terça-feira, 17 de setembro de 2019

Cacimbas- PB: Equipes da saúde e educação promovem mais um evento do "Setembro Amarelo"


Na tarde desta terça feira 17, os profissionais de saúde e educação, estiveram na Escola Municipal João Heleno de Maria na comunidade do Monteiro de Cacimbas PB, e contou com a psicóloga, Luana Gomes que conduziu a palestra.

Falar sobre depressão que para muitos ainda é um tabu, pode ser a melhor solução. É preciso coragem e conhecimentos aprofundados para abordar o assunto a cerca da depressão e o combate ao suicídio, que vem desafiando os especialistas.

As equipes de saúde formadas por: Fisioterapeutas, Nutricionista, Educador Físico, Odontólogo, Médica do Programa Saúde da Família, Psicóloga, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiras, Coordenadoras, técnica de saúde bucal, secretária e demais profissionais, vem se empenhando ao máximo para levar ações de promoção à saúde e prevenção de algumas enfermidades.

Neste mês, acontece a Campanha denominada de “Setembro Amarelo”, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, que juntos vem promovendo palestras nas escolas, para tratar sobe a depressão e a prevenção dos casos de suicídios.

A depressão atinge todas as camadas sociais, independentemente da cor, raça, sexo, religião, condições financeiras, idade ou cultura. Vale ressaltar que não existe um único fator determinante para a doença se manifestar e sim, um conjunto de situações conflituosas, podendo ser: questões financeiras, morte de um ente querido, separação, desemprego, doenças crônicas, tensão cobranças excessivas, prisão ou privação de algum desejo, abusos e outros.

Segundo os especialistas, a doença é considerada o mal do século e tem desafiado não só os pacientes acometidos com os transtornos mentais, mas também, os familiares e pessoas próximas que se sentem impotentes diante das situações desesperadoras.  

Em alguns casos, quando a doença é diagnosticada precocemente e está em estágio moderado ou leve, o paciente pode ser tratado por meio de terapias, já nos casos mais complexos, o profissional encaminha para o psiquiatra ou psicanalista, dependendo da situação.  

Nesta quinta feira às 13hs, as equipes promovem o evento na Escola Municipal Vereador Manoel de Almeida no Distrito de São Sebastião.














Nenhum comentário:

Postar um comentário