sábado, 27 de junho de 2020

Agricultores transformam terreno improdutivo em espaço fértil e ampliam a renda familiar


Agroecologia: Consumir alimentos, frescos, naturais, ricos em nutrientes e saudáveis sem o uso de agrotóxicos e principalmente respeitando o meio ambiente, é muito importante para uma boa qualidade de vida.

A experiência exitosa vem da comunidade do sítio Cipó de Cacimbas no sertão da Paraíba, aonde os agricultores, José Edmar e Juberlânia Lima, cultivam diversos produtos da agricultura familiar com técnicas simples e inovadores e o mais importante, sem o uso de defensivos agrícolas (produtos químicos).

Na pequena propriedade que antes era considerada improdutiva por ser um local íngreme, seco e cheio de pedregulho agravada com os efeitos da erosão e pela falta de nutrientes do solo, hoje a família composta por seis pessoas, consegue tirar da terra o seu próprio sustento e fornecer produtos orgânicos de boa qualidade para a vizinhança, além de abastecer as feiras da cidade e região o ano todo.

A procura pelos produtos tem aumentado bastante e quando Edmar não consegue atender a demanda, ele compra a produção de outros parceiros, a exemplo de seu Inácio da comunidade Lagoa do Campo deste mesmo município que também trabalha com a cultura do quintal produtivo.

A iniciativa, conta com os incentivos do CEPFS de Teixeira-PB, que promove formação com os agricultores e patrocina parte do projeto. Dentre os principais produtos cultivados estão: cebolinha, coentro, alface, pimentão, couve flor, berinjela, tomates, batata doce, jerimum, feijão verde, milho, macaxeira, melancia, mamão, banana, laranja, abacate, acerola, limão, graviola, pepino, goiaba, pimenta e outros.

A Secretaria de Agricultura em Cacimbas, através do senhor, Auziram Pereira, apoia as ações, com o abastecimento de água para as produções, principalmente na época da estiagem. No ano passado, havia a possibilidade da Prefeitura adquirir os produtos, porém, com a falta de registros e diante dos trâmites burocráticos, os produtores preferem comercializar os itens por conta própria.

As famílias buscam por programas do governo que sejam capazes de financiar seus projetos com juros acessíveis e dessa forma, ampliar seus negócios com mais investimentos. Além da cultura de hortaliças e do cultivo de plantas medicinais ou ornamentais, os moradores também criam animais de pequeno porte, como: aves, caprinos e suínos.

Confiram mais fotos da família explorando o potencial do quintal produtivo na comunidade do Sítio Cipó:








Nenhum comentário:

Postar um comentário