domingo, 16 de agosto de 2015

Imunização: Dia “D” contra a paralisia infantil acontece neste sábado em Cacimbas

A secretaria municipal de saúde em Cacimbas no interior do estado, através dos profissionais da Unidade Básica Maria Nazaré da Cunha, abriu oficialmente a campanha de vacinação contra a paralisia infantil neste sábado 15/08, para imunizar crianças de zero a cinco anos de idade, além de atualizar as cadernetas de vacinação com pendências.

A Campanha Nacional contra a poliomielite vai até o dia 31 de agosto, obedecendo a um cronograma elaborado pelas equipes responsáveis pela imunização na Sede, no Distrito e Zona Rural do município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% da população alvo de crianças de seis meses a menores de 5 anos.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros do paciente. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso de paralisias infantil foi registrado há 26 anos.

Além da campanha, acontece à multivacinação para crianças com vacinas atrasadas, com o objetivo de atualizar as cadernetas, evitando assim, as punições ou qualquer surto de doenças infantis no município, quem proceder assim vai garantir a saúde dos infantes. Apesar de a campanha durar apenas quinze dias, quem perder os prazos podem procurar os postos de saúde mais próximos para vacinar suas crianças.
  
Para garantir a cobertura vacinal completa com sucesso, a Prefeitura de Cacimbas disponibiliza transportes para as equipes se deslocarem aos pontos volantes de apoio. Confiram os locais e horários de cada localidade: terça dia 18, a partir das 08h00 nos sítios Minador e Retiro; quarta feira dia 19, a partir das 08h00 nos sítios São Gonçalo e Ventania; quinta no dia 20 a partir das 08h00 nos sítios Fundamento de Cima, Fundamento de Baixo e Flamengo.

No Distrito de São Sebastião, acontecerá o dia “D” no próximo dia 21, na UBS Maria das Neves daquela localidade, a campanha será reforçada nos diversos meios de comunicação, nas redes sociais, através dos agentes comunitários de saúde e as demais equipes de profissionais a disposição do município, para cumprir as determinações do Ministério da Saúde. 






Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC- Fotos da saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário