quinta-feira, 2 de junho de 2016

Gestores da educação se reúnem para avaliar resultados do 1º semestre e debatem os desafios incluindo ações de melhorias para os próximos meses


Aconteceu na tarde desta quarta feira 01/06, na Escola Municipal Tertulino Cunha da cidade de Cacimbas no interior do estado, uma reunião pedagógica/ administrativa, com o tema: A importância da sincronização dos trabalhos em equipe. O encontro contou com as categorias de profissionais da educação: diretores escolares, supervisores, coordenadores, orientadores e o secretário da pasta, José Leônidas Marques, que conduziu os trabalhos.

Os educadores, Gilberto Nunes, Damião Marques, Fábio Júnior, Claudevânia dos Santos, Inês Soares, Wilma Cardoso, Nadja de Almeida, Edivânia Alexandre, Elisiana Arruda, Maria de Fátima, Tereza Rodrigues e Arenilson Lima Moura, avaliaram e refletiram sobre os resultados educacionais obtidos nesse primeiro semestre nas suas respectivas unidades de ensino.

Os debates se voltaram para os conteúdos diversificados como: vídeo motivacional, mensagens de reflexão, textos contendo propostas de planejamento pedagógico, com discussões voltadas para as políticas públicas educacionais, incluindo métodos de avaliação, participação coletiva das partes envolvidas no processo, plano de trabalho sistematizado, além de práticas que contemplem o fortalecimento dos Conselhos e a autonomia das instituições.

Gilberto Nunes destaca a importância do trabalho conjunto dos coordenadores, supervisores, professores, diretores e demais servidores, porém, reconhece a necessidade de um maior entrosamento da escola com a comunidade em torno dos eventos, sem se limitar apenas as convocações para as reuniões de pais e mestres, o que segundo ele, tem gerado resultados insatisfatórios diante dos registros da baixa frequência, tanto por parte dos alunos, quanto por seus representantes.

Os demais participantes refletiram a respeito do rendimento escolar dos estudantes, com vista para os comportamentos desajustados socialmente, o que atrapalha o bom funcionamento das unidades de ensino. Para os educadores, aqueles alunos de conduta indesejada, tende a fracassar e contribuir com o insucesso dos demais companheiros, o que vai refletir negativamente nos índices educacionais.

Para diminuir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, assim como, os casos de indisciplina escolar na prevenção de alguns problemas dessa natureza, os estudiosos defendem a elaboração de um plano de trabalho articulado com outras entidades voltado para a inclusão social, com a condição de resgatar a autoestima dos atores envolvidos no processo educacional.

Diante de tais possibilidades, estes profissionais apesar das boas formações acadêmicas que possuem, sendo mestres e especialistas, se sentem limitados e desafiados no dia a dia sem ter muito o que fazer para reverter as situações problemas. Mesmo assim, muitos acreditam que vão poder se sentir cada vez mais capazes de “seduzir” o público alvo, a partir das aulas diversificadas e contextualizadas, numa forma de parceria para mediar às relações sociais em sala de aula.

O grupo defende a atuação de psicólogos e de assistentes sociais nas abordagens e nos encaminhamentos dos casos específicos que precisam de atendimentos e acompanhamentos diferenciados. Eles também apostam no intercâmbio com as demais instituições, a fim de obter respostas satisfatórias para os problemas detectados.  

O grupo defende mais rigor nas formas de punição e o reforço dos vínculos de convivência familiar

Os educadores acreditam que a falta de regras ou limites familiar, somados aos efeitos negativos dos meios de comunicação emitidos pela mídia apelativa, incentivos ao uso de substâncias tóxicas como o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e até drogas ilícitas por parte de alguns jovens, influência de amigos, contribui significativamente com os comportamentos violentos, bem como, com a desmotivação e a falta de interesses pelos estudos.

Num outro momento, foram apresentados de forma rápida os programas que a equipe técnica da Secretaria aderiu, o que trouxe resultados classificados como positivos, dentre eles se destacam: Programa do Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), Plano de Desenvolvimento Educacional- (PDE), Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), SISPACTO, Plano de Ações Articuladas (PAR), Programa Mais Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por fim, os profissionais fizeram uma auto avaliação do encontro, ressaltaram a importância da elaboração de projetos contendo oficinas pedagógicas a ser trabalhadas nas aulas de reforço escolar, traçaram outras propostas que privilegiem a implantação de salas com recursos multifuncionais destinadas aqueles alunos portadores de algum tipo de deficiência. Eles também defendem a ampliação e o melhoramento das formas de comunicação entre as instituições de ensino e seus pares.

O diagnostico sistematizado, as formas de avaliação qualitativa, quantitativa e contínua, os planejamentos, o projeto político pedagógico-PPP, atuação dos Conselhos de Classe e Escolar, encaminhamentos, relatórios mensais dos diretores por escola, plano de trabalho pedagógico e as prestações de contas, serão apresentadas na próxima reunião, com data a ser definida.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

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