segunda-feira, 26 de março de 2012

Cacimbas, PB: CAMEC e entidades parceiras celebram evento para comemorar o dia Mundial da Água

Aconteceu neste domingo dia 25/03 na Comunidade do Sítio Monteiro da cidade de Cacimbas, sertão paraibano, as comemorações em alusão ao dia Mundial da Água.
“Água é vida!” e por isso é considerada um bem natural indispensável para a sobrevivência da humanidade. Mesmo sendo um recurso inesgotável, precisa de cuidados especiais no manejo, uso racional e preservação para as gerações futuras.
O evento contou com a participação de vários setores parceiros da CAMEC (Central das Associações de Comunitárias de Cacimbas) a exemplo: Educação, Saúde, Agricultura, Cáritas Brasileiras, Ação Social, PROPAC, Lideranças Comunitárias e outros segmentos. Os debates foram mediados por Anchieta de Assis da cidade de Patos sertão da Paraíba. Com o tema: “Água, Liberdade e Cidadania”.
Na ocasião aconteceram palestras, distribuição de cartilhas e panfletos, exposição de cartazes, debates, apresentação de trabalhos produzidos por alunos, relatos de experiências comunitárias, exibição de um vídeo comunitário produzido na comunidade Serra Feia pela Jornalista Renalle Benício. O encerramento da festa foi marcada com a celebração da Santa Missa pelo Padre Albaní.
A secretária de Saúde Patrícia Freire apresentou o Projeto Saúde nas escolas e falou da importância das ações que cada um pode realizar para contribuir na preservação do meio ambiente. Ela Falou das principais doenças provocadas por água contaminada.
“Cuidar dos recursos naturais é responsabilidade de todos e temos que ter essa preocupação pensando sempre no que vamos deixar para as futuras gerações.”, destacou a Secretária.
Para Gilberto Nunes, presidente da CAMEC e um dos organizadores da festa, a participação das dezenove comunidades convidadas e representantes do poder público serviu como apoio para o fortalecimento das comunidades rurais.
“No décimo ano de comemoração, percebemos um maior envolvimento e participação das comunidades e entidades parceiras, isso é positivo para uma melhor articulação das famílias no semiárido do Nordeste brasileiro.”, pontuou Gilberto.
De acordo com Irenaldo Araújo, coordenados do PROPAC baseado em estudos, o semiárido brasileiro é uma região “rica” em recursos naturais, é também um dos pontos onde há uma maior distribuição de chuvas, embora sejam irregulares e mal distribuídas. O líder acredita que com um planejamento estratégico é possível aproveitar melhor os recursos e espaços na tentativa de viver bem nesses lugares.
“Sabemos que existem regiões mais secas que a nossa e que as pessoas conseguem se adaptar e conviverem normalmente. Se adotarmos estratégias para explorarmos nossa região viveremos bem”, revelou o coordenador.
As famílias beneficiadas com tanques de pedra e cisternas falaram do quanto suas vidas mudaram após essas conquistas. Maria de Lourdes do Sítio Cipó disse que além da água de boa qualidade para o consumo da família, ainda consegue cultivar hortaliças em seu quintal usando água da cisterna para aguar as plantações.
Lindalva Tomás de Sítio São Gonçalo deu explicações de como cuidar das águas captadas das chuvas e armazenadas em cisternas de placas. O secretário de Ação Social José Galdino Neto (Deca), falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo governo municipal no qual se compromete investir recursos e trabalhar em parceria com as comunidades.
confira mais fotos do evento:
GILBERTO NUNES: PRESIDENTE DA CAMEC
  

JORNALISTA RENALLE BENÍCIO
SECRETÁRIA DE SAÚDE PATRÍCIA FREIRE
 
LÍDER COMUNITÁRIA MARIA DE LOUDES ST.CIPÓ
ESCOLA JOÃO HELENO DE MARIA ST. MONTEIRO
JOÃO BATISTA (joão de Teté)

KALIANE NO MEIO DA PLATÉIA

DONA DITA DO ST. MONTEIRO

(DECA)SECRETÁRIO DE AÇÃO SOCIAL
A PLATÉIA ACOMPANHA ATENTAMENTE OS TRABALHOS

Por: Olavo Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário