domingo, 18 de outubro de 2015

Atletas de Cacimbas fazem muito bem o dever de casa e Academia ABKS se consagra campeão 2015 da II Copa Sertão de Karatê Interestilos

Aconteceu neste domingo 18/10, no Ginásio Poliesportivo da cidade de Cacimbas no interior do estado, a II Copa de Karatê Interestilos, o evento esportivo que se iniciou pela manhã foi até às 20hs, sendo mais de onze horas intensas de lutas e competições entre os competidores de todas as faixas etárias, incluindo o infanto-juvenil até a categoria de adultos masculinos e femininos das faixas branca a preta nas modalidades katá e kumitê.

A II Copa foi realizada pela Academia local, com o apoio da Prefeitura de Cacimbas, secretarias municipais e pessoas voluntárias que se disponibilizaram em proporcionar a competição. O Karatê Interestilos tem a função social de incluir as pessoas na prática de vários tipos de lutas, que apesar de ser um esporte de contato, representa a arte das mãos vazias na promoção da paz e da verdadeira cidadania.

A disputa contou com atletas de oito delegações com seus respectivos instrutores, sendo elas: Associação Desterrense de Karatê do professor Cadeca, Associação de Karatê de Sapé do professor Elias Francisco, Associação Shuri de Karatê do professor e presidente da Federação Paraibana de Karatê Interestilos Jocimar Lucena da capital João Pessoa, Associação de Karatê Samuray do professor João da cidade de Souza, Grupo de Karatê Meikiô do professor Jorge da cidade de Paulista, Instituto Padre Rolin de Karatê dos professores Sergio, Jucicleide e Júnior da cidade de Cajazeiras, além da Associação de Karatê Fênix Ryú do professor Emerson Henrique da cidade de Santa Cruz Pernambuco e a anfitriã Associação Brasileira de Karatê Shotokan do professor José de Arimatéia.

Estiveram prestigiando as apresentações: o Prefeito Geraldo Terto- Léo, seu pai o ex-prefeito Geraldo Paulino, secretários de saúde, transportes, esportes, finanças, comunicação, Conselho Tutelar, Vereadores, educadores, a Banda Fanfarra sob o comando do instrutor Alex Marques, composta por alunos da Escola Estadual Pedro Terto da Sede, equipes de saúde que fizeram um excelente trabalho, a equipe de apoio que não deixou nada a desejar sempre prontas a servir para que tudo saísse conforme o planejado e vários torcedores e admiradores locais e das diversas cidades circunvizinhas.

Ao fazer uso da Palavra, o senhor Geraldo Paulino falou da satisfação de está recebendo na cidade as diversas delegações dos municípios acima mencionados e ressaltou com emoção ao lembrar que ele foi o gestor pioneiro responsável pela implantação do projeto de Karatê em Cacimbas há dez anos quando era prefeito. Para ele, a ABKS, está bem representada no cenário nacional, graças ao trabalho sério do instrutor Arimatéia com os desportistas que tem levado o nome da cidade para outras localidades e conquistado várias medalhas aumentando ainda mais a coleção.

O secretário de esportes Antônio Márcio parabenizou os idealizadores do evento pela organização e destacou a importância da academia local está promovendo uma competição de alto nível. Márcio lembrou a primeira Copa realizada pela ABKS, teve que ser transferida para a cidade vizinha de Desterro, por falta de espaços e das condições mínimas exigidas pela Confederação, já agora a população Cacimbense pode se sentir privilegiada por dispor de espaços adequados e de profissionais capazes de realizar qualquer trabalho de grande porte como foi este.

As autoridades foram condecoradas pela comissão, eles receberam medalhas de honra ao mérito e foram diplomados pela ABKS. Após o juramento feito pela atleta mirim Kauana Batista, bem como, das apresentações dos árbitros, o regulamento, a comissão organizadora, academias inscritas, profissionais da saúde, apresentação da Banda Fanfarra e demais ajustes deu- se inicio as disputas. Mesmo diante do cansaço, os atletas se mostravam dispostos a lutarem a fim de levar o maior número de medalhas possível.

A pesar dos esforços as Academias que mais conquistaram títulos foram as seguintes: em 3º lugar, Instituto Padre Rolin de Karatê da cidade de Cajazeira com 7 medalhas de ouro, a 2ª colocada foi a Associação de Karatê Samuray da cidade de Souza com 11 medalhas de ouro e em 1º lugar a anfitriã, Associação Brasileia de Karatê Shotokan de Cacimbas- PB com 18 medalhas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze.

Os árbitros centrais responsáveis pelas decisões foram Edson Oliveira e Andréia Gomes, auxiliados por outros juízes convocados pela comissão organizadora. Ao final da competição muitos visitantes elogiaram e parabenizaram a organização do evento, para eles a cidade com seus moradores se mostraram bem receptivos, o que contribuiu para que eles se sentirem a vontade.

Em suas agremiações, os atletas aprendem desde cedo as noções básicas de educação, motivação, compromissos, dedicação, respeito mútuo, além de desenvolver o espírito competitivo de luta através desta filosofia de vida. Para os defensores e praticantes do Karatê, o objetivo não consiste apenas nas vitórias, mas principalmente na humildade de reconhecer a vitória do seu oponente quando este estiver mais bem preparado.

“Cacimbas é uma das poucas cidades da Paraíba com esse privilégio, pois o karatê é considerado um esporte de elite e é muito caro para se praticar, poucos gestores tem a coragem de manter essa modalidade que sem dúvida em parceria com a educação, o social, a música, as artes tem um grande poder de transformação na vida das pessoas”, afirmou um dos visitantes.

Na avaliação dos organizadores, o evento foi considerado um sucesso diante dos resultados alcançados conforme o planejado, para eles, tudo só foi possível graças a o apoio da gestão municipal que patrocinou toda a premiação, das escolas, secretarias, da rádio local pela ampla divulgação, dos atletas, convidados, das equipes de saúde, do pessoal de apoio, dos voluntários em fim de todos que contribuíram direta ou indiretamente com a festa esportiva.

A realização de um feito deste porte serve não apenas para se descobrir novos talentos das artes maciais, mas também para aumentar o ciclo de amizades entre as pessoas, movimentar o comércio e até criar oportunidades para vendedores informais faturar uma grana extra para complementar o orçamento familiar.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário