segunda-feira, 15 de julho de 2013

Segurança: Lei Seca ficará mais rígida na Paraíba



A partir dessa segunda-feira (15), mais 60 agentes de trânsito – aprovados no concurso público e nomeados na última quinta-feira – estarão atuando nas fiscalizações em todo o Estado. Com esse aumento de funcionários, o chefe da Divisão de Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), major Rochester Vale, anunciou que, a partir desta segunda, as fiscalizações da Lei Seca na Paraíba ficarão ainda mais rígidas para coibir motoristas embriagados ao volante e reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Com o aumento do contingente, o órgão está preparando um plano de ações para cidades do interior e as blitze devem começar até o final deste mês.

Cada equipe de fiscalização da Lei Seca, composta por pelo menos 15 agentes de trânsito, circulará por algumas cidades do interior durante os finais de semana, como Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Guarabira, Pombal e Princesa Isabel. “Vamos sempre procurar alternar as cidades para não viciar o processo. Estamos planejando as ações, que exigem uma grande logística, e também estamos adquirindo equipamentos e finalizando os treinamentos para tentar começar as operações até o final deste mês”, afirmou o major Rochester Vale.

Segundo o major Rochester Vale, os 60 agentes de trânsito concursados já passaram pelo curso de formação e agora estão sendo submetidos a um processo de instrução de nivelamento com o objetivo de atualizá-los em relação às novas resoluções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que foram criadas entre o treinamento inicial e nomeação. Eles ficarão lotados em João Pessoa e também viajarão para todo o Estado em regime de escalas.

Além de tentar combater a embriaguez ao volante nas cidades do interior, o Detran planeja uma campanha de conscientização para combater a circulação de animais nas estradas. “Alguns municípios do interior ficaram à margem das operações, e são cidades em que há muitos acidentes. Além do álcool, uma das causas são os animais que invadem as pistas. Vamos tentar trabalhar uma campanha em cima disso, até porque o dono do animal por ser responsabilizado criminalmente”, destacou o major.

PRF registra 37 acidentes; duas pessoas são presas

Nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu nas últimas 72 horas deste final de semana, 37 acidentes com 29 pessoas feridas. Do total de acidentes, 19 não tiveram vítimas.

A PRF também fiscalizou 1.112 veículos, lavrou 228 autos de infração de trânsito, 15 veículos ficaram retidos para regularização e seis animais que estavam soltos na pista foram recolhidos. Ainda, foram realizados 154 testes de alcoolemia, onde apenas três motoristas estavam dirigindo sob influência de bebida alcoólica e dois deles foram conduzidos para Delegacia de Polícia.

Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário