segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde faz bonito na Campanha do Outubro Rosa em Cacimbas, PB



A equipe da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Cacimbas, cidade do interior do estado, realizou na manhã desta segunda- feira 20/10, no ginásio poliesportivo, a abertura oficial da Campanha “Outubro Rosa”, que tem por objetivo, alertar as mulheres, por meio de palestras, e diversos serviços de orientações sobre a importância do tratamento preventivo contra o câncer de mama e câncer do colo do útero.

Participaram do evento as equipes multidisciplinares, formadas por: Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiras do PSF, e Técnicas em Enfermagem, auxiliares, Nutricionista, Orientador Físico, o Médico clinico geral, Doutor Thiago, a Coordenadora da Atenção Básica, a Coordenadora Epidemiológica, o Vereador Júnior Barros, representante do poder legislativo municipal, estudantes e professores, além dos convidados, juntamente com o pessoal de apoio.

Na avaliação da equipe organizadora da Campanha que planejou e coordenou os trabalhos, a programação repleta de ações voltadas para o público feminino, superou todas as expectativas, tanto pela quantidade de pessoas envolvidas, quanto, pela participação e aceitação das propostas apresentadas, durante as explanações.

Os atendimentos médicos acontecem semanalmente nas Unidades de Saúde Maria Nazaré da Cunha em Cacimbas e Maria das Neves no Distrito de São Sebastião. A pesar da campanha se encerrar na quinta feira dia 30/10, os serviços de saúde continuam disponíveis nas referidas unidades o ano todo.

Confiram como foi parte da programação do outubro rosa em Cacimbas Paraíba:

A coordenadora Epidemiológica, Aniely Lima abriu os trabalhos cumprimentando e agradecendo a presença de todas, as enfermeiras Andréia Dias e Úrsula Érica, falaram da importância da realização dos exames preventivos anualmente e destacaram os riscos e consequências provocadas pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs.

Também foram divulgadas as datas da realização dos exames citológicos e do teste de Chilly que será implantado este ano no município, o médico falou sobre o câncer de mama e alertou as mulheres para os riscos que este pode causar, levando até a morte, caso não seja tratado precocemente. 

A estudante de Nutrição e Coordenadora da Atenção Básica em Cacimbas, Ana Talita, destacou os perigos do uso de substâncias tóxicas tipo o cigarro, álcool e outras drogas no agravamento das doenças, ela defende uma alimentação balanceada, saudável a base de frutas, verduras, legumes e proteínas para uma de melhor qualidade de vida das pessoas, aliadas as práticas de exercícios físicos, o que segundo ela, evita o sedentarismo. O grupo da melhor idade, “Alegria de Viver”, sob a coordenação do educador físico Rogério Rocha, se apresentou ao som da vários ritmos musicais.

A missionária da Igreja Assembleia de Deus em Cacimbas, Wandira Martins fez uma pregação e entoou um hino de louvor que emocionou o público presente.  A secretária de Saúde Joiscilene Farias, falou sobre a cura que alcançou contra um câncer no sangue, atribuindo esta bênção, a fé que tem em Deus e aos trabalhos dos médicos. Por fim, a secretária agradeceu a todos, em nome do Prefeito Léo Terto, representado pela sua esposa a primeira dama Suely Lima e aproveitou para parabenizar sua equipe, pelos esforços. 











 

Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário