terça-feira, 25 de agosto de 2015

Educadores do campo participam de capacitação sobre projeto água nas escolas

Aconteceu no último sábado 22/08, na Escola Municipal Tertulino Cunha, mais um encontro envolvendo professores que atuam em escolas rurais do município de Cacimbas no interior do estado, o evento faz parte da formação dos educadores que vão trabalhar diretamente com a educação contextualizada em seus respectivos setores. Para o primeiro encontro que trata do Módulo I, com o tema: EDUCAÇÃO E CONTEXTOS - O CHÃO QUE PISAMOS, foram montadas oficinas pedagógicas abordando o semiárido brasileiro.

Em Cacimbas pelo menos dez escolas do campo foram contempladas com cisternas com capacidade para 52 mil litros de água, sendo elas: José Cardoso do Jardim, Joaquim Cassiano do Quilombo de Serra Feia, João Heleno de Maria do Monteiro, Agostinho Justo de Souza do São Gonçalo, Raimundo Pereira do Minador, Gabriel Alves Teixeira do Retiro, Gonçalo Pereira do Fundamento de Baixo, Manoel Alexandre de Fundamento de Cima e Joaquim Bento de Araújo do Flamengo.

O projeto é financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social de Combate a Fome- MDS, e tem afrente as instrutoras Juliana Gonçalves, Claudevânia dos Santos e Rivoneide Gonçalo indicadas pela Ação Social Diocesana de Patos, responsáveis pelas formações. O projeto que tem seis etapas já realizou dois dias de formação na Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região nos dias 17 e 18 de junho com diversas representatividades, sobre gerenciamento dos recursos hídricos.

Neste sábado estiveram participando das oficinas de trabalhos: Caludevânia dos Santos, Juliana Goncalves, Rivoneide Gonçalo, Geuva Leandra, Gilvaneide Maciel, Laudeci Firmino, Erinaldo Procópio, Vilany Oliveira, Socorro Teodósio, Verônica de Fátima, Edilma Lopes, Tereza Rodrigues, Joseni Ferreira, Janicleide Gouveia, Jackeline Brito, Auzenir Pereira, Rosenilda Marques, Jandelúcia Marinho, Maria de Lourdes, Elizete Pereira, Maria José, Geílza da Cunha e Claudeci.

Foram trabalhadas aulas dinâmicas, mensagens de reflexão, relatos de experiências, produções de cartazes, e depoimentos que trata da necessidade de preservar os recursos naturais, bem como, resgatar os verdadeiros valores humanos que compõem a nossa identidade cultural, histórica e social. Houve a entrega de cartilhas, textos, panfletos explicativos e orientações para os grupos de trabalhos montarem suas apresentações.

Falou- se ainda na importância dos conselhos escolares que tem sido fundamental para autonomia financeira das escolas do campo, no combate as desigualdades sociais, as instrutoras defendem o planejamento das ações como forma de prevenir alguns problemas e apostam nos movimentos sociais organizados. Os envolvidos no projeto, além de adquiri novas experiências, vão receber certificados que comprovam a participação no curso.






                                                                                                SECOM/PMC.

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