quinta-feira, 20 de agosto de 2015

V Conferência Municipal de Assistência Social é sucesso em Cacimbas, PB



Aconteceu na manhã desta quarta 19/08, na Escola Municipal Tertulino Cunha em Cacimbas no interior do estado, a V Conferência Municipal de Ação Social, abordando o tema: Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com planejamentos estratégicos das ações para os próximos dez anos. O evento contou com diversas representatividades, dentre elas: educação, saúde, agricultura, transportes, esportes, conselho tutelar, poder público municipal, igrejas e membros da sociedade civil organizada.

Na ocasião foi servido um café da manhã para os participantes, em seguida aconteceram às apresentações das equipes responsáveis pela realização da Conferência, leu-se parte do documento de regulamentação e posteriormente, houve as participações da Igreja Assembleia de Deus com estudantes formados pela Ação Social, através do instrutor Alex Marques que tem a oportunidade de revelar talentos com inclusão de muitos os jovens deste município que encontram nas oficinas de músicas a saída para diversos problemas.

Segundo o Secretário de Ação Social, Antônio Marcos, outros projetos serão instalados em breve, além do fortalecimento de outras atividades que desenvolvidas nessa área, a fim de resgatar e oferecer alternativas para a juventude com dedicação e compromisso social. O ex-prefeito Geraldo Paulino, representante do prefeito Geraldo Terto da Silva- (Léo), mostrou-se maravilhado diante da realização da V Conferencia Municipal de Assistência Social.

Ele justificou a ausência do gestor que precisou se deslocar até Brasília, em busca de recursos para o município e ressaltou as dificuldades em meio à crise instalada no país. Geraldo fez uma retrospectiva da Ação Social e destacou alguns avanços obtidos ao longo dos anos, porém, reconhece a necessidade de melhorias, de alguns aspectos já que é uma área que lida diretamente com pessoas carentes.

Durante os debates o secretário da pasta, Antônio Marcos agradeceu aos presentes e avaliou o período de tempo que está a frente da instituição que corresponde a cinco meses de trabalho, o qual ele e sua equipe dedicaram para regularizar os Conselhos, atualizar os sistemas e programas, a exemplo do Bolsa Família. Ele falou dos atendimentos a população, sendo: oficinas de músicas, karatê, taiboo, atendimentos aos idosos com excursões, confecção de artesanatos e a implantação do reforço escolar em breve para alunos com dificuldades de aprendizagem.

Para Antônio Marcos, é importante a promoção de palestras e capacitações para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, para que estas compreendam seus direitos e deveres perante os programas e ações que lhes são ofertados. “Não basta apenas garantir a frequência mínima dos alunos na escola para ter direito aos benefícios de transferências de renda, é preciso cumprir com outras responsabilidades na saúde, educação e no social, na defesa da verdadeira aprendizagem e qualidade de vida, as parcerias são fundamentais”, revelou o secretário.

Para corrigir alguns problemas a Ação Social anunciou o lançamento de alguns programas, a saber: aulas de reforço para as disciplinas de língua portuguesa e matemática, oficinas de artes envolvendo, danças, teatros, músicas, artesanatos e mais ações voltadas para o grupo dos idosos. Marcos se mostrou preocupado com a baixa procura dos poucos candidatos ao cargo de Conselheiros tutelar, que terá eleições em outubro deste ano em todo país.

O psicólogo Thomé Xavier, apresentou as propostas e falou da necessidade de se planejar novas ações e criar projetos inovadores, incluído metas próprias para serem apresentados nas conferências estadual e nacional que acontecerá até o fim deste ano, ele ainda elogiou as equipes de trabalho que tem buscado atender os grupos na medida do possível com ações práticas.

A assistente social, Maria de Fátima revelou sua paixão pela profissão e elogiou o sucesso da V Conferência, para ela, tal realização significa um avanço importante para os gestores e principalmente para a sociedade. Fátima defende a inclusão de outros movimentos do tipo: pessoas com deficiências e grupos das mulheres para que se sintam parte do processo, ela refletiu sobre as conferencias das crianças, adolescentes e idosos, realizadas no Distrito de São Sebastião.

As lutas foram enormes e devem continuar, mas já tivemos muitos avanços e conquistas com autonomia financeira garantidas em leis. O público interagiu e participou dos debates, os ministrantes responderam diversos questionamentos e esclareceram as dúvidas dos participantes. Dentre os principais pontos prioritários que foram apresentados e aprovados por aclamação aparecem:

I – Requerer uma equipe de profissionais capacitados e estruturados com materiais, equipamentos e transportes, para dar suporte a toda a população, incluindo a Zona Rural.
II – ampliar as divulgações dos programas, ações e serviços da Ação Social, por meio de audiências públicas, conferências, encontros, reuniões e todos os meios de comunicação disponíveis, em sintonia com os demais setores da sociedade.
III – Capacitação e valorização dos profissionais do sistema único de assistência social com a criação de planos de cargos, carreira e salários.
IV – Capacitações ampliadas para os profissionais, instituições parceiras e sociedade civil.

“O estudo é a maior garantia de uma vida plena de realizações pessoal e profissional, temos que combater a cultura dos alunos estudar pensando apenas no dinheiro do Bolsa Família, pois um dia acaba e o conhecimento é para sempre. É comum ver professores reclamarem dessa prática, o que é preocupante, temos que resgatar os verdadeiros valores humanos, a fim de diminuir a ganância desenfreada, para fortalecer e valorizar os laços familiares”, revelou o psicólogo que complementou:

“As crianças são os reflexos dos nossos atos, o secretário acertou em convidar alguns estudantes que se comportaram muito bem, fizeram anotações e se mostraram interessados nos assuntos, a verdadeira cidadania se aprende desde cedo. As práticas dos bons costumes contagiam basta acreditarmos e oferecer as oportunidades a quem precisa”, finalizou Thomé.

Os participantes da V Conferência Municipal de Ação Social, vão receber certificados pela presença no evento. Esta semana, o psicólogo Thomé e o secretário de Ação Social, Antônio Marcos, vão participar de uma capacitação em João Pessoa, sobre a consolidação do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, visando o fortalecimento da gestão democrática no combate e controle da vulnerabilidade social, a partir de serviços de convivência dos vínculos.












Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário