terça-feira, 30 de junho de 2015

O Prefeito Léo sanciona o Plano Municipal de Educação-PME de Cacimbas-PB



O Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Cacimbas no interior do estado foi sancionado pelo prefeito Geraldo Terto da Silva- Léo, na última terça feira (23). A Lei Municipal que institui o PME entrou em vigor na data de sua publicação. A vigência do Plano é de 10 anos, estabelecendo metas e diretrizes para os anos de 2015 a 2025.

Com esta medida que seguiu todas as etapas recomendadas pelo MEC, Cacimbas passa a fazer parte dos demais municípios que conseguiram cumprir o prazo para elaboração, aprovação e sanção do PME de acordo com a Lei Federal de nº 13.005, que estipulou até o dia 24 de junho para que todo o país esteja com seus respectivos planos municipais devidamente aprovados, em caso de descumprimento, poderá ter os repasses de verbas federia suspensos.

De acordo com o secretário municipal de educação, José Diraldo Gomes, o trabalho integrado das equipes técnicas e da comissão responsável pela construção do referido plano, fez toda a diferença na conclusão do documento que ele considerou extenso e complexo. “Conseguimos cumprir com nossos compromissos depois de muitos esforços, confiamos na sensibilidade dos governantes para que estes valorizem as ações no cumprimento das estratégias e metas estabelecidas no plano”, destacou o secretário.

A Secretaria de Educação realizou as audiências públicas, as assembleias e acompanhou a votação na Câmara de vereadores que aprovou o PME de Cacimbas por unanimidade, na sexta feira 19/06, após vários debates, questionamentos, observações e sugestões, envolvendo os parlamentares, educadores e representantes da sociedade civil organizada.

O Plano Municipal de Educação de Cacimbas envolve profissionais que representam as modalidades de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e Especial, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Educação do Campo, Educação Indígena e Quilombola, dentre outras representatividades.

Representantes da Secretaria de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Ação Social, Saúde, Poder Público, Técnicos da Secretaria de Educação, Agricultura e diversos educadores, formaram a comissão executiva para elaboração coletiva, democrática e transparente do PME de Cacimbas. Durante o processo de construção, foram realizadas reuniões, encontros para estudos e debates a respeito do assunto em pauta.

O plano é formado por 20 metas com suas respectivas estratégias, dentre as quais se destacam a erradicação do analfabetismo, diminuição nos casos de distorção idade série, a municipalização do ensino fundamental, ampliação da oferta de Educação Integral, melhoria na qualidade de ensino da Educação Básica e a elevação das taxas de alfabetização, valorização dos docentes, estruturação das escolas, entre outras.

O Ministério da Educação e Cultura divulgou que muitos municípios brasileiros não conseguiram cumprir o prazo de aprovação dos planos de educação dentro na data estabelecida. Na Paraíba, 69 cidades não sancionaram a lei até 24 de junho do ano em curso, esse número representa um percentual de 30,9% do total dos 223 municípios paraibanos. Em nível nacional 2.046 municípios brasileiros aparecem com pendências junto ao MEC, o que significa 36,7% do total. Em nível estadual, 11 dos 27 estados da federação cumpriram o prazo.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeitura Municipal de Cacimbas paga seus funcionários nesta terça dia 30

A Prefeitura Municipal de Cacimbas no interior do estado, por meio do prefeito constitucional Geraldo Terto da Silva- Léo, da secretaria de finanças e do setor de comunicação, anunciou que os pagamentos dos funcionários públicos municipais referentes ao mês de junho serão pagos nesta terça feira 30/06, como forma de honrar seus compromissos com os servidores que vão receber seus vencimentos dentro do mês trabalhado.

Depois de muitas comemorações das festividades juninas e com outras festas para acontecer nos próximos dias, nada melhor do que receber uma notícia do tipo, o que vai possibilitar os trabalhadores do setor público quitar suas dívidas, planejar suas ações e realizar novas compras, além do mais, a medida servirá para impulsionar a economia local e regional com a circulação do capital injetado nos comércios.

A forma de pagar os servidores dentro do mês trabalhado faz parte do plano de governo do prefeito Léo Terto, que vêm a cada dia se esforçando para cumprir com suas obrigações patronais numa forma de valorização dos funcionários que prestam relevantes serviços para o município. Planejar é fundamental. 

Comunicado


A Prefeitura Municipal de Cacimbas, através do seu gestor e do secretário de finanças desta instituição, comunicam que realizaram todos os procedimentos de suas competências conforme haviam anunciado, porém, o Banco não concluiu em tempo hábil suas atribuições, o que ocasionou no não pagamento dos funcionários conforme estava previsto para esta terça 30/06, diante do exposto, os vencimentos mensais dos servidores serão realizados nesta quarta feira dia 01/07, desde já os responsáveis se desculpam pelo constrangimento e pedem a compreensão de todos.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC. 

domingo, 28 de junho de 2015

Prefeitura de Cacimbas realiza pela primeira vez as festividades juninas na comunidade do Jardim

A Prefeitura Municipal de Cacimbas no interior do estado, por meio da Secretaria de Educação e seus representantes, realizaram na última quinta feira 25/06 pela primeira vez na história deste município as festividades juninas na comunidade do Jardim.

A iniciativa agradou os moradores e visitantes que se maravilharam com as comemorações. Estiveram à frente do evento: o secretário de educação José Diraldo Gomes, o secretário de cultura Geraldo Alves, o secretário de comunicação Olavo Silva, o diretor escolar Vamberto Ferreira, Orlando Xavier da saúde e populares.

Segundo o morador da localidade, o senhor Sebastião de 60 anos, esta foi à primeira vez que ele presenciou as comemorações das festividades juninas naquele setor e completou “A nossa comunidade de poucos habitantes sempre foi esquecida, já que moramos num lugar longe e isolado. os políticos nunca olharam para nós, nem nunca nos considerou, só apareciam em tempos de eleição, agora não o prefeito está de parabéns pelo seu trabalho e atenção a todos”, relatou o aposentado.

O secretário de educação José Diraldo e o diretor Vamberto Ferreira, destacaram as necessidades daqueles moradores em poder contar com ações efetivas do poder público e lembraram os compromissos da nova gestão em administrar para todos. Os representantes elogiaram a visita do prefeito Léo no domingo anterior, onde o mesmo acompanhou os serviços de melhoramento das estradas vicinais, entregou uniformes, bolas e redes esportivas para os atletas, ouviu os moradores e anunciou a pavimentação em paralelepípedo da ladeira que dar acesso ao distrito.

A funcionária da escola José Cardoso dos Santos, a senhora Uílma, se disse feliz e prestigiada com toda a comunidade pela atenção que vem recebendo da nova gestão, segundo ela, a referida escola seria fechada por conta da pouca quantidade de alunos matriculados, sendo 9 estudantes, mas o prefeito Léo se mostrou sensível e manteve o educandário funcionando o que é uma benção para todos.

“Se a escola fosse fechada seria muito ruim, nós ficaríamos ainda mais no isolamento e os pais de alunos teriam que deixar de trabalhar para acompanhar seus filhos até a escola de São Sebastião que fica longe e os meninos são pequenos. O prefeito Léo, o diretor Vamberto e o secretário Diraldo fizeram uma reunião com a comunidade e decidiram manter a escola aberta, isso foi muito bom e estamos todos agradecidos”, revelou a funcionária.

Diraldo entregou bola de futebol para a criançada, distribuiu lanches e para os adultos, foi promovido um churrasco, bebidas, musicalidade e muita animação. O secretário de Cultura Geraldo Alves, falou da importância do trabalho integrado com outras parcerias e fomentou a ideias de apoiar os eventos culturais regionais como forma de valorização e resgate dos talentos locais. Ele ainda defende projetos e cursos de incentivos para os jovens talentos e garante buscar alternativas junto ao poder público e instituições privadas para fortalecer os artistas anônimos do município, a exemplo a capoeira, banda de pífanos, artesanato, forró pé de serra e outros movimentos culturais.

“Estamos aqui para fazer o melhor que poder e que estiver ao nosso alcance, apesar de serem poucos moradores, mas eles merecem respeito e consideração do mesmo jeito das comunidades populosas, somos os olhos, os ouvidos e a voz do gestor, que não pode está presente em todos os lugares, por isso temos que representa-lo bem com nosso trabalho”, disse Geraldinho.

Tanto os moradores, quanto os visitantes, reconheceram que apesar das ações serem simples, foram suficientes para fizer à diferença, já que eles nunca haviam recebido essa atenção, os organizadores se sentiram com a sensação de dever cumprido e se entusiasmaram com o carinho retribuído dos participantes numa forma de agradecimento. Outras reivindicações serão atendidas num curto espaço de tempo.


 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Teixeira-PB: Sarau Cultural tem mais uma edição de sucesso com várias atrações

Na noite do último domingo 21, foi realizada na Praça central de Teixeira- PB, a 2ª edição do Sarau Cultural desta cidade. A festa contou com apresentações de poetas repentistas, emboladores de coco, trio de forró pé de serra, artistas da MPB, stands de livros e declamadores locais de todas as idades, além de outras artistas, autoridades políticas, professores e visitantes do lugar e de municípios e estados vizinhos.

Foram excelentes as apresentações e o show de cultura no palco “Cantinho do Forró”, que é montado todos os anos para os eventos juninos do município, serviram de inspiração e aprendizado para os presentes que se abasteceram de conteúdos diversificados e construtivos da nossa literatura. Ano passado a 1ª edição teve de ser adiado por motivo de um forte vendaval que destruiu o palco e toda ornamentação.

O evento teve início às 20h30minhs, com a poetisa teixeirense Dona Benedita que declamou poemas de sua autoria, exaltando o São João da cidade. Seguindo ainda o bloco de declamações veio ao palco o apologista de Tuparetama- PE, radicado em Tabira, Aldo Berto. Na sequência foi à vez da dupla, sendo pai e filha, representando a comunidade poética de Brejinho, e Tabira, Geneci Cristóvão e Sara Cristóvão, que foi seguida na declamação da segunda prata da casa, Jayres Fernandes que encerrou o 1º bloco.

                                               
O 2º bloco de atrações foi iniciado com os repentistas piauienses que residem atualmente no Ceará, os irmãos Jairo e Jeferson Silva, eles mostraram ao público os diferentes gêneros da cantoria de viola: apresentaram o repente de improviso, sextilhas, canções, motes em sete sílabas e em decassílabo, como também, o quadrão perguntado e o coqueiro da Bahia. Em seguida se apresentaram os pernambucanos, Lucas Rafael e Gislândio Araújo. A paraibana Kamilla Leite da cidade de Desterro, que declamou belos poemas.

Na sequência a prata da casa mais nova marcou presença, Maria Clarissa que completará 10 anos de idade próximo mês, veio ao palco acompanhada do seu primo apologista e um dos organizadores do sarau, Tiago Nunes. Fazendo valer o nome de “celeiro de artistas”. O jovem Vinícius Martins, também deu um show ao declamar poemas famosos da literatura brasileira. O poeta, escritor e declamador de Itapetim- PE, Lenelson Piancó, além de belas declamações, fez também o lançamento do seu livro intitulado “Aí eu disse...”.

O Domingo de cultura em Teixeira serviu para revelar o jovem estreante na modalidade de declamação, Ryan Costa, que em sua participação, parecia um veterano nos palcos, quando na verdade fazia sua estreia, o garoto foi aplaudido por todos os presentes e elogiado por artistas renomados por conta da sua desenvoltura, o que deixou muitos admirados.  “Esse menino é mais uma pérola que surge na área de cultura de Teixeira, que já é um celeiro de artistas. Ryan mostrou que tem futuro, só precisa de apoio e incentivo”, disse o apologista Aldo Berto.

A teixeirense Gracinha Cassiano, apresentou ao público alguns trechos de versos e poemas escritos por sua mãe, a senhora Elisete Cassiano, que por motivos de saúde não pode comparecer ao evento. O II Sarau Cultural mais uma vez teve na apresentação geral o amante da cultura Wescley Queiroz.

Finalizados os blocos de declamações e repente, agora veio à hora mais esperada do II Sarau Cultural, o Forró pé de serra com o Trio Maurício grupo de forró formado por artistas de uma mesma família, que faz parte dos artistas da terra, fez os forrozeiros de plantão “mexer o esqueleto” tocando pérolas da música de raiz, o verdadeiro forró nordestino.

A 2ª edição do Sarau Cultural foi encerrada com “Chave de Ouro”, onde todos os presentes tiveram como presente um repertório rico da música popular brasileira, na voz marcante e interpretação de encher os olhos e ouvidos com o cantor paraibano da cidade de Ouro Velho, Jackson Monteiro, acompanhado de seu trio de 2 violões e uma acordeom, que cantou, declamou e fez a alegria de todos até às 2 horas da manhã.















                                                       FONTE E FOTOS: THADEU FILMAGENS 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prefeitura de Cacimbas-PB, incentiva festas juninas nas escolas e secretarias

A prefeitura Municipal de Cacimbas no interior do estado, por meio do prefeito Léo Terto (PSB), realizou durante esta semana as festividades juninas nas unidades de ensino e no setor da saúde. Os eventos teve início na quarta 17/06, com “O ARRAIÁ DA SAÚDE” na Praça Aluízio Terto na sede. O evento contou com grande público e diversas apresentações culturais, brincadeiras, e comidas típicas e muito forró pé de serra.

Na sexta 19, foi à vez da escola do quilombo de Serra Feia, que realizou naquela comunidade: torneios de futebol, envolvendo as equipes: Beira Rio, Time da Malva de Gavião, Serra Feia 1 e Serra Feia 2. Teve também brincadeiras juninas do tipo: Pau de sebo, pescaria, corrida de jegue, corrida de saco, cabo de força, barracas com diversas comidas e bebidas típicas e a realização de bingos com prêmios em dinheiro.

A tarde aconteceu à solenidade de inaugurações da pintura e reformas do ginásio poliesportivo, bem como a ampliação da escola que ganhou seis salas de aulas para o Ensino Fundamental II, teve a apresentação do grupo “Canudos” de Teixeira, a quadrilha junina local, discursos (prefeito, vereadores, secretário de educação, agricultura, direção e representante dos alunos). Teve ainda o sorteio dos Tabletes como forma de incentivos aos estudantes e muita animação com Edinaldo e “PEGADÃO DO FORRÓ” banda regional, numa forma de valorizar as atrações do lugar.

No sábado dia 20, duas festas fecharam as comemorações juninas da semana, sendo na sede pela escola Tertulino Cunha, com apresentações culturais, quermesse e musicalidade com os “ILUMINADOS DO FORRÓ”. Neste mesmo dia a Escola Vereador Manoel de Almeida no Distrito, fez a maior festa junina de sua história, segundo um dos diretores e a comissão organizadora do evento.

A festa da Unidade Básica de Saúde Maria das Neves do Distrito de São Sebastião, que estava marcada para esta terça 23, foi adiada para a próxima semana, na terça 30/06, a partir das 9 horas da manhã de acordo com a secretária Geiza da Cunha Alves e a equipe do NASF3. 

Na quinta 25, pela primeira vez a prefeitura e a secretaria municipal de educação, se juntam com a direção da escola José Cardoso no sítio Jardim, para realizar os festejos juninos naquela localidade.

Segundo o Secretário José Diraldo Gomes, a referida escola conta com apenas oito alunos e por se localizar distante na outra extremidade do município, sempre ficou no esquecimento, mas agora com a gestão nova do prefeito Léo, a dignidade das pessoas está sendo valorizadas e resgatadas gradativamente.

Outras escolas da zona rural também comemoraram as festas juninas e outras, a exemplo Da João Heleno de Maria da comunidade do Monteiro estão a todo vapor nos preparativos de suas realizações. Outra festa tradicional que acontece todos os anos no São Gonçalo e que tem o apoio da Prefeitura está marcada para próximo sábado 27, a partir das 19 horas na quadra do Vereador Lela.

Todo calendário cultural das festas juninas com suas ornamentações, foi elaborado coletivamente pelas coordenações de cada setor. Mesmo diante da crise hídrica e econômica que o país vivência, o Prefeito Léo, adiantou que vai realizar pelo menos dois dias de festa este ano, o Cacimforró e o Forrótiano, por se tratar de eventos tradicionais. Na sexta 26/06, a partir das 18 horas, tem festa no Sítio São Gonçalo ao lado da capelinha “Coração de Jesus”. O Arraiá da Upe, com diversas comidas típicas, barracas, bingo, leilão e forró ao vivo.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

sábado, 20 de junho de 2015

Cacimbas- PB: Representantes de pais de alunos e merendeiras participam de capacitação sobre o programa cisternas nas escolas rurais

Aconteceu nos dias 17 e 18 quarta e quita feira, respectivamente, na sede da Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região- CAMEC, que fica localizada no Sítio Monteiro, zona rural desta cidade, uma capacitação com as comunidades rurais da região, promovidas por membros da Ação Diocesana de Patos.

Participaram do evento, representantes de pais de alunos, merendeiras, diretores, técnica da EMATER, representante da igreja evangélica, agente comunitária de saúde e membros da sociedade civil organizada, para tratar sobre o gerenciamento de recursos hídricos nas escolas. No total, nove unidades educacionais foram contempladas com a construção de cisternas de 52 mil litros de água cada uma.

O projeto é todo financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Combate a Fome - MDA, com o apoio logístico das escolas e a contra partida da Prefeitura, que ficou encarregada de disponibilizar as máquinas e funcionários para escavar os locais dos reservatórios, fazer os reparos e melhoramentos nos telhados, promover as mobilizações para informar sobre os cuidados e gerenciamentos da água, bem como, dispor de cozinheiras para preparar os alimentos dos trabalhadores.

Vão receber as cisternas nesse primeiro momento as escolas: Raimundo Pereira do (Minador), Agostinho Justo de Souza no (São Gonçalo), Vereador Manoel de Almeida no (Distrito), José Cardoso no (Jardim), Manoel Alexandre no (Fundamento de Cima), Gonçalo Pereira (Fundamento de Baixo), Joaquim Cassiano Alves do quilombo de Serra Feia), João Heleno de Maria no (Monteiro) e Joaquim Bento de Araújo (comunidade do Flamengo), todas devem passar por seis processos.

Os participantes se mostraram interessados pelos temas abordados, onde de modo democrático, todos opinaram e refletiram sobre a degradação do solo, extinção das espécies animais, poluição e devastação da natureza. Muitas dúvidas foram esclarecidas e algumas propostas foram encaminhadas para análises. As representatividades puderam constatar a importância de se conhecer a fauna e a flora para explorar os recursos naturais de forma responsável, a fim de colaborar com o equilíbrio do planeta.

“Temos uma diversidade muito grande de plantas, animais e outros recursos, no entanto, é preciso desenvolver um novo olhar sobre as nossas potencialidades, para desfazer a visão distorcida dos povos de outras regiões que se consideram superiores e que nos trata como flagelados e miseráveis, o que é uma violência preconceituosa”, disse Rondinele.

Na ocasião tratou-se da biodiversidade brasileira, da educação contextualizada, onde foi mostrado como ocorre o ciclo da água, o processo de fotossíntese e polinização das plantas, as novas tecnologias de capitação e armazenamento da água, bem como os programas e as politicas publicas de combate e convivência com a seca no semiárido nordestino.

Os palestrantes fizeram uma retrospectiva histórica com provocações de alguns pontos que consideraram interessantes para a região. A coordenadora pedagógica Rivoneide Gonçalo agradeceu a presença do público presente e destacou a boa vontade dos participantes e a disponibilidade das entidades parceiras do projeto, sendo: ASA Brasil, Semear, Ação Social Diocesana de Patos, prefeitura e programa cisternas nas escolas do MDA.

Os ministrantes falaram dos resultados obtidos ao longo dos anos por meio do associativismo que tem uma dinâmica participativa, onde já conquistou alguns benefícios para os associados, do tipo 1 milhão de cisternas, geração de empregos e renda, melhorias da qualidade de vida e criação de novas possibilidades, a partir das construções de novos reservatórios para plantação e criação de animais, o P1+2.

O projeto chegou ao Brasil em 2001 e em 2015 já ganhou um novo formato, desta vez sendo ampliado até as escolas, com as novas tecnologias sociais. Para dinamizar os encontros foram exibidos registros fotográficos, gráficos, mapas, músicas regionais, oficinas da educação contextualizada, imagens com novas experiências desenvolvidas por outras comunidades e as fontes de financiamento do projeto.

Falou- se ainda das diversas formas de exploração do nosso território e  do nosso povo, sobretudo, os nordestinos, que foram escravizados por mecanismos empregados desde os colonizadores, coronéis, fazendeiros e políticos, através da chamada indústria da seca.

Para aquelas pessoas que se deslocaram de longas distâncias foi disponibilizado uma ajuda de custo para ajudar nas despesas da viagem. Nesta quinta (18) foi feito o encerramento da capacitação e os participantes receberam um certificado atestando sua dedicação ao curso de capacitação.


Por: SECOM/PMC- IMAGENS ILUSTRATIVAS DA INTERNET