O piso salarial nacional dos
professores da rede pública de educação básica pode passar de R$ 1.917,78 para
R$ 2.743,65 por mês. É o que prevê o projeto (PLS 114/2015) de Vanessa
Grazziotin (PCdoB-AM), aprovado na reunião da última terça-feira (20) pela Comissão
de Educação, Cultura e Esporte (CE).
A lei que criou o piso
(11.738/08) estabelece o valor mínimo a ser pago aos profissionais do
magistério público da educação básica, com jornada de 40 horas semanais. O
valor é calculado, a cada janeiro, com base na comparação da previsão do valor
aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) dos dois últimos exercícios.
Ao longo dos seis anos,
(2009-2015), desde a sua implementação, o piso foi reajustado em 87%, com ganho
real de 37%, segundo dados da Secretaria de Articulações com os Sistemas de
Ensino do Ministério da Educação. Este ano, a atualização de 13,01% elevou o
vencimento inicial da categoria de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78.
São
propostos os reajustes de forma progressiva na carreira dos profissionais
O relatório favorável ao projeto,
da senadora Ângela Portela (PT-RR), estabelece que a integralização do novo
piso, deverá ser feita de forma progressiva, no decorrer de três anos. Um
aspecto considerado "relevante" pelas senadoras, é que deverá caber
ao governo federal, durante cinco anos, a responsabilidade financeira pela
complementação dos salários em vigor, para que atinjam o montante referente ao
novo piso salarial.
— Sabemos que muitos estados
atravessam crises, e essa seria uma medida condizente para que os professores
percebam melhores vencimentos — frisou Ângela Portela.
Com este objetivo, passariam
a ser destinados 5% da arrecadação das loterias federais administradas pela
Caixa, para a complementação dos salários dos professores da educação básica.
O projeto segue para a
análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para os senadores Antônio Anastásia
do (PSDB-MG) e Simone Tebet (PMDB-MS), que votaram a favor, a CAE terá
condições de aprimorar o texto.
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