terça-feira, 10 de junho de 2014

Câmara Municipal de Cacimbas instala Comissão Especial de Inquérito- CEI, para apurar supostas irregularidades contra Vereador

Imagem da Casa Legislativa Municipal de Cacimbas: Créditos face Book


A Câmara Municipal de Cacimbas no interior da Paraíba, a Casa legislativa Maria do Socorro Melo, instaurou um procedimento investigatório em desfavor do Vereador Cícero Bernardo César (Cicin), eleito pelo (PR), a medida atende a uma determinação do Ministério Público, que já pediu o afastamento do mesmo da mesa diretora para que as testemunhas possam ser ouvidas durante as oitivas de convocação.

A Comissão Especial de Inquérito está formada pelos Vereadores Júnior Barros Presidente (PSDB), José Arruda Cruz, relator do (PP) e Pedro Martins membro do (PR), que investigam Cicin a partir do requerimento de autoria dos parlamentares Geraldo Alves Teixeira (PT), José Cariolando e José Márcio, ambos do (PSB), que descobriram supostas irregularidades no recebimento de valores elevados em diárias no ano de 2011 pelo acusado. De acordo com o Tribunal de Contas da Paraíba o montante foi de 10.890,00 (dez mil oitocentos e noventa reais) em apenas dez meses de trabalho.

Na época, o Vereador que ocupava a cadeira de presidente, ficou em 4º lugar no ranque dos gastos, Cicin como é conhecido, confessou ter recebido os valores, porém, justificou que foram usados para custear despesas com hospedagens, telefonemas, refeições, combustíveis, estacionamentos e diversas viagens para as cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa a serviços do legislativo municipal. A justificativa não convenceu a comissão que promete apurar as denúncias com rigor.   

Crédito da foto: Face Book do Vereador 
Cícero Bernardo César sob investigação
 

A matéria teve grande repercussão nos principais meios de comunicação do estado, principalmente pelo Título: “Vereadores da PB fazem ‘farra’ com diárias e gastam quase meio milhão”. Em nota publicada em um site de notícias o Vereador Cicin tentou se explicar, confiram um trecho:

“Nós somos obrigados a procurar os deputados federais; os deputados estaduais; e os senadores, que inclusive não moram em Cacimbas; e isso, é uma obrigação de cada vereador e de toda pessoa que está na atividade política, porque o Povo de Cacimbas, só vota neles porque os políticos locais apresentam as suas propostas. E se os políticos apresentam os parlamentares das esferas superiores, é porque os senadores e deputados se comprometem a enviarem recursos federais e estaduais para os municípios, destinados à implantação das políticas públicas municipais”. Justificou.

Até o momento já foram ouvidas duas pessoas que aparecem como supostos prestadores de serviços da Câmara, outros dois estão convocados para depor nesta quinta feira (12) e no domingo (15) no período da manhã. Como os Vereadores vão entrar de recesso, o Presidente da Comissão Especial de Inquérito, Júnior Barros irá formular o pedido de prorrogação das investigações, caso seja comprovada a culpa do investigado ele poderá perder seus direitos políticos.

Por: Olavo Silva com a CEI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário