quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cacimbas, PB: Prefeitos realizam encontro para debaterem diversos assuntos



Onze prefeitos associados na serra do Teixeira estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (30), em Cacimbas no interior da Paraíba para debaterem sobre os principais assuntos que mais preocupam os gestores municipais nesse período de crises vividos principalmente pelas pequenas cidades paraibanas.

O conselheiro da FAMUP, o Senhor Anderson, participou do encontro e esclareceu diversas dúvidas, orientou os prefeitos e respondeu vários questionamentos em relação às reduções do Fundo de Participação dos municípios – FPM, ele destacou a importância da participação popular na exigência de seus direitos a começar pela cobrança de notas fiscais no ato das compras, haja vista que, os impostos pagos são importantes para o estado e as prefeituras reverterem os recursos em serviços essenciais às pessoas como: investimentos na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e outros.

A associação de prefeitos e Prefeitas está formada desde 2013 e segundo a presidente Rosângela leite, Prefeita de Desterro, já avançou alguns passos, porém, as dificuldades ainda são enormes por conta das constantes reduções das verbas públicas que desequilibram as finanças dos municípios paraibanos, sobre tudo os menores. 

As cidades que compõem o Consórcio de prefeitos na Região da Serra do Teixeira são: Cacimbas, Desterro, Juru, Tavares, Água Branca, Maturéia, Imaculada, Mãe D’água, Princesa Isabel, Manaíra e são José de Princesa.

Os prefeitos destacaram as dificuldades em equilibrar os orçamentos e despesas, bem como, cumprir as exigências do Ministério público, FUNASA e do Ministério das cidades e demais órgãos fiscalizadores que exigem que os municípios se adequem as normas sobre gerenciamento de resíduos sólidos (os lixões) e saneamentos básicos até agosto deste ano, o que para a maioria se torna impossível por falta de tempo para as prefeituras elaborar seus planos e projetos coletivos ou individuais.

“Esse momento de articulações é muito importante e serve para expor nossas dificuldades e ouvir os demais parceiros, onde juntos, podemos traçar as estratégias necessárias na busca das melhores soluções para o nosso povo”, relatou o Prefeito de Cacimbas, Léo Terto. Os gestores se reúnem uma vez por mês em uma das cidades citadas de acordo com um cronograma elaborado pela comissão responsável pelos encontros.


Um dos conselheiro da FAMUP, Dr. Anderson

Rosângela Leite Prefeita de Desterro- PB.
                                                                                                                  SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário