quinta-feira, 12 de março de 2015

Estado anuncia que vai instalar poços e cisternas em comunidades quilombolas



O governo estadual anunciou a retomada da instalação de poços artesianos, de cisternas e o melhoramento do acesso aos quilombos, durante audiência com representantes da Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes (AAcade), lideranças quilombolas e auxiliares do Governo, na manhã desta quinta-feira (12).

Na ocasião, foram discutidas demandas como acesso à água, infraestrutura das comunidades, construção de habitações, segurança alimentar, realização de cursos de capacitação e segurança públicas nas 38 comunidades quilombolas reconhecidas no Estado, que foram apresentadas em documento.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que a orientação para todas as secretarias é que ampliem as parcerias e acelerem os investimentos para resolver as demandas históricas de um povo que durante muito tempo ficou esquecido pelo poder público. Ele solicitou à Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia e ao Departamento de Estradas de Rodagem que priorizem as demandas de poços e cisternas, o desenvolvimento de ações produtivas e a melhoria dos acessos aos quilombos.

Outras prioridades dos quilombolas são investimentos em habitações rurais nas comunidades de Pitombeiras, em Várzea; Barra de Oitis, em Diamante; São Pedro, em Catolé do Rocha; Suassuna, Areia Verão e Vila Teimosa, em Livramento; e Serra Feia e Aracati, em Cacimbas. O diretor técnico da Cehap, Cláudio Batista, informou que já está contratada a construção de 145 casas em quilombos, mas o órgão espera a liberação dos recursos por parte da Caixa e do Governo federal.

"Infelizmente, está havendo muita dificuldade na liberação dos recursos para as habitações rurais. Mas, por orientação do governador, vamos estudar formas de investir com recursos próprios do Pró-Moradia ou do PSH nas situações mais emergenciais", observou.

 Também participaram da audiência o diretor do DER, Antônio Fleming; o diretor de Recursos Minerais da Seimarhct, Marcelo Falcão; o diretor técnico da Cehap, Claudio Batista; a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares; o secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima; o secretário de Planejamento e Finanças, Tárcio Pessoa; o presidente da gestão integrada, Emater, Interpa e Emepa, Nivaldo Magalhães; e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Francicleide Fernandes.

Representaram os quilombolas na audiência Geilsa Roberto (Mituaçu- Conde), Geraldo Gomes (Bomfim- Areia), Leonilda Coelho (Grilo- Riachão de Bacamarte.), Luis José (Fonseca- Manaira), Francisca Maria da Silva (Catolé do Rocha), Antonio Bugari (Barra do Oitis- Diamante), Damião (Pitombeira- Várzea), José Pequeno (Barreira- Coremas) –Francimar Fernandes e Luis Zadra acompanham pela AAcade.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário