Aconteceu na tarde desta
quarta feira 01/06, na Escola Municipal Tertulino Cunha da cidade de Cacimbas
no interior do estado, uma reunião pedagógica/ administrativa, com o tema: A importância da sincronização dos
trabalhos em equipe. O encontro contou com as categorias de profissionais
da educação: diretores escolares, supervisores, coordenadores, orientadores e o
secretário da pasta, José Leônidas Marques, que conduziu os trabalhos.
Os educadores, Gilberto
Nunes, Damião Marques, Fábio Júnior, Claudevânia dos Santos, Inês Soares, Wilma
Cardoso, Nadja de Almeida, Edivânia Alexandre, Elisiana Arruda, Maria de
Fátima, Tereza Rodrigues e Arenilson Lima Moura, avaliaram e refletiram sobre
os resultados educacionais obtidos nesse primeiro semestre nas suas respectivas
unidades de ensino.
Os debates se voltaram para
os conteúdos diversificados como: vídeo motivacional, mensagens de reflexão,
textos contendo propostas de planejamento pedagógico, com discussões voltadas
para as políticas públicas educacionais, incluindo métodos de avaliação,
participação coletiva das partes envolvidas no processo, plano de trabalho
sistematizado, além de práticas que contemplem o fortalecimento dos Conselhos e
a autonomia das instituições.
Gilberto Nunes destaca a
importância do trabalho conjunto dos coordenadores, supervisores, professores,
diretores e demais servidores, porém, reconhece a necessidade de um maior
entrosamento da escola com a comunidade em torno dos eventos, sem se limitar
apenas as convocações para as reuniões de pais e mestres, o que segundo ele,
tem gerado resultados insatisfatórios diante dos registros da baixa frequência,
tanto por parte dos alunos, quanto por seus representantes.
Os demais participantes
refletiram a respeito do rendimento escolar dos estudantes, com vista para os
comportamentos desajustados socialmente, o que atrapalha o bom funcionamento
das unidades de ensino. Para os educadores, aqueles alunos de conduta
indesejada, tende a fracassar e contribuir com o insucesso dos demais
companheiros, o que vai refletir negativamente nos índices educacionais.
Para diminuir as
dificuldades de aprendizagem dos alunos, assim como, os casos de indisciplina
escolar na prevenção de alguns problemas dessa natureza, os estudiosos defendem
a elaboração de um plano de trabalho articulado com outras entidades voltado
para a inclusão social, com a condição de resgatar a autoestima dos atores
envolvidos no processo educacional.
Diante de tais
possibilidades, estes profissionais apesar das boas formações acadêmicas que
possuem, sendo mestres e especialistas, se sentem limitados e desafiados no dia
a dia sem ter muito o que fazer para reverter as situações problemas. Mesmo assim,
muitos acreditam que vão poder se sentir cada vez mais capazes de “seduzir” o
público alvo, a partir das aulas diversificadas e contextualizadas, numa forma
de parceria para mediar às relações sociais em sala de aula.
O grupo defende a atuação de
psicólogos e de assistentes sociais nas abordagens e nos encaminhamentos dos
casos específicos que precisam de atendimentos e acompanhamentos diferenciados.
Eles também apostam no intercâmbio com as demais instituições, a fim de obter
respostas satisfatórias para os problemas detectados.
O
grupo defende mais rigor nas formas de punição e o reforço dos vínculos de
convivência familiar
Os educadores acreditam que
a falta de regras ou limites familiar, somados aos efeitos negativos dos meios
de comunicação emitidos pela mídia apelativa, incentivos ao uso de substâncias
tóxicas como o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e até drogas ilícitas
por parte de alguns jovens, influência de amigos, contribui significativamente com
os comportamentos violentos, bem como, com a desmotivação e a falta de
interesses pelos estudos.
Num outro momento, foram apresentados
de forma rápida os programas que a equipe técnica da Secretaria aderiu, o que
trouxe resultados classificados como positivos, dentre eles se destacam:
Programa do Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), Plano de
Desenvolvimento Educacional- (PDE), Programa Nacional de Alfabetização na Idade
Certa (PNAIC), SISPACTO, Plano de Ações Articuladas (PAR), Programa Mais
Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por fim, os profissionais fizeram
uma auto avaliação do encontro, ressaltaram a importância da elaboração de
projetos contendo oficinas pedagógicas a ser trabalhadas nas aulas de reforço
escolar, traçaram outras propostas que privilegiem a implantação de salas com
recursos multifuncionais destinadas aqueles alunos portadores de algum tipo de
deficiência. Eles também defendem a ampliação e o melhoramento das formas de
comunicação entre as instituições de ensino e seus pares.
O diagnostico sistematizado,
as formas de avaliação qualitativa, quantitativa e contínua, os planejamentos, o
projeto político pedagógico-PPP, atuação dos Conselhos de Classe e Escolar,
encaminhamentos, relatórios mensais dos diretores por escola, plano de trabalho
pedagógico e as prestações de contas, serão apresentadas na próxima reunião,
com data a ser definida.
Prefeitura
Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto.
SECOM/PMC.
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