segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novos Conselheiros Tutelares de Cacimbas são empossados nesta segunda


Os cinco membros do Conselho Tutelar de Cacimbas no interior do estado, que foram escolhidas democraticamente sem nenhuma contestação durante as eleições unificadas ocorridas em outubro do ano passado, foram empossadas na tarde desta segunda feira 11/01. A cerimônia de posse foi presidida pelo Secretário de Ação Social do referido município, Antônio Marcos Oliveira da Silva (camisa branca).

Os novos eleitos de forma transparente segundo a vontade popular são: Gisélia Mariano, Giselda Souza, Delanei Cunha, Alex Marques e Maria José (Branca), estes, vão atuar pelos próximos quatro anos (2016-2019), na fiscalização e acompanhamento a fim zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes garantidos em Lei Federal.

O secretário desejou votos de boa sorte aos novos conselheiros, falou das atribuições que compete a cada um, destacou os possíveis desafios que estes podem enfrentar no cotidiano e ressaltou a importância do trabalho destes na garantia das condições básicas dos menores, principalmente daqueles em situações de vulnerabilidade social.

Para Antônio Marcos, o trabalho planejado em equipe, é fundamental para diminuir as desigualdades e gerar resultados satisfatórios diante dos desafios que a função exige, o secretário enfatizou as ações conjuntas que os conselheiros devem firmar em parceria com o poder público, a secretaria de transportes, educação, saúde, Polícia Militar e Civil, Ministério Público, o judiciário, Ação Social, igrejas, comerciantes, associações, famílias e a sociedade no geral.

Marcos fez algumas recomendações aos defensores dos direitos das crianças e adolescentes, para que estes montem grupos de estudos, a fim de analisar anova Lei do ECA, em vigor. Ele também sugeriu que a equipe elabore um plano de trabalho e divulgue para a população tomar conhecimento do papel que compete a cada representação.

Neste plano devem constar visitas às escolas, bem como as famílias, nos bares, nas festas de rua e particulares, elaboração de ofícios, requerimentos, relatórios, preenchimento de fichas, realização de palestras, acompanhamentos de menores nos casos necessários, estudos de casos, orientações, participações em campanhas educativas dentre outros.

“A função dos conselheiros tutelares não devem ser vista pela sociedade simplesmente pelo emprego, e sim por capacidade, pois foi pra isso que eles votaram confiando que vocês são capazes de fazer a diferença. Assim que for marcada a capacitação, vocês e os suplentes serão convocados para participarem, até lá se programem quantos aos horários”, recomendou o secretário.

Outro desafio é quanto os plantões de atendimentos na região do Distrito de São Sebastião, com porte de cidade e os problemas mais frequentes, nenhum candidato daquele setor foi eleito. Por enquanto, os conselheiros vão fazer algumas visitas e atuar no Distrito em casos de denúncias, agora após a capacitação, estes vão se revessar nos expedientes semanais, no prédio do CRAS.

Os presentes interagiram, fizeram perguntas e esclareceram as principais duvidas.   A conselheira Tutelar Delane Cunha, que foi reeleita falou de suas expectativas em relação ao seu novo mandato e destacou algumas experiências adquiridas ao longo dos anos anteriores, ela agradeceu aos familiares, amigos e deu as boas vindas aos novos companheiros de trabalho.

Delene também foi eleita por unanimidade por seus pares para reconduzir o cargo de Presidenta do Conselho Tutelar de Cacimbas pelos próximos dois anos, o vice-presidente é Alex Marques. Os cinco eleitos receberam do secretário de Ação Social, seus respectivos termos de posse em seguida foram conhecer como funcionam as instalações do Conselho Tutelar.

O vice-presidente do Conselho, Alex Marques que já tem experiência com a arte musical, falou de suas expectativas e destacou a importância das parcerias no enfrentamento dos novos desafios, ele ainda pontuou algumas medidas socioeducativas, que podem ser desenvolvidas por cada setor no enfrentamento dos problemas da vulnerabilidade social, visando à promoção do bem da coletividade.

Foi solicitada dos eleitos a Xérox dos documentos pessoais para fazer os contratos de trabalho, sendo: CPF, RG, 2 fotos 3X4, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais, Registro de Nascimento dos filhos de quem tiver, Carteira de Trabalho, comprovante de quitação eleitoral.

A equipe repassou os números telefônicos de cada membro e elaborou o calendário de atendimentos:

Segunda-feira: Maria José (Branca) e Gisélia
Terça- feira: Delane Cunha e Alex Marques
Quarta-feira: Alex Marques e Delane Cunha
Quinta- feira: Gisélia Mariano e Giselda Souza
Sexta-feira: Giselda Souza e Maria José (Branca). 
Quanto aos finais de semana, sábados e domingos a equipe vai se reversar nos atendimentos que lhes compete.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário