terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeitura de Cacimbas incentiva jovens na prática de Karatê no município, delegação representa bem a cidade na Copa Brasil em João pessoa- PB



A Prefeitura Municipal de Cacimbas, interior da Paraíba, incentiva diversos jovens na prática de karatê na cidade, através da Academia Brasileira de Karatê Shotokan- ABKS. O Projeto que atende a quase 100 jovens, tem por objetivos recuperar, incluir e ocupar a mente dos atletas com as modalidades esportivas. Atualmente esta Academia conta com uma imensa lista de medalhas e títulos reconhecidos na Paraíba e em todo território nacional.

Em Cacimbas foram selecionados 17 atletas competidores das mais diferentes categorias, além de dois árbitros e um técnico para participar da Copa Brasil, etapa Norte- Nordeste, no ginásio de esportes o “Ronaldão”, em João Pessoa capital paraibana, entre os dias 24 a 26 de abril do ano em curso. O evento teve o apoio do governo do estado, secretaria estadual de esportes, Prefeitura de João pessoa e empresas particulares.

Na classificação geral, a Paraíba que inscreveu 140 atletas, conseguiu o 2º lugar no quadro de medalhas, ficando atrás apenas do Ceará, 1º colocado no rank com 165 atletas. Outros estados brasileiros, a exemplo do Amazonas com 24 atletas, Piauí 20, Pernambuco 53, Alagoas 30, Bahia 70, Rio Grande do Norte 12, Sergipe12, Maranhão 14, Pará 95, Acre 10, Roraima 18, num total de mais de 600 atletas que também participaram da Copa Norte Nordeste.

Andréia Gomes da cidade de Cacimbas, na condição de árbitra da competição, destacou o talento dos atletas locais e a dedicação do companheiro de trabalho o Edison Oliveira, bem como o esforço do professor, José de Arimatéia que é 6º Dan, sendo considerado o melhor do Brasil, há dez anos o instrutor vem atuando na região trazendo muitas alegrias para os praticantes das artes marciais, torcedores, familiares e demais admiradores dessa modalidade esportiva.

Andréia ainda relatou as inúmeras dificuldades enfrentadas por muitos atletas devido a pouca condição financeira, na ocasião ela ressaltou a necessidade de maiores investimentos na área e lamentou a falta de incentivos no tocante a patrocínios e apoios como forma de incentivos para os jovens que encontram na prática esportiva uma filosofia de vida.

“Investir nas práticas esportivas é o mesmo que investir em saúde, educação, lazer, bem estar social e qualidade de vida das pessoas, os benefícios trazidos pelos esportes são muitos, além de se evitar o sedentarismo e gastos futuros na recuperação de jovens viciados ou em conflitos com a lei”, afirmou Andréia.

A Karateca avaliou o evento como algo grandioso e fez uma retrospectiva da ABKS, ela agradeceu a Deus, a parceria da Prefeitura de Cacimbas, Secretaria de Transportes, Secretaria de Ação Social, Educação, a os apoiadores da delegação, que pagaram as inscrições dos alunos, disponibilizaram os transportes para que estes representasse bem o município.

Segundo a árbitra, “o Karatê é a arte das mãos vazias que auxilia na formação do caráter dos cidadãos, além de servir para projetar o nome da cidade a nível estadual e nacional, o que representa um orgulho a os praticantes por ter a oportunidade de serem incluídos na sociedade, através de um esporte de elite, onde muitos sonhos são realizados”, disse.

A ABKS (Associação Brasileira de Karatê Inter estilos) fez a sua parte na oitava participação e convocação. A competição serviu para os atletas adquirirem mais experiências e até revelar novas promessas desta modalidade esportiva. A ABKS conquistou 19 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze, o resultado agradou os organizadores da competição.

A classificação geral dos cinco estados premiados na Copa Brasil de Karatê foram:

1º colocado o estado do Ceará
2º colocado o estado da Paraíba,
3º colocado o estado do Pernambuco
4º colocado o estado da Bahia
5º colocado o estado do Pará

Aqueles que queiram participar gratuitamente das aulas bastam procurar Andréia Gomes e se inscrever, os treinos acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados, também com aulas de taiboo. Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo, incentivando a prática de esporte na cidade.  

 
 
 
 
 

                                                                                                  SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário