quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Homenagem do jornalista e professor mestre Olavo Silva a os professores

Nesta data mais que especial, venho respeitosamente por meio deste, prestar as minhas sinceras homenagens a uma das classes de profissionais mais importantes do mundo, os professores, que sem descanso procuram dar o melhor de si todos os dias para ver todos viver bem diante das adversidades que os cercam.

São muitas as atribuições dos professores e como se não bastassem, ainda são acrescentadas várias outras no sentido de: educar, cuidar, ensinar, proteger, avaliar, corrigir, classificar, investigar e tomar decisões que, no entanto, exigem esforço, conhecimentos, preparos e muitas habilidades.

Os professores nunca estão prontos diante dos inúmeros desafios do cotidiano, sempre existe algo novo a ser inventado ou modificado. Há aqueles que fazem o convencional, porém, os profissionais competentes sempre estão em busca de renovação por acreditar em um futuro cada vez melhor para os cidadãos.

Considerados amigos do saber, os professores trabalham de modo limitado com poucos recursos e sem a devida valorização que merecem. É bem verdade que já aconteceram grandes avanços no campo educacional e nas demais áreas do conhecimento ao longo dos anos, por meio dos projetos e investimentos, porém, a dívida com as categorias de trabalhadores que transformam as realidades com seus esforços, ainda é muita alta e precisa ser paga.

Aos verdadeiros professores educadores que buscam combater constantemente as mazelas sociais, bem como, as desigualdades socioeconômicas, políticas, culturais, religiosas, as intolerâncias de raça, gêneros, etnias e tantas outras, os nossos PARABÉNS, não somente nesta data, mas todos os dias do ano.

Os que sonham com dias de paz e ajudam também os outros a realizar sonhos, são mais que privilegiados por esta dádiva de Deus. A creditar na educação e numa sociedade mais justa e humana é preciso, como defende o mestre Paulo Freire ao afirmar: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

A todos que contribuíram de forma direta ou indiretamente com as minhas formações, ao ponto de me sentir capaz de ler parte do mundo e a o mesmo tempo me sentir capaz de escrever minhas próprias produções os meus agradecimentos. E o que dizer de Jesus Cristo que é considerado o maior mestre da história? Ele nos aconselha “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Essa é uma lição maravilhosa que preenche todas as nossas necessidades.

Todo o processo é lento e complexo, no entanto, se torna prazeroso ao saber que o professor com suas estratégias e metodologias adotadas é capaz de “acessar a mente humana”, ao ponto de despertar nestes, o desejo ardente de aprender cada vez mais conteúdos prazerosos e significativos para suas vidas. É tudo muito fascinante, tanto para os que ensinam, quanto para os que aprendem.

Feliz dia dos professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário