sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Taperoá, na Paraíba, sedia o Encontro dos Povos do Cariri

Taperoá fica na Paraíba na região do Cariri, a 216 quilômetros de João Pessoa. No local a caprinocultura teve início no estado, ainda na década de 70, e não demorou para que se firmasse na região do semiárido.
Fonte de renda de muitas famílias, a cabra é um dos assuntos do Encontro dos Povos do Cariri, que reúne criadores de 31 municípios paraibanos.
Renato Vaz, do município de Zabelê, a 120 quilômetros de Taperoá, atravessa o caminho pela estrada de terra transportando os 10 animais com dificuldade, mas acredita que tanto trabalho vai valer a pena.
Ao todo, quase mil caprinos e ovinos vão fazer parte do encontro. Uma das atividades que muitos animais vão participar é o torneio leiteiro, que vai premiar as melhores cabras na produção de leite do município e da região. “A gente vem desenvolvendo um trabalho para manter o homem no campo para que ele produza o alimento e fuja da vazão para a zona urbana”, explica Sebastião Brito, Secretário de Agricultura do município.
Além da feira de animais no Parque de Exposições, o encontro também vai ter uma programação com cursos para os criadores, que terão a oportunidade de aprender a gerenciar melhor as propriedades e discutir a questão da preservação ambiental.
Rosa Correia, coordenadora do Encontro dos Povos do Cariri, fala sobre a programação de atividades do encontro e a importância do evento na região.
Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário