Aconteceu no último sábado 22/08,
na Escola Municipal Tertulino Cunha, mais um encontro envolvendo professores
que atuam em escolas rurais do município de Cacimbas no interior do estado, o evento
faz parte da formação dos educadores que vão trabalhar diretamente com a
educação contextualizada em seus respectivos setores. Para o primeiro encontro
que trata do Módulo I, com o tema: EDUCAÇÃO E CONTEXTOS - O CHÃO QUE PISAMOS, foram
montadas oficinas pedagógicas abordando o semiárido brasileiro.
Em Cacimbas pelo menos dez
escolas do campo foram contempladas com cisternas com capacidade para 52 mil
litros de água, sendo elas: José Cardoso do Jardim, Joaquim Cassiano do
Quilombo de Serra Feia, João Heleno de Maria do Monteiro, Agostinho Justo de
Souza do São Gonçalo, Raimundo Pereira do Minador, Gabriel Alves Teixeira do
Retiro, Gonçalo Pereira do Fundamento de Baixo, Manoel Alexandre de Fundamento
de Cima e Joaquim Bento de Araújo do Flamengo.
O projeto é financiado pelo
Ministério de Desenvolvimento Social de Combate a Fome- MDS, e tem afrente as
instrutoras Juliana Gonçalves, Claudevânia dos Santos e Rivoneide Gonçalo indicadas
pela Ação Social Diocesana de Patos, responsáveis pelas formações. O projeto que tem
seis etapas já realizou dois dias de formação na Central das Associações Comunitárias
de Cacimbas e Região nos dias 17 e 18 de junho com diversas representatividades,
sobre gerenciamento dos recursos hídricos.
Neste sábado estiveram
participando das oficinas de trabalhos: Caludevânia dos Santos, Juliana Goncalves,
Rivoneide Gonçalo, Geuva Leandra, Gilvaneide Maciel, Laudeci Firmino, Erinaldo
Procópio, Vilany Oliveira, Socorro Teodósio, Verônica de Fátima, Edilma Lopes,
Tereza Rodrigues, Joseni Ferreira, Janicleide Gouveia, Jackeline Brito, Auzenir
Pereira, Rosenilda Marques, Jandelúcia Marinho, Maria de Lourdes, Elizete Pereira,
Maria José, Geílza da Cunha e Claudeci.
Foram trabalhadas aulas dinâmicas,
mensagens de reflexão, relatos de experiências, produções de cartazes, e
depoimentos que trata da necessidade de preservar os recursos naturais, bem
como, resgatar os verdadeiros valores humanos que compõem a nossa identidade
cultural, histórica e social. Houve a entrega de cartilhas, textos, panfletos explicativos
e orientações para os grupos de trabalhos montarem suas apresentações.
Falou- se ainda na importância
dos conselhos escolares que tem sido fundamental para autonomia financeira das
escolas do campo, no combate as desigualdades sociais, as instrutoras defendem
o planejamento das ações como forma de prevenir alguns problemas e apostam nos
movimentos sociais organizados. Os envolvidos no projeto, além de adquiri novas
experiências, vão receber certificados que comprovam a participação no curso.
SECOM/PMC.
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