quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governo do Estado realiza treinamento para 430 aplicadores da Prova Brasil

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Ministério da Educação e Fundação Cesgranrio, realizará, desta quinta-feira (3) até sábado (5), o treinamento de 430 aplicadores dos instrumentos de campo da Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nos 41 polos situados em 41 municípios do Estado.

Os aplicadores foram selecionados junto às 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) e serão responsáveis, no período de 7 a 18 de novembro, pela coleta das informações dos instrumentos da Prova Brasil.

Este ano, serão avaliados na
Paraíba 91.854 alunos, sendo 39.073 da rede estadual, 49.562 das redes municipais, 3.148 da rede privada e 71 da rede federal de 1.474 escolas públicas estaduais, municipais e federais.

Em João Pessoa, o treinamento será realizado das 9h às 17h desta sexta-feira (4), no Auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e na Sala de Leitura da Secretaria da Educação.
A aplicação da Prova Brasil servirá também para coleta de informações dos gestores e professores das escolas selecionadas, que responderão a um questionário com foco na prática pedagógica e nas experiências enquanto profissionais de Educação.

A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola.

O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade do ensino.

A partir da edição de 2005, o público alvo da Prova Brasil foi a escola pública com no mínimo 20 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (5º ano) ou dos anos finais (9º ano) do ensino fundamental.

 A metodologia utilizada nessa avaliação foi similar à utilizada na avaliação amostral, com testes de Língua Portuguesa e Matemática, com foco, respectivamente, em leitura e resolução de problemas.

A Prova Brasil é um dos instrumentos que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2007, e sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.
Redação iParaíba com Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário