sábado, 29 de dezembro de 2012

Governo oferece pós-graduação para professores da rede estadual


O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), oferece o curso de pós-graduação lato sensu – Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares para oito mil professores da rede estadual de ensino, em um investimento de R$ 10 milhões. Com inscrições gratuitas, o curso objetiva promover a formação continuada dos profissionais graduados e efetivos que atuam na rede estadual de educação básica.

De acordo com a secretária interina de Estado da Educação, Márcia Lucena, no curso os profissionais terão a oportunidade de fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tudo de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, em seu artigo 67, e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

“O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Terá duração de 12 meses e será realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Vieira, as aulas terão início no dia 9 de fevereiro e a carga horária do curso será de 360 horas, das quais 160 serão destinadas às atividades à distância, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, e 200 horas destinadas às atividades presenciais, realizadas aos sábados, das 7h às 12h, em 12 polos localizados nos seguintes municípios: Araruna, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Sousa.

Ana Carolina esclareceu que o Curso de Especialização é voltado para os profissionais da educação que são servidores efetivos da rede estadual de educação básica, que possuem diploma de graduação, estando em exercício de suas funções, lotados nas Unidades de Trabalho (UTBs) da Secretaria de Estado da Educação (escolas, gerências regionais de ensino e órgão central).

Os profissionais que farão o Curso de Especialização não serão dispensados de suas atividades, não cabendo, portanto, pedido de licença para capacitação prevista no Artº 88 da Lei Complementar nº 58/2003, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado da Paraíba. Os casos omissos serão analisados pela SEE.

As matrículas foram realizadas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instituição credenciada para a execução do curso nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Guarabira.

VITRINE DO CARIRI
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário