O
Banco do Brasil- BB, por maio se sua assessoria de comunicação emitiu uma
resolução com a informação de que no próximo ano, pelo menos 402 quatrocentos e
duas Agências ou correspondentes bancários pertencentes a esta entidade, vão
ser fechadas em todo país.
A
estimativa é economizar R$ 2,7 bilhões de reais. Os bancários pretendem
investir nas transições digitais, onde os clientes vão poder acessar os
serviços através de programas de computadores ligados a internet ou então por
meio de aplicativos que podem ser baixados nos tabletes ou telefones celulares.
Para
quem está acostumado com a era digital, poderá ter mais facilidades e agilidade
nos atendimentos, porém, para aqueles clientes das pequenas cidades com pouco
ou nenhum grau de instrução em relação às novas plataformas midiáticas as
dificuldades serão bem maiores. Os clientes que já pagam altas taxas de juros
abusivos, sem saber do que se trata, agora tem que arcar com mais essa despesa,
criada pelos bancos.
Há
quem diga que a medida representa um retrocesso, pois deixa de empregar 9 mil
trabalhadores, além de forçar a demissão voluntária de 18 mil funcionários
ligadas a instituição bancária, aumentando significativamente as estatísticas
de desempregados no país, essa pode ser uma demonstração da fragilidade dos
bancos diante das ondas de assaltos e explosões, além da falta de planejamentos
para melhorar os atendimentos.
A cidade
de Cacimbas no interior do sertão paraibano poderá está entre os municípios brasileiros
que deixará de oferecer os serviços do Banco Postal do Brasil, através das Agências
dos Correios local, no momento o posto está desativado, depois de ter sido atacado
e explodido por bandidos no final de outubro deste ano. Atualmente só funcionam
os serviços básicos de correios, quem precisa dos atendimentos bancários tem
que se deslocarem até outras cidades que dispõem dos expedientes.
São
muito frequentes as queixas e reclamações de pessoas que ficam horas e horas
nas longas filas esperando por um atendimento, a pesar de está na lei que
ninguém pode permanecer por mais de 30 minutos, quando isso ocorre, os clientes
são orientados a procurar o Ministério Público ou o PROCON, para denunciar os
abusos e reclamar seus direitos.
Por: Redação/foto ilustrativa
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