segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Escola Estadual desenvolve projeto de intervenção pedagógica sobre drogas

A equipe de profissionais da Escola Estadual Pedro Terto da Cunha, no interior paraibano, seguindo recomendações da 6ª Gerência Regional de Ensino da cidade de Patos, elaborou um projeto de intervenção pedagógica com o tema: “Drogas, tô fora”, a fim de despertar nos alunos o senso crítico e alertar a sociedade sobre os malefícios provocados pelos anabolizantes, suplementos alimentares e as drogas, que vão desde os isotônicos até as substâncias proibidas.

Segundo a coordenadora do projeto, Vanderlúcia Rosa de Lima, a iniciativa partiu da necessidade de abordar um tema considerado delicado e muito presente nos dias atuais, de modo a envolver alunos, funcionários, entidades parceiras e sociedade civil organizada. Para tanto, se fez necessário desenvolver algumas ações que contemplasse todos esses seguimentos, conforme destacou a professora.

As equipes se dividiram em grupos de trabalhos para traçar um cronograma de atividades lúdicas e diversificadas, que estejam comtempladas em todas as disciplinas escolares, a chamada interdisciplinaridade, onde os próprios alunos são os protagonistas das produções. Outras representatividades também foram convidadas para somar forças junto aquele educandário, sendo: igrejas, poder público, justiça, Conselho Tutelar, saúde, escolas vizinhas e movimentos artísticos.

Na tarde da última sexta 14/08, o evento foi voltado para uma palestra, proferida pelo professor de Educação Física, Líbio de Campina Grande, como forma de dinamizar e contribuir com os envolvidos no projeto. Na ocasião ele abordou os temas: suplementos, isotônicos, drogas, com suas causas e efeitos e refletiu sobre mensagens de fé e superação. O público presente, interagiu, encaminhou perguntas e tiveram suas dúvidas esclarecidas.

“Sabemos de nossas limitações e temos a certeza de que os desafios são grandes, porém, não podemos desistir, precisamos deixar de criticar e agir de alguma forma, hoje em dia nenhum profissional pode se isolar em seu mundo como se fosse uma ilha, ele precisa interagir com outros setores da sociedade. É triste perder os jovens para as drogas, mas continuo acreditando na mudança, não vou conseguir mudar o mundo, mas tenho certeza que as pessoas vão conseguir mudar pra melhor”, relatou o palestrante.

Os organizadores avaliaram o intercâmbio como positivo e muito necessário, segundo eles, o palestrante superou as expectativas deixando todos maravilhados pela forma de apresentar os temas em questão. O educador físico defende a prática frequente de exercícios físicos, desde que sejam acompanhados e orientados por especialistas no assunto.

Outro perigo que o professor lembrou foi em relação ao uso discriminado de anabolizantes nas academias sem as devidas recomendações, por conta dos apelos midiáticos que prega a busca desenfreada pelo corpo perfeito, o que segundo ele, é uma ilusão que traz consequências graves para quem faz tais escolhas consideradas erradas e perigosas.

O projeto interdisciplinar de intervenção pedagógica vai até o dia 26 de agosto, com a realização de várias atividades educativas, na intenção de promover reflexões de conscientizações de vida com foco na cidadania evitando os primeiros contatos dos jovens com “o mundo das drogas”, que tem ciladas e caminhos sem voltas.

A parte religiosa ficou por conta do Pastor Esdras da Igreja Congregacional de Cacimbas, onde levou o alerta aos jovens em não se envolver com tais substâncias, que tem a função de exterminar a vida não só dos usuários, mas também dos familiares e amigos que sofrem com as percas de valores dos cidadãos.





                                                                                        SECOM/PMC. 

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