terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Termina nesta quarta 06/01, o cadastramento biométrico em Cacimbas, PB


Servidores do Cartório Eleitoral da Comarca de Teixeira-PB, que estão instalados na Câmara de Vereadores em Cacimbas- PB, desde o mês de novembro do ano passado, alertam os eleitores do referido município, que ainda não se submeteram ao cadastramento biométrico, para que estes fiquem atentos às datas dos atendimentos.

Segundo um dos servidores, a equipe só vai atender na cidade até esta quarta dia 06/01, quem perder os prazos e desejar ficar em dia com a justiça eleitoral, deve procurar o Cartório Eleitoral de Teixeira até o dia 18 de março do ano em curso, do contrário, terá o Título cancelado, além de ficarem sujeitos às sansões da lei.

A revisão biométrica é um processo simples, rápido e obrigatório para tornar as eleições mais transparentes e seguras, o eleitor que perder a oportunidade de fazer tais procedimentos na sua cidade de origem deve arcar com as despesas com passagens, alimentação, além de enfrentar longas filas, a fim de evitar o cancelamento do documento.

Se o Título eleitoral for invalidado, o cidadão ficará impedido de participar de concurso público, realizar matrículas em instituição particular, tirar passa porte, abrir ou movimentar contas bancárias, fica impedido de votar e se candidatar a cargos eletivos, bem como, se inscrever em programas sociais como o Bolsa Família dentre outros.

No Brasil o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos, porém nada impede de analfabetos, nem eleitores com idades entre 16, 17 anos participarem dos pleitos, idosos acima de 70 anos também podem votar mesmo sem ser obrigados. O presidente do TER-PB, alerta que o documento é necessário para garantir as aposentadorias e outros benefícios.


SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário