segunda-feira, 16 de junho de 2014

Prefeitura de Cacimbas lança o “Projeto Barraginha” na comunidade de Monteiro



A Prefeitura de Cacimbas, através da secretaria Municipal de agricultura lançou nesse domingo (15) o Projeto de Disseminação das Tecnologias Sociais, denominado de “Barraginhas”. O local escolhido para o lançamento das ações foi a Sede das Associações Comunitárias de Cacimbas e região, CAMEC, localizada no sítio Monteiro, que já trabalha com algumas experiências semelhantes por meio dos associados e escola.

O evento teve uma grande aceitação e foi conduzido pelo Secretário de Agricultura do Município, o Senhor Edilson Silva Nascimento, que teve como participantes diversos agricultores da localidade, bem como, agentes comunitários de saúde e demais lideranças, na ocasião o secretário falou sobre a importância do projeto para a comunidade e destacou os benefícios que o mesmo irá proporcionar as famílias contempladas. Edilson explicou como conheceu o projeto, ressaltando o esforço do prefeito Geraldo Terto da Silva, Léo para implantá-lo no município de Cacimbas.

Dentre as principais vantagens estão: proteção do solo contra a erosão, captação e armazenamento das águas da chuva, contenção das águas nas propriedades dos agricultores, garantindo águas por longos períodos para os rebanhos, além dos benefícios diretos no cultivo de árvores frutíferas, bem como, verduras, legumes, criação de peixes, numa forma de apoiar a agricultura familiar.

Caso as iniciativas deem certo, Cacimbas será a primeira cidade da Paraíba a implantar o projeto da EMBRAPA de Minas Gerais no município, que é patenteado e patrocinado pela PETROBRAS. Estudar os espaços e planejar as ações é fundamental para ajudar ao homem do campo a entender as principais dificuldades nas suas atividades rurais para melhorar o aproveitamento dos terrenos.

A princípio, a Prefeitura de Cacimbas em parceria com a Embrapa- MG, irá fornecer os combustíveis, os tratores, as bombas hidráulicas, as lonas e disponibilizar os funcionários treinados para construir pelo menos 150 reservatórios. Durante a reunião as pessoas esclareceram suas dúvidas e receberam cartilhas, panfletos e DVD’s explicativos, eles agradeceram a equipe e parabenizaram os administradores pela iniciativa. Isso é Sustentabilidade Social com responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto.





                                                                                                             SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário