segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Prevenção: Secretaria municipal de saúde de Cacimbas realiza ações de combate ao câncer de mama e de outras doenças durante o "Outubro Rosa"


A Secretaria Municipal de Saúde em Cacimbas no interior do sertão paraibano realizou durante o mês de outubro várias ações de prevenção aos problemas de saúde da mulher em diversas localidades no município. Na tarde da última quinta feira (27), foi promovida uma palestra na Unidade de Saúde Maria das Neves do Distrito de São Sebastião desta cidade.

A equipe formada por profissionais da saúde elaboraram um cronograma de atendimentos a outras localidades, como no Monteiro, bem como, no quilombo de Serra Feia e na Sede do município, com o apoio da população. Durante as programações estiveram presentes: Dr Wendel, além das enfermeiras, técnicas de enfermagem, técnicas de saúde bucal, odontólogos, agentes comunitárias de saúde, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e pessoal de apoio.

Durante as palestras foram abordados os principais fatores de riscos causadores do câncer de mama, câncer do colo do útero, de pulmão, dentre outros. A campanha denominada de “OUTUBRO ROSA”, que acontece todos os anos ganhou destaque nas redes sociais e nos demais canais de comunicação alternativos com a divulgação massiva com o objetivo de sensibilizar os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Foram destacadas as estatísticas que retratam os casos do câncer de mama que mata milhares de mulheres em todo país, falou- se ainda na importância dos hábitos alimentares que as pessoas devem adotar para ter uma melhor qualidade de vida, equilibrada aliada as práticas de atividades físicas, consultas periódicas ao médico, dentre outros. “Para se ter uma vida saudável é necessária muita força de vontade e muita fé em Deus para poder vencer este mal”, frisou Lucineide Barbosa, diretora da unidade de saúde do Distrito.

Segundo a enfermeira Úrsula Erika, as ações acontecem todos os dias do ano, porém neste período de outubro os trabalhos foram intensificados. “É importante lembrar que as ações deste mês foram intensificadas para beneficiar mulheres trabalhadoras do lar, profissionais, agriculturas, enfim, toda mulher na faixa etária a partir de 40 anos”, ressaltou a enfermeira.

Emocionante: Paciente com câncer de mama conta sua experiência de vida, fala dos preconceitos sofridos e destaca sua fé no enfrentamento da doença

Em Cacimbas foi promovida uma palestra no mesmo tom, com um diferencial, o depoimento emocionante da paciente Raimunda Lino da Costa, vulgo (Cida do Guarda de 45 anos de idade) que está em tratamento contra o câncer de mama desde junho, ela faz um alerta a todas as mulheres para que estas procurem os serviços de saúde mesmo antes de sentir qualquer sintoma.

Cida acredita que a prevenção é o melhor caminho a ser seguido e que o tratamento precoce faz toda a diferença na vida das pessoas. Ela disse que nunca imaginava que poderia ser uma vítima da doença, seu testemunho de superação emocionou os presentes, onde a paciente expressou sua fé e força de vontade em vencer a barreira da descriminação preconceituosa.

Cida destacou a preparação das equipes local no que se refere aos cuidados que tem com os seus pacientes, o que para ela, contribuiu muito na identificação e diagnóstico do seu problema de saúde, sendo necessário o encaminhamento para outros centros de tratamentos especializados. A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo todo o apoio.

A secretaria, através de sua representante, Geiza da Cunha Alves, adquiriu camisetas na cor rosa para todos os servidores da saúde, a gestora aproveita o momento para avisar que os serviços de saúde preventiva continuam disponíveis o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde deste município e que o trabalho continua, pois o momento agora é de planejar as ações do “NOVEMBRO AZUL”, destinadas aos homens.





Prefeitura Municipal de Cacimbas, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Comunicação com um novo tempo para todos. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário