quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cacimbas- PB: Secretaria Municipal de saúde realiza audiência pública na comunidade do Monteiro e presta contas a população


A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Cacimbas, interior do estado da Paraíba, através da secretária Geiza da Cunha Alves, realizou na tarde desta quinta feira 26/11, na Central das Associações Comunitárias de Cacimbas- CAMEC, no sítio Monteiro deste município, a audiência pública referente aos meses de maio, junho, julho e agosto do ano em curso.

O evento que faz parte do processo de transparência pública, tem por objetivo a prestação de contas às diversas representatividades da sociedade civil organizada, a cada quatro meses sobre as arrecadações e despesas referentes a gastos com equipamentos, reformas, pagamentos de pessoal, exames, consultas, medicamentos, transportes, equipamentos, manutenção dos programas e outros serviços de saúde.

A secretária iniciou os trabalhos agradecendo aos presentes, em seguida agradeceu ao presidente da CAMEC, Gilberto Nunes que disponibilizou o espaço para a realização da audiência, ela ainda justificou a ausência do prefeito Léo Terto e exibiu um vídeo de meditação. Geiza justificou os motivos que impediram o município de conceder os exames do PSA da próstata para os homens neste ano.

Segundo a secretária, os recursos da saúde são insuficientes para atender as demandas e por problemas na licitação, ela ficou impedida de realizar alguns procedimentos, já que os gastos são altos com: exames, consultas, ultrassonografias, medicamentos, campanhas, transportes, combustíveis, pagamentos de funcionários e despesas superiores aos valores recebidos.

Para cumprir com as obrigações, está sendo necessário a relocação de dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios-FPM, Programa de Melhorias na Atenção de Qualidade- PMAQ, FUS e outras fontes. Geiza se desculpou pelo ocorrido e se comprometeu em buscar melhorias para a população, juntamente com o prefeito, bem como, estruturar as Unidades Básicas e estruturar ainda mais as equipes de saúde, a partir de janeiro do próximo ano.

Ao fazer uso da palavra, o vereador de oposição, Cícero Bernardo César, cobrou agilidade no processo licitatório para o preenchimento das vagas dos Agentes Comunitários de Saúde das comunidades de Ventania e Serra Feia que estão descobertas, ele ainda se disse preocupado com o débito no Instituto de Previdência Própria que está em atraso e que poderá prejudicar as futuras aposentadorias.

O vereador Antônio de Pádua, também da bancada de oposição, revelou está preocupado com a falta de recursos para pagar despesas dos exames solicitados pelos homens neste mês de novembro, durante a campanha da saúde preventiva desse público alvo, o legislador cobrou o relatório da audiência e defendeu o pagamento integral dos servidores como direito, para que estes ofereçam qualidade nos serviços sem prejuízos a população.

O vereador da base aliada do governo, Júnior Barros, parabenizou a secretária Geiza pela iniciativa de debater os problemas de saúde e prestar contas da pasta com a sociedade. O parlamentar destacou a responsabilidade do presidente do Instituto, Dimas da Cunha e justificou que este, já o procurou por diversas vezes para realizar uma audiência pública na Casa Legislativa, o que segundo ele ainda não ocorreu por que a Câmara está sendo utilizada pela Justiça Eleitoral, no processo da Biometria.

Anselmo Dantas que é membro do Conselho Municipal de Saúde de Cacimbas se referiu à implantação da 4ª equipe de saúde para a comunidade de Serra Feia e defende a realização de outras audiências públicas itinerantes em outras comunidades, na ocasião, ele cobrou o relatório do referido evento para que este fique exposto em locais acessíveis para consultas de pessoas interessadas, já que segundo ele, os números apresentados são complexos e de difícil assimilação.

A Enfermeira Úrsula Erica, classificou a audiência como primordial para favorecer os debates e estimular as participações das pessoas de modo consciente livre de politicagem, pois segundo a profissional as picuinhas só atrasam os serviços e os mais prejudicados são os mais carentes. A enfermeira saiu em defesa do SUS e disse que o sistema é um dos melhores do mundo.

Úrsula pediu mais união dos parceiros e populares e falou das dificuldades enfrentadas no cotidiano, ela lembrou-se ainda das conquistas alcançadas ao longo desses 25 anos de implantação do sistema, mas que infelizmente corre o risco de ser acabado por falta de políticas públicas. Ela prometeu se juntar a outras profissionais e lutar em Brasília pela manutenção do Sistema Único de Saúde.

A outra Enfermeira do PSF, Andréia Dias, saiu em defesa da companheira de trabalho, defendendo mais participação dos usuários, mais apoio dos representantes políticos, não só na cobrança de resultados, e sim na elaboração de projetos viáveis e ações de investimentos, na garantia da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Dos Anjos, que é Agente Comunitária de Saúde da localidade, se mostrou satisfeita com a grande participação do público e agradeceu aos responsáveis por ter escolhido o Monteiro para debater as questões da saúde. Ela cobrou mais participação da classe política em outros eventos da comunidade e pediu apoio para os conselheiros se deslocarem para as reuniões que acontecem na segunda, segunda feira de cada na secretaria em Cacimbas.

A outra Agente Comunitária de Saúde, Maria do Céu, teceu comentários positivos a respeito das equipes e destacou a importância das politicas públicas desenvolvidas pelas categorias, frente às comunidades, como forma de prevenção de muitas doenças. Geiza Alves apresentou um novo programa voltado para a saúde dos homens, a ser implantado no município nos próximos dias.

A dentista que atua no Distrito de São Sebastião, Maria da Conceição, disse esta surpresa com a grande quantidade de usuários e lideranças políticas presentes na audiência, para ela, é um orgulho fazer parte do SUS, que apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. Segundo Conceição, o povo daquela região se mostra politizados e interessados nos assuntos de seus interesses e isso deve ser estimulado e valorizado sempre.

O pai do prefeito Léo Terto, o senhor Geraldo Paulino, justificou a ausência do gestor, que está em Brasília na defesa do município, diante das crises hídricas e econômicas. Geraldo se referiu as lutas que vem enfrentando ao lado do seu filho com relação à seca, bem como, na administração com recursos insuficientes.

Segundo Geraldo, os débitos existentes no Instituto de Previdência Própria, bem como, no INSS e na ENERGISA, tiveram origem na gestão do ex-prefeito Nilton de Almeida, o que obrigou o prefeito Léo, parcelar as dívidas anteriores e as atuais.

“A situação não está fácil pra ninguém, tivemos a energia de alguns órgãos públicos cortada, isso foi assunto de reportagem pra televisão a partir de denuncia anônima, queremos pagar, mas sem dinheiro não tem como, atrasamos pagamentos de funcionários contratados, não adianta enganar as pessoas com conversas fiadas o povo precisa saber da realidade”, justificou.

Foi disponibilizados transportes para participantes de outras localidades, o que contribuiu para que a reunião fosse bem participativa. Geiza, falou das campanhas e programas de saúde, em seguida classificou a audiência pública como positiva e necessária para a superação dos desafios, ela fez uma reflexão do tempo em que está afrente da pasta e lamentou por não está a mais tempo na gestão, o que segundo ela, seria suficiente para implantar um laboratório de analises e clinicas no município.

“Esse é meu projeto para Cacimbas, sabemos das nossas limitações diante dos órgãos controladores de fiscalização, sei também que errei, mas estou disposta a aprender com vocês, pois é fácil criticar, mas só quem está à frente dos problemas sabe o quanto é difícil administrar com recursos limitados em tempo de crises”, relatou a secretária.

Foram registradas as presenças de um grande número de profissionais da saúde das Unidades Básicas de Cacimbas, São Sebastião e Monteiro, dentre elas: Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Combate às Endemias, pessoal de apoio, odontólogos, enfermeiras, técnicas em saúde, nutricionista, fisioterapeuta, além de outras representatividades, como secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, membros do Conselho Municipal de Saúde e populares usuários do SUS.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário