O objetivo consiste em fortalecer ainda mais a agricultura familiar com o incentivo às produções de alimentos orgânicos de forma sustentável, visando o consumo consciente da água e o reaproveitamento dos produtos, bem como, o apoio à comercialização dos itens nas feiras livre, nas prefeituras para merenda escolar, e nas próprias comunidades.
As associações comunitárias dos produtores rurais dessas localidades destacam as necessidades de mais investimentos nas áreas e mais projeto voltados para o homem do campo, já que a região possui diversas potencialidades. Diante do exposto, as prefeituras, juntamente com as Secretarias de Educação e Agricultura, sinalizaram com o interesse em adquirir parte das produções agrícolas dos pequenos produtores.
Dessa forma, surgem os primeiros passos como forma de incentivos para outros agricultores, que apesar da forma tímida, os camponeses, passam a obter renda própria para complementar seu orçamento financeiro, por meio da agricultura familiar. Tais atividades geram economia de água com o reaproveitamento do solo, o uso consciente dos insumos e a valorização das propriedades a partir de um bom planejamento com baixo custo, sem grandes prejuízos ao meio ambiente.
Estiveram à frente da mobilização, os articuladores, Joilton Marinho, Fabiana, juntamente com vários agricultores beneficiários que compõem as associações comunitárias de Cacimbas. Na ocasião, houve exposição do projeto, registros fotográficos, diversos relatos de experiências e amostras bem sucedidas nas comunidades atendidas.
A Secretaria de Agricultura de Cacimbas, na pessoa do senhor Alziran Pereira prometeu apoiar as produções locais com o abastecimento de água nos períodos críticos. As demais representatividades avaliaram o encontro como positivo e se prometeram visitar as propriedades que vem trabalhando de forma sustentável o projeto agroecológico, bem como levar as demandas para as suas respectivas prefeituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário