Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao
Ministério da Educação (MEC), alterou as diretrizes para a coleta de dados do
Censo Escolar 2020, por causa da pandemia do coronavírus. Conforme publicação no
Diário Oficial da União (DOU), o prazo foi ampliado em 87 dias – antes o
sistema ficava aberto apenas por dois meses.
O acesso ao sistema foi
liberado na última quinta-feira (27) e ficará acessível até 21 de agosto desse
ano. Assim, os representantes das escolas públicas e privadas da educação
básica do país, já podem declarar as informações pertinentes no Sistema
Educacenso.
Além de o prazo ter sido
ampliado, o período de referência para considerar as matrículas também foi
alterado. Agora, as instituições terão que considerar o dia 11 de março de 2020,
período anterior ao início da suspensão das aulas por conta do isolamento
social – como data de corte.
“Nós estudamos os diferentes
decretos para traçar o cenário objetivo das datas de suspensão das aulas
durante a pandemia, considerando a dinâmica da declaração das matrículas no ano
passado para desenhar a proposta mais indicada, com máxima antecipação do
início de coleta e término mais tardio possível”, explicou à coordenadora-geral
do Censo Escolar no Inep, Célia Gedeon.
Censo
Escolar
O Censo Escolar é coordenado
pelo Inep e feito, todos os anos, em parceria com as secretarias estaduais e
municipais de Educação. Os dados obtidos através do Censo Escolar baseiam os
cálculos de indicadores que servem para explicar a situação educacional do
Brasil, tais como: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as
taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, dentre outros.
O Censo também abrange as
diferentes modalidades e etapas da educação básica e profissional como: Ensino regular (educação infantil, ensinos
fundamental e médio);
Educação especial – modalidade substitutiva;
educação de jovens e adultos (EJA);
Educação profissional
(cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação
profissional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário