quinta-feira, 4 de junho de 2015

Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha “Tabagismo Zero” em Cacimbas

Iniciou-se na tarde desta quarta feira (03/06) na Unidade Básica de Saúde Maria Nazaré da Cunha em Cacimbas, interior da Paraíba, a Campanha de saúde denominada “Tabagismo Zero”, com o lema: A decisão é sua o apoio é nosso! O objetivo de ajudar os fumantes ativos abandonar o vício do tabagismo contando com o apoio da equipe de saúde.

Na abertura da campanha, foi organizada uma reunião de apresentação das equipes, onde todos os profissionais se mostraram satisfeitos com o grande número de participantes, sendo 26, quase o dobro do recomendado pelo Ministério da Saúde que preconiza o total de 15 frequentadores. Na ocasião foram exibidos vídeos educativos, realizado palestras, distribuídos materiais explicativos e realizadas atividades em grupo com testes de sondagens para o grupo pioneiro.

Os encontros serão realizados semanalmente com tempo previsto de uma hora de duração com orientações, debates, relatos de experiências, as dinâmicas de grupo e oficinas coletivas. Nos primeiros momentos será trabalhado o fator psicológico dos pacientes, que precisam entender a necessidade de parar de fumar sem fazer uso da medicação disponível que é de uso restrito.

As falas dos fumantes revelam as angústias e a grande vontade de largar o vício, no entanto, os pacientes se sentem impotentes diante dos efeitos provocados pela dependência da nicotina e de outras substancias nocivas à saúde. Segundo eles, o programa representa um primeiro passo para aqueles que desejam se livrar do cigarro.

“Fumo desde os meus oito anos de idade aprendi no ambiente familiar com meus pais, hoje tenho mais de sessenta anos e fumo uns 40 cigarros por dia, já tentei parar de todas as formas e não consegui, por isso venho em busca de ajuda e espero deixar esse vício que é terrível”, relatou um dos participantes.

Estiveram presentes no evento para apoiar à iniciativa, as equipes multiprofissionais envolvendo: enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, agente comunitária de saúde, representante do poder público municipal na pessoa do vereador Júnior Barros, que se dispôs a auxiliar os grupos no enfrentamento dos problemas detectados. Também fazem parte da equipe: psicólogos, educador físico, médicos e demais parceiros interessados.

“Quando eu tentei parar de fumar, não foi fácil, não tive condições de ficar sem o cigarro por muito tempo, eram momentos difíceis, precisava fumar de qualquer jeito. O fator psicológico pesa muito, apesar das várias tentativas não consegui me livrar. Agora dessa vez eu sei que será possível, eu quero e não estou sozinha”, disse uma participante.

O tratamento completo para deixar de fumar, pode durar até um ano, dependendo do organismo de cada paciente, caso os resultados não sejam alcançados por meio das terapias de grupo, é necessário o uso da medicação do tipo: comprimidos, pastilhas ou adesivos, todos controlados e prescritos por um médico devidamente treinado.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário