Aconteceu nesta sexta feira
04/09, na Escola Municipal Tertulino Cunha de Cacimbas no interior do estado,
uma capacitação sobre educação inclusiva para profissionais que fazem parte do
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e demais interessados.
Juliana Gonçalves e o subsecretário José Leônidas, fizeram a abertura dos
trabalhos, em seguida apresentaram a nova coordenadora do programa a Rivoneide
Gonçalo.
Juliana fez a entrega dos Certificados
com carga horária de 120 horas para os professores da etapa anterior referente às
áreas de linguagem e matemática. Este ano, as equipes que participaram de uma
formação em João Pessoa, prometeram inovar a metodologia e para tanto, vão dar ênfase
a educação inclusiva diversificada, a partir das oficinas pedagógicas que serão
trabalhadas de forma interdisciplinar, visando um melhor aproveitamento da
aprendizagem.
O encontro de oito horas de
duração, contou com as presenças de professores, secretário de educação,
coordenadores, conselho tutelar, agentes públicos, diretores escolares e as
convidadas de Teixeira, Luciene e Socorro que acumulam experiências sobre o
tema em questão. Estas apresentaram várias dinâmicas de grupo, vídeos
educativos e reflexivos, materiais diversificados e jogos pedagógicos.
Os demais participantes
interagiram, questionaram, esclareceram suas principais dúvidas e relataram
suas angustias do dia a dia, onde se deparam com alunos com algum tipo de
deficiência e, no entanto, se sentem limitados e impotentes diante dos inúmeros
problemas detectados em sala de aula. As coordenadoras defendem cursos de
formação específicos para estes profissionais.
“Acreditar e respeitar a
diversidade é preciso, adequar as escolas com a construção de rampas,
alargamento das portas, sinalização e aquisição de equipamentos e materiais
adequados, não são suficientes se nossos professores não estiverem devidamente
capacitados”, relatou Luciene.
José Diraldo Gomes reconhece
à necessidade de se fortalecer as parcerias em função da aprendizagem, segundo
ele, a secretaria de educação já fez a adesão de vários cursos de formação pela
plataforma online do MEC. Os debates forma considerados satisfatórios, onde levaram
em conta os sistemas e os processos burocráticos referentes à universalização
da educação inclusiva.
“É preciso motivar,
estimular e conviver com a diversidade de gêneros e habilidades, apesar das
leis vigentes no país serem antigas, ainda é gritante as formas de
descriminação e exclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, Incluir
nesse sentido perpassa por aqueles alunos com deficiência, nossa intenção é
incluir quilombolas, deficientes e pessoas com todas as necessidades e
limitações de desenvolvimento”, disse Juliana.
Cresce os desafios na
contemporaneidade, na busca por alternativas viáveis para facilitar o processo
educativo no combate à segregação, a fim de promover a socialização dos grupos.
A equipe apresentou os matérias e ressaltou a importância da implantação das
salas de recursos multifuncionais. No período da tarde os profissionais participaram
das oficinas nos grupos de trabalho.
Prefeitura
Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto.
SECOM/PMC.
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