quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Equipes de saúde saem às ruas e chamam a atenção das mulheres sobre o câncer de mama

Profissionais da saúde sendo: o médico, a enfermeira, técnicas de enfermagem, técnicas de saúde bucal, agentes comunitárias de saúde, coordenação de vigilância epidemiológica, secretária, auxiliares de serviços gerais, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo, funcionárias da Policlínica e populares, saíram às ruas da cidade de Cacimbas na manhã desta quinta 22/10, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para os casos de câncer de mama.

A mobilização denominada de OUTUBRO ROSA, faz parte dos trabalhos preventivos da saúde da mulher, desenvolvidos diariamente nas Unidades de Saúde Maria Nazaré da Cunha na Sede, Maria das Neves no Distrito e agora também na Unidade Cicero Pedro da Silva que fica localizada na comunidade do sítio Monteio e em breve estará funcionando a Unidade Básica de Saúde Mariano Bernardino dos Santos do quilombo de Serra Feia.

O evento contou com adesivos, cartazes, faixas, banners, balões com as cores da campanha, folhetos informativos sobre a doença, foi exibido vídeos educativos com imagens da patologia, depoimentos e técnicas do autoexame das mamas para detectar a enfermidade, dinâmicas de grupo, distribuição de materiais informativos para os participantes que contaram ainda com palestras proferidas por Doutor Rosimar e a Enfermeira Andréia Dias que explanaram o assunto em questão.


A secretária de saúde Geiza da Cunha, falou da satisfação de está à frente da pasta, onde na ocasião elogiou a organização do evento e falou com entusiasmo diante dos avanços que vem obtendo graças à confiança do prefeito Léo Terto, dos companheiros de trabalho e do seu esposo Diniz Alves. A secretária destacou os compromissos dos profissionais, o que segundo ela tem feito toda a diferença no sucesso dos programas e dos serviços oferecidos a população. 

O mesmo raciocínio foi reforçado pelo Doutor Rosimar do PSF, ele ressaltou a satisfação de trabalhar em Cacimbas, onde se sente acolhido e valorizado pelo prefeito, secretária, funcionários e moradores .Apesar do pouco tempo de atuação no município, o Doutor afirmou que a cidade se destaca diante de muitas outras por conta dos serviços e atendimentos humanizados destinados a população conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Os bons resultados nos serviços ofertados, segundo o médico, se devem a um conjunto de ações que vão desde as adesões aos programas, às capacitações dos profissionais, o envolvimento dos usuários nas campanhas e a forma correta da aplicação dos recursos financeiros pelo gestor municipal, nas reformas, ampliação, pinturas dos prédios públicos, aquisição de fardamentos, equipamentos e instrumentos de trabalho, são algumas das formas de mostrar o interessado e sensibilidade do prefeito em relação às questões básicas de saúde.

Câncer tem cura, mas precisa ser diagnosticado cedo e ser tratado corretamente, alertam os especialistas 


A enfermeira Andreia Dias, juntamente com o Doutor Rosimar, se referiram as estatísticas oficiais que tratam dos casos de câncer de mama no mundo todo, os profissionais chamaram a atenção do público presente com relação aos riscos e tipos das doenças nas mamas que atingem tanto as mulheres, quanto os homens, sendo nesses últimos em menor incidência.

Segundo os especialistas, o câncer de mama vem se alastrando rapidamente e matando muitas mulheres no mundo todo, ficando atrás apenas, dos casos de câncer de pele. Esse aumento se deve a vários fatores de riscos que vão desde uma má alimentação, vida sedentária, fator genético, idade, desequilíbrio hormonal, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, alimentos ricos em toxinas tipo: salsichas, bacon e linguiças, dentre outros.

“As campanhas educativas de saúde, que são realizadas nos municípios tem a função de prevenir as doenças. O câncer, por exemplo, é uma doença silenciosa e de efeitos devastador, quando a patologia afeta uma pessoa, tanto sofre o paciente, quanto os seus familiares. O autoexame das mamas, o diagnostico precoce, as formas de tratamentos adequados, podem ajudar no processo de recuperação dos pacientes”, afirmou a enfermeira.


Como as causas das doenças podem variar dependendo das pessoas, os profissionais fazem algumas recomendações: praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, ter uma alimentação variada e balanceada, evitar produtos ou substancias químicas prejudiciais à saúde, as mulheres devem estimular a amamentação, pois além dos benefícios para as crianças, a prática ajuda a combater casos de câncer de mama. 

A população pode contar com todas essas orientações a partir das equipes do NASF 3, que disponibiliza de um educador físico, uma nutricionista e uma fisioterapeuta que trabalham de forma integrada com as outras equipes na promoção de saúde e na qualidade de vida das pessoas. Apesar de todas essas informações, nada substitui a procura pelos serviços médicos disponíveis.

Durante seu pronunciamento, Geiza da Cunha, anunciou que a secretaria disponibiliza em média 20 exames de mamografias todos os meses, além de outros tipos de encaminhamentos para os melhores laboratórios do estado, no entanto, as procuras pelos serviços por parte das mulheres, acontecem bem a baixo do esperado. As técnicas orientaram os usuários sobre a aquisição do cartão do SUS atualizado, que deve ser emitido para quem não tem.

A funcionária da Unidade Básica de Saúde Maria Nazaré da Cunha, Diana Lino, deu um depoimento emocionante, ao detectar recentemente dois nódulos nos seus seios, ele recomendou as mulheres presentes que levem as informações a sério e procurem os serviços com frequência, pois o descuido pode punir com rigor as desatentas.

“Sendo eu uma profissional de saúde sempre preocupada com a saúde dos outros me descuidei e acabei esquecendo-se de mim mesma, agora estou preocupada com esses dois nódulos que apareceram nos meus seios, não sei se são benéficos ou maléficos, vou procurar um profissional mastologista para me tratar e espero que tudo termine certo”, revelou.

No final dos trabalhos, as equipes agradeceram os parceiros da campanha, sendo: Prefeitura de Cacimbas, Secretaria de Saúde, funcionários da Unidade Básica Maria Nazaré da Cunha, em seguida se confraternizaram.  A programação do Outubro Rosa acontece todos os dias, o mês de outubro serve apenas para as comemorações dos resultados.

As celebrações da saúde preventiva da mulher também foram realizadas na comunidade do sítio Monteiro e nesta sexta feira dia 23 às 9 horas da manhã será a vez da Unidade de Saúde Maria das Neves Almeida do Distrito de São Sebastião, numa forma de descentralizar os serviços e facilitar a vida dos usuários.No próximo mês serão comemorando os resultados da Campanha do Novembro Azul que trabalha a saúde preventiva do homem.



Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário