segunda-feira, 24 de março de 2014

Detran lança aplicativo e motoristas podem fazer consultas através do celular




O Departamento Estadual de Trânsito lançou na manhã desta segunda-feira (24), o 'Detran-PB Mobile', um aplicativo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata e disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android, para facilitar as consultas que os usuários e motoristas precisem fazer.

O serviço disponibiliza consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação, placas de veículos, multas, licenciamento/IPVA e exames. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play. Para o sistema iOS, o departamento ainda está aguardando uma liberação da Apple, o que pode demorar até 45 dias, conforme informou a assessoria de comunicação do Detran.

Na manhã desta segunda-feira (24), o superintendente do Detran-PB. Rodrigo Carvalho, apresentou a novidade durante uma entrevista coletiva no gabinete do órgão, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa. O Detran da Paraíba é o sexto, em todo o país, a disponibilizar os serviços por este tipo de aplicativo já em uso pelos Detrans dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerias, Goiás e no Distrito Federal.

No campo dedicado aos veículos será possível obter informações sobre a situação cadastral. Na área de licenciamento, os usuários poderão verificar valores e prazos para pagamento. O aplicativo também permite consultas sobre existência e valores de multas. Na opção exame, será possível verificar resultados de provas psicotécnicas ou prática de direção veicular.

Existe ainda a opção “pontuação de CNH”. Nela os condutores habilitados poderão verificar a existência de pontos na carteira nacional de habilitação, por infração de trânsito. O superintendente do Detran lembra que o acompanhamento desta pontuação pode livrar os condutores de constrangimentos em relação aos bloqueios na CNH.

Ele revelou que, atualmente, cerca de 6 mil condutores paraibanos estão com mais de 20 pontos na CNH e deveriam ir ao Detran entregar a carteira. Só assim serão encaminhados aos Centros de Formação de Condutores para que frequentem 30 horas de aulas teóricas e recuperem o direito de dirigir.

Diante da grande quantidade de usuários do sistema Android, a expectativa da direção do Detran é de que o acesso aos serviços do órgão pela internet evite deslocamentos até a sede do Departamento de Trânsito, desafogando os principais setores e agilizando o atendimento aos usuários com demandas que não possam ser resolvidas pela internet.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário