sábado, 22 de agosto de 2015

Equipe de saúde avalia os resultados com grupo antitabagismo de Cacimbas

Participantes do grupo antitabagismo de Cacimbas no interior do estado participaram de terapias coletivas na manhã da última quarta 19/08, no Ginásio poliesportivo desta idade. “Tabagismo Zero” é um projeto de combate ao fumo, onde desenvolve diversos trabalhos com os fumantes na tentativa de acabar com o vício, evitando uma série de doenças.

Profissionais como: enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagens, educador físico, médicos, voluntários e outros profissionais parceiros, acompanham os grupos que inclusive já alcançaram resultados positivos. Segundo os coordenadores do projeto mais de 80% dos participantes largaram o cigarro, sem a necessidade de usar os medicamentos ofertados pelo Ministério de Saúde.

“As terapias de grupo, as orientações e as oficinas de grupos, fizeram a diferença e foram suficientes para o sucesso dos usuários que surpreenderam a todos pelos resultados rápidos do programa. Muitas outras pessoas estão nos procurando para participar, porém, ultrapassamos a quantidade máxima exigida e por isso estamos sem poder receber outros interessados no momento”, justificou a enfermeira Aniele Lima.

Segundo essa profissional, assim que a equipe concluir os trabalhos na Sede, os grupos irão trabalhar as mesmas atividades com usuários da região do Distrito de São Sebastião. Na ocasião, foi apresentada a nova coordenadora epidemiológica do município, Nadja Ramos, que vai acompanhar os projetos, do município, juntamente com a enfermeira Andréa Dias.

Nadja assumirá o lugar de Aniely Lima, que por motivos pessoais irá se ausentar do município, diante do anúncio de sua saída, os presentes se emocionaram por conta da forma cativante como a enfermeira se doa aos serviços em prol da população, ela explicou.

“Preciso viajar, não sei ao certo quando voltarei, mas quero ter notícias boas de vocês, vou levar muitas recordações de todos e ficar com muitas saudades, por favor, não se desmotivem, espero saber todos abandonaram o vício, não percam o foco, disso”, recomendou de forma emocionada.

O educador físico Rogério Rocha, agora irá trabalhar diretamente com esse grupo no ginásio de esportes. As atividades físicas, já estavam programadas de acordo com o cronograma do programa, agora irá fazer parte da rotina estabelecida para os participantes. A educação física será desenvolvida de forma dinâmica, envolvendo: danças, exercícios físicos que envolvem todas as articulações.

“O primeiro dia das atividades foi só uma amostra do que iremos trabalhar com vocês, nas próximas aulas faremos mais atividades, também iremos jogar bola, manter os exercícios de hoje e garanto que vocês irão gostar diante dos bons resultados, que depende de uma alimentação balanceada e acompanhada por uma nutricionista”, garantiu o instrutor.

Também estará à disposição a fisioterapeuta dando todo apoio para o grupo, às equipes também podem contar com o apoio dos psicólogos e assistentes sociais para que tenham qualidade de vida nos aspectos físicos, mentais e sociais. Os coordenadores realizaram o sorteio de vários brindes entre os participantes, que entendem que a maior recompensa, é ter largado o vício do cigarro. Os participantes se confraternizaram e participaram de um café da manhã servido pela secretaria municipal de saúde em parceria com a prefeitura de Cacimbas. 

“Parabenizamos a todos os participantes do programa e destacamos a superação rápida e surpreendente daqueles que conseguiram abandonar o vício do tabagismo, continuem os trabalhos de grupo, a fim de evitar a abstinência, pois não é fácil para ninguém, não caiam em tentação, sejam exemplos para os outros”, recomendou a enfermeira Andréa Dias.




Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC-FOTOS DO NASF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário