segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prefeitura de Cacimbas-PB, incentiva festas juninas nas escolas e secretarias

A prefeitura Municipal de Cacimbas no interior do estado, por meio do prefeito Léo Terto (PSB), realizou durante esta semana as festividades juninas nas unidades de ensino e no setor da saúde. Os eventos teve início na quarta 17/06, com “O ARRAIÁ DA SAÚDE” na Praça Aluízio Terto na sede. O evento contou com grande público e diversas apresentações culturais, brincadeiras, e comidas típicas e muito forró pé de serra.

Na sexta 19, foi à vez da escola do quilombo de Serra Feia, que realizou naquela comunidade: torneios de futebol, envolvendo as equipes: Beira Rio, Time da Malva de Gavião, Serra Feia 1 e Serra Feia 2. Teve também brincadeiras juninas do tipo: Pau de sebo, pescaria, corrida de jegue, corrida de saco, cabo de força, barracas com diversas comidas e bebidas típicas e a realização de bingos com prêmios em dinheiro.

A tarde aconteceu à solenidade de inaugurações da pintura e reformas do ginásio poliesportivo, bem como a ampliação da escola que ganhou seis salas de aulas para o Ensino Fundamental II, teve a apresentação do grupo “Canudos” de Teixeira, a quadrilha junina local, discursos (prefeito, vereadores, secretário de educação, agricultura, direção e representante dos alunos). Teve ainda o sorteio dos Tabletes como forma de incentivos aos estudantes e muita animação com Edinaldo e “PEGADÃO DO FORRÓ” banda regional, numa forma de valorizar as atrações do lugar.

No sábado dia 20, duas festas fecharam as comemorações juninas da semana, sendo na sede pela escola Tertulino Cunha, com apresentações culturais, quermesse e musicalidade com os “ILUMINADOS DO FORRÓ”. Neste mesmo dia a Escola Vereador Manoel de Almeida no Distrito, fez a maior festa junina de sua história, segundo um dos diretores e a comissão organizadora do evento.

A festa da Unidade Básica de Saúde Maria das Neves do Distrito de São Sebastião, que estava marcada para esta terça 23, foi adiada para a próxima semana, na terça 30/06, a partir das 9 horas da manhã de acordo com a secretária Geiza da Cunha Alves e a equipe do NASF3. 

Na quinta 25, pela primeira vez a prefeitura e a secretaria municipal de educação, se juntam com a direção da escola José Cardoso no sítio Jardim, para realizar os festejos juninos naquela localidade.

Segundo o Secretário José Diraldo Gomes, a referida escola conta com apenas oito alunos e por se localizar distante na outra extremidade do município, sempre ficou no esquecimento, mas agora com a gestão nova do prefeito Léo, a dignidade das pessoas está sendo valorizadas e resgatadas gradativamente.

Outras escolas da zona rural também comemoraram as festas juninas e outras, a exemplo Da João Heleno de Maria da comunidade do Monteiro estão a todo vapor nos preparativos de suas realizações. Outra festa tradicional que acontece todos os anos no São Gonçalo e que tem o apoio da Prefeitura está marcada para próximo sábado 27, a partir das 19 horas na quadra do Vereador Lela.

Todo calendário cultural das festas juninas com suas ornamentações, foi elaborado coletivamente pelas coordenações de cada setor. Mesmo diante da crise hídrica e econômica que o país vivência, o Prefeito Léo, adiantou que vai realizar pelo menos dois dias de festa este ano, o Cacimforró e o Forrótiano, por se tratar de eventos tradicionais. Na sexta 26/06, a partir das 18 horas, tem festa no Sítio São Gonçalo ao lado da capelinha “Coração de Jesus”. O Arraiá da Upe, com diversas comidas típicas, barracas, bingo, leilão e forró ao vivo.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário