sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Juízes vão julgar doações eleitorais, Justiça já identificou doações até de mortos


Nos próximos cinco dias, os juízes eleitorais terão uma prioridade: investigar irregularidades identificadas pelo Tribunal Superior Eleitoral nas doações de campanha a candidatos de todo o país. Dos 114 mil doadores declarados à Justiça Eleitoral, o TSE descobriu indícios de irregularidades em quase 39 mil doações.

A Justiça Eleitoral da Paraíba já indeferiu, em primeira instância (zonas eleitorais), os registros de 66 candidatos que pretendem disputar as eleições deste ano em um dos 223 municípios paraibanos. A mais bizarra diz respeito a uma doação de pouco mais de R$ 57 mil feita por gente que já morreu. 

Dos 10.796 candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral para a disputa de uma vaga em Câmaras Municipais, 97 renunciaram a disputa e 103 tiveram os pedidos indeferidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estes últimos, porém, ainda podem recorrer da decisão por meio de recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A Justiça Eleitoral da Paraíba já indeferiu, em primeira instância (zonas eleitorais), os registros de 66 candidatos que pretendem disputar as eleições deste ano em um dos 223 municípios paraibanos. Dentre elas, a do postulante ao cargo de prefeito de Itaporanga, José Francisco de Sousa Neto (Psol), e do seu vice, Ailton Viriato (Psol). O rigor da Justiça Eleitoral quanto ao registro de candidaturas já retirou muitos candidatos da disputa na Paraíba.

A menos de 30 dias das eleições municipais, 66 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador tiveram os registros indeferidos. Em alguns municípios, o expediente da renúncia também vem modificando o quadro eleitoral: 82 candidatos desistiram de concorrer. Os candidatos barrados podem recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), dentro de um prazo de três dias.


Fonte - PBagora com TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário