terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cacimbas, PB: crime ou acidente? Jumento é queimado vivo, proprietária desconhece a autoria do ato

A senhora Terezinha Diniz moradora do sítio Fundamento de Cima, Zona Rural de Cacimbas interior da Paraíba está desesperada com o que aconteceu neste sábado dia (03/12), com seu cercado, a pastagem e principalmente com o jumento de sua propriedade.

O animal estava amarrado em um curral próximo à residência da aposentada, quando por volta do meio dia , o Senhor Alôncio foi levar o gado para dar água e percebeu o animal ardendo em chamas, rapidamente ele voltou em casa, pegou uma faca e cortou a corda do jumento que teve 100% do corpo queimado. As queimaduras são de 2º e 3º graus e o bicho corre risco de morte.

“O prejuízo não foi maior porque o gado que pastava pastando conseguiu escapar do fogo, pelo pasto dar para comprar outro, a cerca a gente recupera, agora o animal é um bicho bruto que não tem mal pra fazer com ninguém e nem tem como se defender. Ele servia para todo tipo de serviço: botar água, lenha, material para construção e agora diante dessa covardia talvez nem escape”, lamentou a proprietária.

Dona Terezinha disse que sempre deixava o animal amarrado pra não incomodar ninguém e ficou sem entender tamanha maldade que fizeram plena luz do dia. Ela não sabe se o incêndio foi um acidente ou se foi um ato criminoso, mas que entrega nas mãos de Deus para ele tome as providencias necessárias.

Nessa época do ano com as temperaturas elevadas, a vegetação seca e com o vento, os agricultores limpando seus terrenos para as plantações tudo isso favorece as queimadas. Os cuidados, portanto devem ser redobrados para se evitar prejuízos dessa natureza de forma acidental ou criminosa.

De acordo com a lei maltratar animais, usar de brutalidade ou espancar é crime e a punição pode chegar a quatro anos de prisão.

Por Olavo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário