sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Salários em dias: Prefeitura de Cacimbas paga a seus funcionários nesta sexta 29


O prefeito de Cacimbas, na Paraíba, Geraldo Terto da Silva (Léo Terto) e o secretário das finanças, Genilson Terto, comunicam aos funcionários que, a Prefeitura está pagando a folha de pessoal nesta sexta-feira 29, como forma de honrar seus compromissos perante as categorias.

Com os salários mantidos em dias, a gestão municipal, garante que as finanças do município estão equilibradas, o que dar mais segurança aos servidores que passam a ter seu poder de compra aumentado, bem como, aos fornecedores que vendem mais produtos e mercadorias, aquecendo a economia local/regional.

Por meio de um planejamento estratégico, o prefeito assegura que, muito em breve, estará se organizando financeiramente para pagar as folhas de dezembro, assim como a segunda parcela do 13º dos servidores. Aposentados e pensionistas que recebem seus salários através do Instituto Municipal de Previdência Própria, (IMCA), também já sacaram seus benefícios.

Segundo o prefeito, ser administrador é ter a responsabilidade com a coisa pública e manter os compromissos em dias, fazendo sempre o certo. Para o gestor, por meio da economia de recursos, se fortalece ainda mais a capacidade pensar e fazer cada vez mais pelo povo.

Já em clima natalino, o prefeito, Léo Terto com sua equipe de governo, deseja a todos os munícipes, um Feliz Natal e chuvas de bênçãos e felicidades.

Prefeitura de Cacimbas com um novo tempo.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Festa de 10 anos é comemorada no fim de semana pelas comunidades remanescente de quilombos na Serra Feia de Cacimbas PB


Para a comissão organizadora, a semana foi de muito trabalho, porém, os resultados foram gratificantes com a presença de um bom público.

A semana foi marcada por muitas ações e serviços ofertados na Escola, Joaquim Cassiano Alves da Serra Feia, comunidade anfitriã das demais localidades que juntas celebraram a festa da "Consciência Negra", que está na sua décima edição.

O evento, reuniu as outras duas comunidades remanescente de quilombos, Chã e Aracatí, numa forma de fortalecimento dos movimentos sociais e das políticas públicas.

As secretarias de saúde, educação, agricultura e ação social, levaram diversos serviços e atendimentos diversos para os moradores de forma itinerantes, como: consultas, enxames médicos, distribuição de medicamentos, atualização cadastral nos programas sociais, estética e beleza, dentre outros.

Neste sábado dia 23, aconteceu à culminância dos trabalhos com passeio turístico, visitas, exposição fotográfica e de objetos antigos, torneio de futebol, danças, desfiles, amostra pedagógica, vídeos documentários, almoço de confraternização, bingo e forró, encerrando as apresentações.

Além da comissão organizadora, estiveram presentes: o prefeito de Cacimbas, Léo Terto, vereadores aliados, secretários municipais, associações comunitárias, PROPAC, CAMEC, CEPSF, Escolas parceiras, igrejas, além de voluntários e diversas comunidades visitantes.

























sexta-feira, 22 de novembro de 2019

“QUEM ABRE UMA ESCOLA, FECHA UMA PRISÃO”: Prefeito de Cacimbas reativa escola da Chã que estava fechada há quase 20 anos, para atender comunidades remanescentes de quilombos


Novas vagas de empregos, valorização da cultura e do povo com mais desenvolvimentos!

O prefeito de Cacimbas, no sertão da Paraíba, Geraldo Terto da Silva, (Léo Terto do PSB), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, atenderam num gesto de amor, as solicitações dos moradores das comunidades, Chã e Aracatí, localizadas na região do Distrito de São Sebastião, ambas remanescentes de quilombos.

Os pedidos dos moradores eram para que os gestores se sensibilizassem com a situação dos estudantes e tivesse a coragem de reabrir a Escola Municipal, JOÃO INÁCIO DO CARMO, que se encontra em ruínas e desativada desde 2002. Há pelo menos 17 anos, os alunos do Aracatí e Chã, são transportados a uma distância entre 4 e 2 km, respectivamente, até a Escola do Distrito para estudarem, o que se torna desconfortável, conforme afirmam as mães.

Diante dos pedidos, o prefeito garantiu ativar o referido educandário e para isso, está reformando e ampliando o antigo prédio que irá ganhar novas salas de aulas, banheiros, muros, telhado, equipamentos, funcionários capacitados e instalações para atender no próximo ano, os estudantes da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental I.

Com os investimentos e serviços de melhorias, as comunidades, ficam mais valorizadas, além das crianças terem mais conforto na porta de casa, com o fortalecimento de sua identidade cultural tendo como referência a história de um povo forte e resistente, sem contar com a geração de empregos e rendas para os trabalhadores da região que precisam garantir o sustento das famílias.

As lideranças, haviam se mobilizado várias vezes e até formularam pedido junto aos órgãos competentes, mas por falta de orçamento, os pleitos não foram atendidos de imediatos, só que para o prefeito Léo Terto e o Secretário de Educação, era questão de honra ativar a referida escola, já que era um sonho antigo dos moradores em ver o projeto concluído e entregue a população.

As demandas são muitas e diante das solicitações, a gestão municipal, teve o cuidado de planejar e economizar recursos, sem prejudicar o funcionamento de outros serviços básicos, dessa forma, os moradores entenderam as dificuldades e se comprometeram em esperar o momento oportuno para tal realização.

“A referida obra está em ritmo bastante acelerado e representa muito para aquela região, estamos concluindo a escola da Chã com recursos próprios do município e será entregue no início de 2020, para servir aos filhos do povo, vale salientar que vamos melhorar todas as demais unidades de ensino de Cacimbas”, destacou o prefeito.






                               Reportagem de Olavo Silva/Fotos de Jademilton Teodósio do Carmo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Tecnologias: Mais seis escolas rurais de Cacimbas PB, são contempladas com internet de boa qualidade


O custo é zero para o município, que fica encarregado apenas de cuidar, zelar e realizar a manutenção dos equipamentos.

A Secretaria de Educação acompanhou os trabalhos do técnico Luciano Stern, da VIVO, que retornou ao município nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, respectivamente para instalar equipamentos modernos para captar e transmitir o sinal de internet de boa qualidade para os profissionais da educação.

O projeto escolas conectadas, é um Programa do Governo Federal, firmado com a empresa de telefonia VIVO em parceria com o Ministério da Educação e os municípios.

Das nove escolas visitadas, três delas não foram conectadas nessa primeira etapa por apresentar inconsistências no sinal devido à localização geográficas são elas: Raimundo Pereira no Minador, Joaquim Cassiano Alves na Serra Feia e Gonçalo Pereira, sendo que esta última se encontra desativada.

As demais unidades receberam o sinal com excelente qualidade, variando entre 5 a 7,6 mega bytes de potência, o que corresponde a cobertura de 50 metros quadrados ou mais, dependendo do horário e localização da antena. O problema detectado nas escolas acima foi informado e será sanado em breve.

Estão conectadas as escolas: Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião, João Helena de Maria no Monteiro, Agostinho Justo de Souza no São Gonçalo, Manoel Alexandre no Fundamento de Cima, Gabriel Alves Teixeira do Retiro.

O projeto é de grande importância e para nós, representa um avanço significativo, pois a maioria das nossas escolas são rurais e distantes, o que dificulta a comunicação, sem contar que os registros das atividades e quase tudo hoje em dia depende desse novo modelo de comunicação instantânea.

Apesar de ser meta do governo federal, conectar todas as escolas até o ano que vem, é preciso que os secretários estejam atentos aos prazos para responder aos questionários com as informações fidedignas, bem como preencher a documentação e as atas de adesão.

Fomos a cada localidade e trabalhamos até as 19hs, dessa forma ficamos com a sensação de dever cumprido e podem esperar que vem mais novidades e conquistas por aí, em breve, aguardem!







 



quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Educação o melhor legado: Projeto de leitura é sucesso na escola João Heleno de Maria na comunidade do Monteiro


As equipes de professoras, coordenadores, direção e demais profissionais da Escola João Heleno de Maria, localizada na comunidade do Monteiro de Cacimbas-PB, desenvolveram com muito zelo e entusiasmo o Projeto de Leitura e produção textual denominado de “Zé do Livro”.

Segundo o Diretor, Fábio Junior Marques Pereira, o principal objetivo do projeto é aproximar cada vez mais as famílias da escola, bem como incentivar as práticas de leitura e produção de textos, a partir do lúdico. Com as metodologias inovadoras, os estudantes, se tornam protagonistas e com isso são estimulados a ler, interpretar, criar novas histórias e compartilhar com outros amigos.

Cada turma apresentou um tema e na ocasião, convidou uma mãe para relatar as experiências que seus filhos aprenderam ao longo do projeto. Todas as historias de vida foram surpreendentes. Para os idealizadores dos trabalhos, valeu muito a pena apostar na criatividade dos alunos e no envolvimento dos pais e da comunidade que abraçou a causa.

Alunos que antes tinham dificuldades nos estudos e apresentavam comportamentos desajustados, se superaram e foram destaques na culminância do Projeto, sendo inclusive premiados pelo bom desempenho e superação, para a professora, Eudesia, o amor e a dedicação da família com as equipes fez toda a diferença na vida das crianças.

“O Zé do Livro” consiste em um boneco que interage com as crianças e as incentiva a levar uma mala com livros literários para casa, chegando aos lares à criança ler ou conta a historinha de acordo com seu nível de desenvolvimento para os pais que com o uso do celular grava e depois compartilha a produção nas redes sociais.

Foram apresentados diversos gêneros textuais, a fim de resgatar e incentivar as práticas de leituras, escritas e a oralidade das crianças por meio de: poemas, rimas, músicas infantis, contos de fadas, painéis, teatro, paródias, exposições, relatos de experiências, sorteios e outras produções. 

Nesta mesma Escola e na comunidade do São Gonçalo, também está acontecendo a “Campanha Papai Noel dos Correios”, para quem desejar ajudar as crianças a realizar seu sonho é só passar nos Correios de Cacimbas e adotar uma cartinha.