terça-feira, 10 de junho de 2014

IBAMA realiza “Operação Espera” para coibir a caça e o comércio ilegal de animais silvestres


  CRÉDITO DA FOTO: IBAMA REALIZA OPERAÇÃO ESPERA


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente- IBAMA-PB vem intensificando os trabalhos de fiscalização em todo território nacional, a fim de coibir os crimes ambientais praticados por caçadores contra as espécies de animais ameaçadas ou não de extinção. O coordenador da “Operação Espera”, o senhor Emanoel Souza, falou das ações que vem desenvolvendo com sua equipe no sertão do estado em parcerias com as Polícias Militar e Civil no combate as práticas ilícitas contra a fauna.

O coordenador faz um alerta à população para que se sensibilizem no sentido de não caçar, maltratar, não comprar, nem consumir ou criar animais silvestres sem a devida autorização, pois isso configura crimes ambientais, cuja punição vai desde pagamento de multas, processos e até prisões, ele pediu para que as pessoas cuidem das espécies ao invés de exterminá-las, já que são seres indefesos que precisam de proteção, ressaltou.


CRÉDITOS DA FOTO: MATERIAIS APREENDIDOS PELO IBAMA
                          DURANTE “OPERAÇÃO ESPERA”
Na tarde desta segunda feira (09) em Cacimbas, as equipes de policiais apreenderam diversas gaiolas com pássaros nas casas de moradores, também encontraram armas de fogo do tipo espingardas, munições, uma motocicleta, ribaçãs abatidas e realizaram a detenção de um caçador da região para os procedimentos cabíveis. A multa individual para cada ave silvestre varia de quinhentos a cinco mil reais dependendo da espécie.

Emanoel demonstrou a preocupação dos órgãos fiscalizadores sobre o que a sociedade atual irá deixar de legado para as futuras gerações, e defende a realização de campanhas educativas no sentido de preservar a fauna e a flora brasileira, os trabalhos de investigação e fiscalização serão intensificados ainda mais, contra os crimes ambientais com punições rigorosas para os culpados de acordo com a lei vigente no país.




                                                                                              Redação com IBAMA-PB


   






Nenhum comentário:

Postar um comentário