sexta-feira, 15 de junho de 2018

Cacimbas realiza Audiência Pública da Educação e Saúde nesta sexta feira 15


Aconteceu na manhã desta sexta feira, 15 de junho de 2018, na Câmara de Vereadores em Cacimbas no sertão do estado, uma Audiência Pública promovida pela ECOPLAN, Secretaria de Educação, Saúde e Prefeitura que ainda contou com as participações do Legislativo Municipal, José Pereira- Lela, Rogério Arruda, Paulo Araújo Leite, Cícero Bernardo, Agricultura, Ação Social, Instituto Municipal de Previdência e sociedade civil.

O objetivo do encontro foi apresentar à população as ações que vem sendo desenvolvidas nas referidas áreas desde o ano passado, bem como projetar novas metas de trabalho para o ano seguinte com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO e Lei Orçamentária Anual- LOA, ambas de 2019.

Após o cerimonial, Maria Salete, iniciou os trabalhos falando da satisfação de está de volta a Cacimbas para debater com as pessoas assuntos da administração pública municipal, ela argumentou sobre os grandes desafios que os gestores vêm enfrentando com a escassez de recursos frente às crises e demandas.

Salete ainda ressaltou a importância dos vereadores, secretários e prefeito de realizarem audiências públicas nas comunidades rurais, a fim de ouvirem as principais reivindicações do povo e recomendou o bom planejamento estratégico como necessário para “driblar a crise” que assola o país.

Em seguida foram apresentadas as principais ações da Educação Básica que visam melhorar os índices no município. A Coordenadora Maria Luciete e o Formador local, Arenilson Lima Moura, destacaram a importância dos Programas para combater a distorção idade série nos anos iniciais, abandono, repetência e dificuldades de aprendizagem, dando ênfase para o apoio da família na educação dos filhos.

A Secretaria reconhece os desafios de se alfabetizar as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental como preconiza o Ministério da Educação e também sabe das dificuldades da falta de infraestrutura adequada para o bom funcionamento das oficinas e aulas de reforço oferecidas pelos Programas, Novo Mais Educação e o Mais Alfabetização, onde o governo não garante os recursos suficientes para a efetiva execução os mesmos.

A segunda Parte da reunião ficou por conta da Secretária de Saúde Geiza da Cunha Alves, que fez uma breve explanação dos serviços desenvolvidos pelo município e destacou outros trabalhos em andamento. Geiza falou dos diversos atendimentos aos usuários, como: marcação de exames, consultas, cirurgias, encaminhamentos, visitas, campanhas, vacinas, medicamentos, dentre outros.

A secretária ainda pontuou as dificuldades da gestão em encontrar médicos para atender na Unidade Âncora de Serra Feia e citou algumas conquistas para área da saúde como aquisição de Ambulância, ampliação das equipes do PSE, implantação do NASF, estruturação das Unidades de Saúde, conclusão das UBS de São Gonçalo e Cipó.

O Vereador, Cícero Bernardo Cesar, exaltou a idoneidade da ECOPLAN que presta relevantes serviços de contabilidade em Cacimbas desde 1997 e elogiou os organizadores que vem debatendo os problemas com a população, Cícero parabenizou a Câmara Municipal pela atuação popular e fez algumas recomendações aos gestores dizendo que vai elaborar um Projeto de Lei, o qual exige das secretarias a realização  de eventos da mesma natureza.

O Vereador, Paulo Araújo Leite, se mostrou satisfeito com as ações apresentadas, destacando a importância das lideranças visitarem as comunidades e ouvir os pleitos dos moradores. Paulo ainda defende a parceria dos parlamentares com o poder público por estes estarem mais perto do povo. O vereador falou de sua preocupação com os índices educacionais baixos, segundo ele é preciso investir em saúde e educação como áreas prioritárias.

Por fim, Paulinho ressaltou a importância dos serviços da Saúde a serem implantados no município nos próximos dias para atender as pessoas e diminuir os gastos com deslocamentos para outros Centros de tratamentos especializados. 











                                   Prefeitura Municipal de Cacimbas com um Novo tempo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário