quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Equipe da saúde e usuários do Distrito comemoram as ações do Novembro Azul

Profissionais da saúde e usuários da Unidade Básica, Maria das Neves Arruda do Distrito de São Sebastião de Cacimbas no interior do estado, realizaram na manhã desta quinta 12/11 de forma surpreendente, a campanha referente ao Novembro Azul, que trata da saúde preventiva do público masculino.

Pelo menos mais de 50 homens participaram das ações que contou com teste rápido de glicemia, verificação da pressão arterial, orientações sobre o peso e alimentação, além da palestra ministrada pelo educador físico Rogério Rocha e complementada pela médica do PSF, Doutora Patrícia Garrido.

Segundo os responsáveis pelas ações, o evento foi considerado um sucesso diante da grande participação e satisfação do público alvo. Durante as explanações, Rogério Rocha, chamou a atenção dos homens, quanto aos cuidados que estes devem ter com a saúde. Para ele, a prevenção se faz necessária não apenas com relação ao câncer de próstata, mas para os demais problemas.

O profissional falou sobre os hábitos alimentares saudáveis associados às práticas de atividades físicas e alertou os homens quanto os perigos provocados pelo consumo de gorduras saturadas, o excesso de sal, açucares, além do uso do tabagismo e bebidas alcoólicas. Rocha, ressaltou os inúmeros benefícios das praticas esportivas e diferenciou dos trabalhos diários.

Rogério Rocha explanou sobre o tema central da palestra que trata do câncer de próstata, de acordo com as estatísticas apresentada, esta é a segunda causa de morte entre os homens. 

O profissional fez relatos de experiência vivenciado na família, na sequencia falou das causas e sinais da doença que tem grande poder para mutilar ou matar os pacientes acometidos com o problema.

A médica Patrícia Garrido ao fazer uso da palavra, se impressionou com o número de participantes, ela elogiou a maneira como o educador físico conduziu os trabalhos e reforçou o assunto, Patrícia emitiu várias requisições para os interessados realizarem exames. 

Varias perguntas foram respondidas e os questionamentos foram esclarecidos. Estiveram apoiando a campanha: agentes comunitários de saúde, técnicas de enfermagem, a dentista Maria da Conceição e sua assistente, a diretora da unidade Neide Barbosa, auxiliares de serviços gerais e diversos usuários.

O popular José Galdino Neto (Deca) elogiou a ação de caráter preventivo e sugeriu que a secretaria de saúde com o apoio da prefeitura faça parceria com os laboratórios para que estes possam ir a o Distrito recolher o material dos exames ou então, disponibilize transportes para facilitar os deslocamentos dos usuários interessados nos serviços.

Segundo Deca, os gastos não passam de 8 mil reais o que dispensa licitações, já que muitos pais de família não dispõem de recursos para realização dos procedimentos médicos. Para o popular, cabe à prefeitura descobrir uma forma para ajudá-los em seus tratamentos de saúde sem maiores prejuízos para a população.

No dia anterior a secretária Geiza da Cunha, havia explicado a situação que impede a instituição de realizar os convênios com os laboratórios, segundo ela, o município teve problemas no processo licitatório. A informação foi reforçada pela diretora Neide Barbosa que afirmou que outros procedimentos do tipo ultrassonografia e exames estão sendo realizados desde o início do ano, o que ultrapassa o valor de 8 mil mencionado por Deca.


Estiveram apoiando a campanha: agentes comunitários de saúde, técnicas de enfermagem, a dentista Maria da Conceição e sua assistente, nutricionista, fisioterapeuta, a diretora da unidade Neide Barbosa, auxiliares de serviços gerais e diversos usuários.

Por fim, os participantes participaram do café da manhã e os profissionais distribuíram panfletos informativos, adesivos e falaram sobre o dia do diabético que será celebrado no próximo sábado dia 14/11. Lembrem-se as ações continua, no dia 18 do corrente mês, será na Unidade Cícero Pedro da Silva na comunidade do sítio Monteiro.



Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário