quinta-feira, 9 de julho de 2015

Profissionais da saúde realizam campanhas educativas nas escolas sobre escovação e higiene bucal

A equipe de saúde composta pela odontóloga e sua assistente da Unidade Básica Maria das Neves que fica localizada no Distrito de São Sebastião de Cacimbas no interior do estado, fizeram visitas à Escola Vereador Manoel de Almeida nesta quarta feira dia 08/07, neste mesmo local. A ação faz parte de um plano estratégico de trabalho que tem por finalidade desenvolver palestras educativas com os alunos, pais, professores e demais funcionários dos educandários da referida região.

As campanhas educativas desenvolvidas pela odontóloga, Doutora Maria da Conceição em parcerias com as escolas da rede municipal, contam com palestras que trata da importância e das maneiras corretas de uma boa escovação, como forma de prevenção de cárie e outras doenças da boca, informações sobre os hábitos alimentares saudáveis e orientações que diz respeito às maneiras corretas da higienização corporal, principalmente das mãos.

Segundo a profissional responsável pelas ações, estas campanhas educativas servem de incentivos para desenvolver nas crianças o hábito da escovação correta e educá-las de certa forma, quanto à alimentação adequada, para se prevenir problemas de dentição no futuro e se promover saúde de qualidade não só para as crianças, mas também para seus pais e demais pessoas da família que sofrem com dor de dente ou que perde estes muito cedo.

Conceição fez demonstrações e repassou informações sobre o uso adequado do flúor e do fio dental e ressaltou a importância das parcerias com as escolas, ela também destacou a assistência técnica de sua companheira em saúde bucal, Celinha, com o apoio da direção escolar na pessoa de Vamberto Ferreira, que classificou a campanha como primordial para fortalecer os vínculos com as famílias dos estudantes e demais profissionais da educação.

Segundo o diretor mencionado, muitas crianças se evadiam muito precocemente da escola por problemas dental. “Temos relatos de crianças que abandonaram os estudos cedo de mais, outros deixaram de assistir aulas por sentir dor de dente, isso nos preocupou muito, nos dias de hoje tal situação é inadmissível, com essa parceria trazendo ação preventiva esperamos mais qualidade de vida para os alunos e seus familiares”, relatou o educador.

Para completar a ação, as equipes de saúde, através da Colgate, distribuíram kits para alunos, pais de alunos e professores, contendo: escova dental, sabonete antisséptico contra coceira e apropriado para irritação da pele, creme dental sem açúcar, o mais recomendado pelos dentistas, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A dentista lembrou que a escova é um item pessoal e destacou a instalação de um escovódromo nas escolas, o que foi confirmado pelo diretor Vamberto que os equipamentos já se encontram na escola em que ele trabalha.

Nesta quinta 09/07, as mesmas ações serão levadas a comunidade do Monteiro, na Escola João Heleno de Maria, já na próxima semana as equipes vão atender na escola Joaquim Cassiano Alves no Quilombo de Serra Feia, as demais unidades escolares do município, também serão contempladas com os mesmos serviços de acordo com um cronograma de atendimentos. Para região de Cacimbas, Doutor Robério, será o responsável pelo trabalho.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário