quarta-feira, 13 de abril de 2016

Equipe do CREAS de São José dos Cordeiros promove capacitação para conselheiros tutelares de Cacimbas e representantes de diferentes entidades


A equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social- CREAS, de São José dos Cordeiros do Cariri paraibano, promoveu na manhã desta quarta feira 13/04, uma capacitação na Escola Municipal Tertulino Cunha que fica localizada na cidade de Cacimbas no sertão do estado, a qual os participantes avaliaram como bastante produtiva.

O evento contou com os integrantes do Conselho Tutelar local, nas pessoas de Alex Marques, Delani Cunha, Giselda Souza, Gisélia Mariano e Maria José, também estiveram presentes representantes das igrejas evangélicas Assembleia de Deus e da Igreja Congregacional, Pastor Antônio Marcos, Vandira Martins e Pastor Esdras Figueiredo, respectivamente, bem como, o advogado do CREAS Hildeberto Neto, OAB/PB 21.769,

Além desses, estiveram participando dos trabalhos as assistentes sociais Josileide Pereira, Fátima Alves, os psicólogos Jakeline e Thomé Xavier, o secretário de Ação Social Antônio Marcos Oliveira da Silva, Suzana Leite pela saúde, Sueli Oliveira, representante das mães, Jaílma da escola estadual, Diretores: Fátima Messias, Fábio Júnior, Gilva da Cunha, supervisores e coordenadores escolares: Vanderlúcia Rosa de Lima e Rivoneide Gonçalo.

As equipes foram unânimes, na defesa dos direitos e deveres de todos os seguimentos da sociedade, a fim de se construir um mundo mais equilibrado de paz com respeito mútuo e justiça social. Os profissionais também defendem a implantação de políticas públicas eficientes e a elaboração de projetos viáveis de acordo com a faixa etária de cada categoria a ser atendida.

Para o coordenador do órgão, Sergio Cordeiro de Souza, os desafios são enormes e precisa da participação de todos os seguimentos da sociedade, cada um com sua contribuição, no enfrentamento dos casos mais gritantes de violência doméstica, abusos sexuais, exploração da mão de obra infantil, abandono de menores, desrespeito ou violação dos direitos dos idosos, combate a homofobia e garantia dos direitos de portadores de deficiências.

Sérgio se sente limitado e conclama as diferentes representatividades para que se unam na busca por soluções dos problemas detectados, frente a uma sociedade em crise de valores éticos cada vez mais acentuados. Como sugestão, ele apresentou dois projetos pedagógicos destinados aos grupos para serem trabalhados com crianças e adolescentes de acordo com a faixa etária.

Ao ser elaborado, os materiais lúdicos priorizaram vários recursos pedagógicos como: filmes, desenhos, letras de músicas populares, recortes, jogos de encaixes, pinturas, questionários, mensagens de reflexões, danças, oficinas diversificadas, debates e outras estratégias de leituras, cuja construção, traz uma linguagem apropriada para cada fase da vida. 
Os profissionais incentivaram as pessoas a identificarem e denunciarem os possíveis casos de abusos que estejam em desacordo com as leis vigentes no país, para que os culpados sejam julgados e punidos pelos seus atos. O número do Disk denúncia nacional é 100, enquanto que a nível estadual corresponde ao número 123. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo absoluto.

O advogado do CREAS, Doutor Hildeberto Neto, se mostrou a disposição das categorias, esclareceu as principais dúvidas dos presentes, falou das leis que protege os cidadãos brasileiros e destacou as punições para os transgressores de tais dispositivos da Constituição Federal, ele ainda ressaltou o compromisso do estado na garantia dos direitos básicos das pessoas e destacou o papel das famílias na manutenção da ordem social.

Diante da boa repercussão dos resultados obtidos, a Assistente Social, Fátima Alves, propôs que o mesmo trabalho seja desenvolvido no Distrito de São Sebastião deste município. Segundo o coordenador Sérgio de Souza, no dia 04 de maio do ano em curso, na primeira quarta feira às 14 horas, será realizada uma capacitação do mesmo porte na escola Vereador Manoel de Almeida, com o aval do secretário de Ação Social, Antônio Marcos.

A presidenta do Conselho Tutelar de Cacimbas, Delani Cunha, falou da importância do encontro de formação para auxiliar os conselheiros nos trabalhos do cotidiano e destacou as parcerias dos diferentes seguimentos como primordial, no enfrentamento dos problemas de vulnerabilidade social permeados por alcoolismo, abusos, exploração, abandonos e outros atos que são desafiadores e que precisam ser combatidos com medidas enérgicas.

Delani, defende a informação como a melhor maneira de se combater os casos indesejados de violência e chama a tenção das famílias para o papel que compete a cada parte envolvida no processo educativo dos infantes, ela também reflete sobre as novas tecnologias e defende o uso adequado de tais ferramentas por parte dos sujeitos, para produção sadia de conteúdos.

A coordenadora das escolas do campo, Rivoneide Gonçalo, ressalta a necessidade do envolvimento das famílias nas decisões das instituições de ensino e destaca vários projetos bem sucedidos que já trabalhou juntamente com sua equipe. Segundo ela, as escolas estão se articulando para desenvolver atividades alusivas ao dia 18 de maio, destinado ao combate aos abusos sexuais.

Por fim, o coordenador, agradeceu aos presentes na pessoa de Antônio Marcos, o Conselho Tutelar e a direção escolar, que articularam o encontro, parabenizou o prefeito Léo e sugeriu uma série de atividades que proporcione o fortalecimento dos veículos familiares. Sergio Também refletiu com tristeza sobre as estatísticas que coloca o município de Cacimbas entre os dez do estado com casos de trabalho infantil.

Mais informações sobre as entrevistas completas que falam dos direitos das crianças e dos sinais que indicam possíveis abusos, vocês acompanham no Programa Cidade em Ação deste sábado 16/04, a partir do meio dia na Rádio local, nos endereços: www.radio104fm.amaisouvida.com.br ou na frequência 104,9 FM. Telefone (83) 3476-1007.






Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário