quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cacimbas, PB: Prefeitos realizam encontro para debaterem diversos assuntos



Onze prefeitos associados na serra do Teixeira estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (30), em Cacimbas no interior da Paraíba para debaterem sobre os principais assuntos que mais preocupam os gestores municipais nesse período de crises vividos principalmente pelas pequenas cidades paraibanas.

O conselheiro da FAMUP, o Senhor Anderson, participou do encontro e esclareceu diversas dúvidas, orientou os prefeitos e respondeu vários questionamentos em relação às reduções do Fundo de Participação dos municípios – FPM, ele destacou a importância da participação popular na exigência de seus direitos a começar pela cobrança de notas fiscais no ato das compras, haja vista que, os impostos pagos são importantes para o estado e as prefeituras reverterem os recursos em serviços essenciais às pessoas como: investimentos na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e outros.

A associação de prefeitos e Prefeitas está formada desde 2013 e segundo a presidente Rosângela leite, Prefeita de Desterro, já avançou alguns passos, porém, as dificuldades ainda são enormes por conta das constantes reduções das verbas públicas que desequilibram as finanças dos municípios paraibanos, sobre tudo os menores. 

As cidades que compõem o Consórcio de prefeitos na Região da Serra do Teixeira são: Cacimbas, Desterro, Juru, Tavares, Água Branca, Maturéia, Imaculada, Mãe D’água, Princesa Isabel, Manaíra e são José de Princesa.

Os prefeitos destacaram as dificuldades em equilibrar os orçamentos e despesas, bem como, cumprir as exigências do Ministério público, FUNASA e do Ministério das cidades e demais órgãos fiscalizadores que exigem que os municípios se adequem as normas sobre gerenciamento de resíduos sólidos (os lixões) e saneamentos básicos até agosto deste ano, o que para a maioria se torna impossível por falta de tempo para as prefeituras elaborar seus planos e projetos coletivos ou individuais.

“Esse momento de articulações é muito importante e serve para expor nossas dificuldades e ouvir os demais parceiros, onde juntos, podemos traçar as estratégias necessárias na busca das melhores soluções para o nosso povo”, relatou o Prefeito de Cacimbas, Léo Terto. Os gestores se reúnem uma vez por mês em uma das cidades citadas de acordo com um cronograma elaborado pela comissão responsável pelos encontros.


Um dos conselheiro da FAMUP, Dr. Anderson

Rosângela Leite Prefeita de Desterro- PB.
                                                                                                                  SECOM/PMC.

Prefeitura de Cacimbas começa pagar nesta quarta feira 30 os seus funcionários



De acordo com calendário de planejamento financeiro da prefeitura Municipal de Cacimbas no interior da Paraíba, a entidade começou a pagar os vencimentos mensais do mês de julho de seus funcionários públicos nesta quarta feira (30), como forma de manter seus compromissos e responsabilidades com a folha de pessoal.

As informações foram repassadas pelo secretário de planejamento e confirmadas pelo setor de finanças da Prefeitura de Cacimbas, através do tesoureiro, que aproveitou a noticia para informar sobre o calendário de pagamento para aqueles funcionários que vão receber o PIS/ PASEP este ano, conforme a tabela a baixo.

Apesar das dificuldades financeiras dos municípios, o Prefeito Léo Terto tem se esforçado para manter a folha de pagamento atualizada pagando os servidores dentro do mês trabalhado, como forma de respeito e valorização dos servidores. É a Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: administração prefeito Léo Terto.

Tabela contendo as datas e informações sobre o PIS/PASEP 2014
                                                                                                                    SECOM/PMC.

terça-feira, 29 de julho de 2014

CEHAP entrega 40 casas populares em Cacimbas e no Distrito de São Sebastião



A Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP) entregou na tarde desta terça feira (29) quarenta unidades habitacional por parte do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com os governos estadual e municipal.

A cidade de Cacimbas no interior do estado recebeu um total de 40 casas populares, sendo metade para a sede e a outra metade para a região do Distrito, o que vai beneficiar diretamente quarenta famílias carentes que não possuíam moradia própria nem dispunham de renda para pagar aluguel.

As Casas possuem seis compartimentos sendo, dois quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de serviços, chegando a mais de 36,00 m². As unidades habitacionais foram planejadas para atender as necessidades de idosos e deficientes físicos de acordo com o projeto. Também possuem revestimentos em cerâmica antiderrapante no piso e nas áreas molhadas até 1,5m de altura nas paredes, conforme as exigências do Programa Minha Casa Minha Vida. 

A Prefeitura Municipal de Cacimbas fez a doação dos terrenos onde as casas foram construídas. Em breve serão concluídos os serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água e energia elétrica, para que os novos conjuntos habitacionais atendam as normas do projeto de infraestrutura básica necessária para receber as famílias comtempladas com as moradias.

“Os vinte moradores das casas da região do Distrito de São Sebastião que assinaram a ata e a frequência, só vão poder receber as chaves dos imóveis na próxima quinta feira 31/07, por conta de um erro de responsabilidade da Construtora em relação às fechaduras das residências daquela localidade”, explicou uma funcionária da CEHAP. 

Estiveram presentes na Academia da Saúde em Cacimbas durante a cerimônia da entrega das casas populares: representantes da CEHAP, Assistentes Sociais, Psicólogos, representantes do poder público municipal, representantes do Ministério Público da Comarca de Teixeira- PB, além das famílias beneficiadas e populares. Para diversas famílias, esse momento representa a realização de um sonho de vários anos esperando pela casa própria.







                                                                                                          



                                                                                                             SECOM/PMC.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Secretaria de Saúde promove palestra na Associação do Sítio Lagoa do Campo



Mensalmente os líderes e associados das comunidades dos Sítios Lagoa do Campo, Lagoinha, e Monteiro se reúnem para debater e procurar soluções para o bem estar dos moradores, no último domingo (27), a reunião contou com a participação da coordenadora epidemiológica do município de Cacimbas, cidade no interior da Paraíba, Aniely Ramos.

A palestra foi promovida com o objetivo de conscientizar e informar os moradores daquelas comunidades sobre a dengue e a hepatite viral A. Até agora o município não possui nenhum caso confirmado da dengue, porém já estão confirmados 16 casos da hepatite viral A, a preocupação fez a organização se movimentar e realizar a palestra com o intuito de levar as informações de como evitar e assim, tentar diminuir os casos naquela região. Ainda foi distribuído cloro para as famílias presentes e demais que procuraram.

Aniely destacou a importância de levar os pacientes com suspeitas dessas doenças diretamente para uma das Unidades de Saúde do município e não ao hospital: “Nós precisamos fazer os primeiros atendimentos e a notificação para poder acompanhar o paciente, e assim encaminharemos ao hospital, se os familiares levar o paciente diretamente ao hospital, nós não teremos conhecimento do caso e não poderemos acompanhar o desenvolvimento do paciente, pois o hospital não nos repassa estas informações”.

Os associados se mostraram envolvidos, interagiram e tiraram suas dúvidas e ainda pediram que tais palestras fossem realizadas com mais frequência. Aniely se comprometeu em voltar mais vezes e levar mais informações aos moradores interessados. Ela exibiu um vídeo explicativo e destacou a importância da participação de todos no combate a essas doenças: “A gente tem o nosso direito, tem que ir em frente e não pode parar não”, destacou.

                                                                                                Por: Silmara Martins