segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Atenção: Idosos e demais pessoas podem perder aposentadoria e outros benefícios sociais caso não realizem a biometria eletrônica este ano


O Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB) informou que o cadastramento biométrico ocorrerá normalmente na semana que antecede o ano novo. O serviço só será suspenso na quinta-feira (31). Até lá, os eleitores que estão com pendência com a justiça eleitoral devem comparecer aos postos de atendimento.

Mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e pessoas entre 16 e 17 anos, devem fazer a biometria. O TRE-PB lembra que voto não é obrigatório, mas o documento é.  Quem tiver o título cancelado por falta do cadastramento biométrico terá prejuízos, como, por exemplo, ser impedido de receber aposentadoria, pensão ou benefícios ligados a programas sociais como o Bolsa Família.

Também estão incluídas nas formas de punições: ter o titulo eleitoral cancelado, ficar impedido de tirar passaporte, abrir ou manter contas bancárias, participar de concurso público, ser contratado para exercer cargos públicos, ficar impedido de votar ou se candidatar a cargos eletivos, dentre outros.

O prazo final para os eleitores regularizarem as suas situações perante a justiça eleitoral vai até 18 de março de 2016. O processo é rápido e simples, Em Cacimbas no interior do estado, às equipes estão atendendo em forma de plantão na Câmara de Vereadores, Casa Maria do Socorro Melo.

Os interessados devem apresentar o titulo eleitoral anterior quem já possuir, além de levar um comprovante de residência com data anterior há três meses e prestar algumas informações para ser armazenadas no banco de dados, assim para os mesários poderem captar as digitais e a foto do eleitor completando o processo da revisão biométrica.   

O TRE-PB espera cadastrar pelo menos 80% dos eleitores dos 98 municípios onde ainda acontece a atualização dos títulos de eleitor. Atualmente, cerca de 348,3 mil pessoas estão em falta com a justiça eleitoral. O Tribunal pede que os eleitores não deixem o cadastramento para última hora.


Fonte: Redação com VITRINE DO CARIRI e PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário