouso por 72 horas. A assessoria do deputado tranquilizou os correligionários patoenses afirmando que em breve Hugo Motta estará em suas atividades normais.

Patosonline.com

Cacimbas amanhece de Luto pela morte do Senhor Vavá de São Gonçalo


LUTO: Faleceu na manhã desta sexta feira (13/07/2012),na Unidade de Saúde Maria Nazaré da Cunha em Cacimbas interior da Paraíba por volta das 11hs do dia, o Senhor Genival conhecido por Vavá residente no Sítio São Gonçalo desta mesma cidade.

Um exemplo de esposo e chefe de família, Vavá deixa a senhora Maria do Carmo "Carminha de Pedro Brejeiro", com quem era casado e  ficam órfão seus três filhos: Nenê, Missilene e Nininha. A morte do agricultor está relacionada a problemas respiratórios já que o mesmo sofria de complicações nos pulmões e já vinha realizando tratamento para controlar a doença.

Apesar dos esforços Vavá não resistiu e faleceu nesta sexta. O corpo dele está sendo velado em sua residência no Sítio São Gonçalo e o sepultamento do mesmo está marcado para acontecer neste sábado dia (14/07), em Cacimbas em horário a ser definido pela família.