sexta-feira, 4 de março de 2016

Nos cinemas Expressão popular: Filme pretende contar a história de Derréis!


Uma das maiores expressões da música popular na cidade de Patos terá sua história contada através da sétima arte. Luiz Alves de Oliveira, o conhecidíssimo Derréis, 77 anos, será imortalizado na música e também através do cinema.

Essa é a proposta da diretora Veruza Guedes que amadureceu a ideia após pesquisa sobre um dos nomes da cultura nordestina que passa quase que despercebido entre os patoense. Veruza Guedes, que veio morar em Patos em 2011 e atualmente reside em Cajazeiras, teve um contato devido ao envolvimento com a cultura e disse que a história de Derréis deve ser contada também no cinema.

O título do filme é bem sugestivo, Você Conhece Derréis? Para Veruza Guedes: “Você Conhece Derréis”? Não se trata de uma pergunta meramente retórica. A escolha deste questionamento não foi em vão. A pergunta vem carregada de uma simbologia para mim que se incomoda em ver um artista como Derréis queixando-se de falta de oportunidade. Sua vida é permeada por situações inusitadas e seu talento com o pandeiro é inquestionável.

Essa pergunta é direcionada, inclusive, a quem se vangloria de conhecê-lo bem, relata Veruza. O filme Você Conhece Derréis? É um documentário que traz uma proposta de visibilidade a um dos artistas mais expressivos da cultura patoense. Será gravado entre março e abril de 2016, contando com uma equipe de profissionais que está vindo de diferentes cidades da Paraíba e de outros estados.

Como a produção é independente, os idealizados querem contar com o apoio de órgãos públicos ou privados que queiram apostar nesse projeto. Para Veruza, o maior objetivo a ser atingido é contribuir para a preservação da identidade e memória cultural paraibana e nordestina, dando visibilidade a um artista que assume a sua posição de sujeito da própria criação cultural, como um operário consciente do processo histórico em que se acha inserido. 

Jozivan Antero – Patosonline.com/Fotos: Sara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário