terça-feira, 6 de novembro de 2012

Serviços de emergência recebem cerca de 200 trotes por dia em Patos


O trote telefônico aos serviços de emergência é um ato que prejudica a prestação de serviço, causa prejuízo aos cofres públicos e principalmente à população que realmente necessita de atendimento. E em Patos existem centenas de engraçadinhos que diariamente extrapolam nesse tipo de brincadeira de mau gosto.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel, (SAMU), recebem juntos cerca de 180 trotes diariamente em Patos. O cabo Marcílio, um dos responsáveis pelo COPOM do 3º BPM em Patos, informou com exclusividade ao maispatos.com que o serviço recebe diariamente em torno de 200 ligações, dessas, 20 são trotes:

“A grande parte dos trotes são feitos por crianças, especialmente nos intervalos do horário da escola. Como já temos uma certa experiência, nos acabamos identificando que se trata de uma brincadeira de mau gosto, mas apesar de não gerar deslocamentos de viaturas, esses telefonemas deixam a linha de emergência ocupada e podem atrapalhar em ocorrências de grande importância”, explicou.

Ainda segundo Marcílio, quando as ligações falsas são feitas por adultos, as mulheres são maioria no quesito passar trote. De acordo com o soldado Benício, telefonista da Central de Comunicações do Corpo de Bombeiros, 50 ligações falsas são recebidas diariamente: “A maioria são crianças em horário de entrada ou saída, principalmente das cidades circunvizinhas”, afirmou.

Segundo um levantamento do SAMU, o serviço recebe uma média diária de 300 ligações e um terço desses chamados também se tratam de trotes. Em dezembro de 2011, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, sancionou uma lei que determina a aplicação de multa para as pessoas que passarem trotes para telefones de emergência no estado.

A norma estabelece multa de R$ 100 para quem fizer ligações enganosas para o Samu, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e Defesa Civil. A lei prevê também que as ligações originadas de telefones públicos serão anotadas para constar em um levantamento de incidência geográfica e posterior identificação dos autores. Ela diz também que a multa de R$ 100 será duplicada em caso de reincidência.

maispatos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário